Conecte-se conosco
galaxy s8 camera sites - ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

Android

ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

A empresa aproveitou a edição Xangai da MWC 2017 para apresentar a sua nova linha de sensores de imagem; câmeras duplas já estão a caminho

ISOCELL sensores 720x477 - ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

É possível que você não saiba, mas há uma segunda MWC 2017 acontecendo neste exato momento, dessa vez em Xangai. A Samsung, por sua vez, aproveitou o evento para apresentar a sua nova linha ISOCELL, os sensores de imagem que equipam as câmeras dos smartphones mais modernos na linha Galaxy.

Sensores fabricados pela ISOCELL são usados pela Samsung desde o Galaxy S5. De lá pra cá, todos os modelos das linhas mais importantes, como a Note, inclusive, possuem aparelhos com ou sem os sensores da subsidiária – em alguns casos, os aparelhos são vendidos em outras regiões com sensores Sony, também. Embora sejam tecnicamente diferentes, sensores Sony e ISOCELL costumam ter resultados bem parecidos.

Para a sua nova linha, a Samsung anunciou quatro novos modelos de sensor; conheça os modelos Bright, Fast, Slim e Dual:

ISOCELL Bright

Como o próprio nome já diz, os sensores Bright têm foco na captura de luz em ambientes pouco iluminados – o que resume o diferencial dos ISOCELL como um todo. Segundo a Samsung, o modelo trará pixels maiores, na casa dos 1.4 micrômetros – os sensores da Sony, por exemplo, são de, no máximo, 1.2 micrômetros.

Talvez essa linguagem esteja muito técnica, mas a gente explica: quanto maiores os pixels de um sensor, mais luz esse sensor pode captar sem ter de, necessariamente, ficar maior também. Os sensores precisam ser pequenos para caber nos smartphones, em contrapartida, os pixels devem ser grandes o suficiente para captar fótons – os pacotinhos de luz que formam a imagem.

ISOCELL Fast

galaxy s7 camera dual pixel 1 720x405 - ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

O foco rápido com detecção de fases (PDAF) é dos pontos pelos quais a câmera do Galaxy S7 foi tão elogiada em 2016. Ainda que batizada pela Samsung como ‘Dual Pixel‘, essa tecnologia não é exclusiva da coreana, mas gama ISOCELL Fast pretende torná-la mais eficiente.

Enquanto os PDAFs normais utilizam apenas uma parte do sensor para encontrar o ponto de foco, os ISOCELL Fast farão uso de toda a superfície fotossensível – isso vai permitir que o processo seja ainda mais rápido, considerando que o PDAF visto no Galaxy S7 já era bastante ágil.

Samsung Dual Pixel Focus - ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

O PDAF consegue ser tão rápido porque, ao contrário do foco comum, que busca as diferenças de contraste da imagem para determinar o que está longe ou perto, ele ‘funde’ duas cópias daquilo que é capturado pelo sensor. Em seguida, ele sobrepõe essas duas imagens e tenta encontrar o foco perfeito para a foto.

ISOCELL Slim

Samsung ISOCELL Camera Bump 720x405 - ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

Sensores menores, calombos menores (Imagem/Reprod.: Android Authority)

O tamanho reduzido das câmeras de smartphone são o principal motivo delas serem inferiores às DSLRs – com sensores maiores e que, consequentemente, capturam melhor a luz. No entanto, o objetivo dos ISOCELL Slim será justamente contornar essa máxima; eles deverão ser menores, mais baratos e ainda assim com uma boa captação de luz.

Ao contrário dos ISOCELL Bright, a intenção aqui é tornar os pixels ainda menores, por volta dos 1 ou 0,9 micrômetros. Com isso, a Samsung espera manter uma boa captação de luz, mas em câmeras menores e que gerem calombos na parte traseira dos smartphones – ao fazer pixels menores enxergarem mais luz, a empresa pode reduzir o restante do conjunto ótico.

Ainda assim, é provável que os ISOCELL Slim se mantenham restritos aos aparelhos mais simples, isto porque eles não serão tão bons quanto os modelos Bright ou Fast.

ISOCELL Dual

ISOCELL Dual Camera Sensors galaxy note 8 720x463 - ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

(Imagem/Reprod.: Android Authority)

Já era de se esperar que a Samsung se interessasse por câmeras duplas, afinal, elas não são algo novo. Contudo, a forma variada como as fabricantes têm usado os dois sensores na traseira nos trouxe dúvidas sobre como a coreana entraria nesta onda.

Os primeiros ISOCELL Dual utilizarão a mistura de um sensor colorido e um monocromático para produzir as imagens, justamente como fez a Huawei em seus smartphones mais recentes. A ideia é que, com um sensor focando em cada coisa a imagem produzida a partir de ambos seja mais completa em cor e definição –  é como se toda foto fosse capturada em HDR, mas de maneira mais natural e rápida, sem explodir a saturação das imagens.

ISOCELL Câmeras duplas 720x392 - ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

Feito em parceria com a Leica, o Huawei P9 utilizava um sistema bastante similar ao ISOCELL Dual

No caso dos sensores duplos da Samsung, a tecnologia Dual Pixel deve ser adicionada à receita, tornando o conjunto bem ágil na hora de tirar as fotos. Espera se que ambos tenham 13 megapixels, mas a abertura de diafragma deve ser menor, em f/2.0.

O tamanho dos pixels também não será muito grande: 1.12 micrômetros, mas a Samsung diz que outras combinações podem surgir e diminuir essas lacunas.

Galaxy Note 8?

GALAXY NOTE 8 RENDER BACK 720x408 - ISOCELL: Samsung já está desenvolvendo câmeras duplas

A renderização vazada mostra o sistema de duas câmeras logo ao lado do leitor biométrico

O surgimento de um ISOCELL Dual despertou mais uma vez os rumores de que o Galaxy Note 8, o próximo flagship da marca para 2017, talvez conte com um sensor duplo também. Como reportado anteriormente pelo Showmetech, renderizações vazadas por fontes confiáveis confirmam esta hipótese, mas, infelizmente, não dá para afirmar se será esse o tipo de sensor duplo a ser utilizado no modelo.

Caso venha a ser, será interessante observar como a Samsung vai utilizar as ótimas especificações do ISOCELL Dual – será que teremos uma grande evolução nas câmeras dos smartphones?

Fonte: Android Authority

Continue lendo
Advertisement

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários
Subir