Samsung registra patente de celular dobrável com design inovador

celular dobrável samsung patente
Patente registrada pela Samsung mostra um celular dobrável onde as extremidades podem ser dobradas para lados diferentes

Já não é de agora que a Samsung aponta que o futuro da empresa está no mercado de celular dobrável. Desde o lançamento do Galaxy Fold, a empresa já tem deixado claro que este tipo de aparelho será o foco da marca coreana nos próximos anos, e uma nova patente revela que ela tem pensado “fora da caixa” no quesito do possível design desses aparelhos.

Descoberta pelo site LetsGoDigital, uma patente registrada pela Samsung no dia 26 de maio deste ano revela a ideia de um smartphone dobrável bem diferente dos atuais Galaxy Fold e Galaxy Z. Nesta patente, em vez de uma única possibilidade de dobra, o aparelho poderia ser dobrado até duas vezes, com uma dobra superior e uma inferior.

celular dobrável patente samsung
Patente da Samsung mostra um design bem diferente de celular dobrável, onde ambas as extremidades do aparelho podem ser dobradas em direções diferentes (Imagem: LetsGoDigital)

O interessante desse design é que as dobras não ocorrem para a mesma direção, o que faz com que a tela fique parecendo uma espécie de “S” estilizado quando está totalmente dobrada – algo bem diferente de qualquer design já proposto para um celular dobrável

O site holandês criou uma renderização de como seria um smartphone desenvolvido a partir desta patente, e que mostra a possibilidade de o usuário usar o aparelho dobrado apenas uma vez ao invés de duas. De qualquer jeito, é difícil enxergar uma vantagem muita clara deste tipo de design, além de que o maior número de dobras pode aumentar as preocupações dos usuários com a durabilidade do aparelho.

celular dobrável patente samsung
Essa renderização baseada na patente mostra como ficaria o aparelho completamente estendido (Imagem: LetsGoDigital)

É preciso deixar claro que isto não é uma garantia de que a Samsung esteja trabalhando em um smartphone assim. Patentes servem para mostrar apenas o tipo de ideias que são consideradas pelas empresas, e muitas delas acabam nunca se tornando nem ao menos protótipos físicos, quanto mais aparelhos lançados no mercado. Então, há sempre uma possibilidade de que nunca veremos um aparelho com esse design sendo realmente lançado.

Samsung e o celular dobrável

Galaxy Fold (ou Champ)
Apesar de alguns problemas que atrasaram seu lançamento, o Galaxy Fold pode ser considerado um sucesso

Apesar de alguns problemas com o Galaxy Fold, cujo lançamento teve de ser adiado devido a diversos problemas com a durabilidade da tela que foram encontrados nos primeiros modelos enviados para análise da imprensa, pode-se dizer que o aparelho foi um sucesso, com os estoques se esgotando rapidamente em todos os mercados em que ele foi lançado. Aqui mesmo no Brasil, o estoque da Samsung se esgotou em apenas 24h, mesmo com o preço bem elevado de quase R$ 13 mil por unidade.

Por isso, a Samsung já tem diversos planos para a continuidade da linha, com rumores indicando não apenas que uma segunda versão do modelo poderá ser lançada ainda este ano, mas também que a companhia estaria desenvolvendo uma versão “lite” do aparelho, que chegaria ao mercado como o celular dobrável mais barato do mundo.

Por enquanto, ainda não há nada confirmado pela Samsung e tudo o que sabemos sobre o futuro da linha Fold não passam de rumores mas, ao analisarmos eles em conjunto com um histórico de patentes de smartphones dobráveis registrados pela coreana, fica claro que a empresa está pronta para apostar pesado nessa tecnologia como uma das bases de seu futuro.

Fonte: LetsGoDigital

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter