Samsung pode lançar smartphone com duas dobras ainda em 2021

Galaxy z fold3, smartphone com duas dobras da samsung
Depois de cancelar o Galaxy Note para 2021, a Samsung deve lançar um novo smartphone com duas dobras, junto a outros dois dobráveis Galaxy Z Fold3 e Galaxy Flip

Se você gostou das inovações e melhorias apresentadas pela Samsung no seu último dobrável, o Galaxy Z Fold2, pode ficar feliz: há rumores consistentes sobre um novo lançamento da empresa, que pode ser feito ainda em 2021. Trata-se de um smartphone com duas dobras que, ao que tudo indica, fará parte de uma linha própria. Isso significa que ele não substituirá nenhum modelo dobrável atual, como o próprio Z Fold ou o Flip.

O rumor foi apurado pela equipe do Nikkei Asia, um jornal em língua inglesa sediado em Tóquio, no Japão, que foca nos maiores acontecimentos do continente asiático. Segundo as várias fontes citadas pela reportagem, o objetivo da Samsung é substituir a linha Note pelos dispositivos dobráveis, o que parece ser uma jogada bastante ambiciosa por parte da empresa, ainda mais ao considerarmos o momento atual do mundo.

Uma das fontes alega que o foco dessa mudança será, em primeiro lugar, alcançar o mesmo número de vendas da linha Galaxy Note — estimado em 10 milhões de unidades por ano, e que não terá um novo modelo para 2021. O problema nesse desejo é que o mercado está inserido numa crise de componentes impulsionada pela pandemia do coronavírus, o que faz com que os chips disponíveis estejam em falta. Claro, isso não afeta somente a Samsung, mas há de se considerar que uma mudança radical nas políticas da empresa talvez não seja o melhor caminho agora.

A interrupção da linha Note foi praticamente definida no ano passado. A Samsung está mais inclinada em apostar em smartphones dobráveis com valores mais altos e designs chamativos.

Fonte #1 não identificada, em tradução livre do Nikkei Asia.

A empresa vem tendo dificuldades em diferenciar os dispositivos de suas linhas de luxo — o Galaxy S e o Galaxy Note, que saem no primeiro e segundo semestres do ano, respectivamente — o que motivou o setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa a apostar nos dobráveis para instituir essa separação.

Fonte #2 não identificada, em tradução livre do Nikkei Asia.

Considerando a melhora que foi feita do Galaxy Fold para o Galaxy Z Fold2, é de se imaginar que a empresa provavelmente fez um bom trabalho neste suposto novo modelo. A reflexão que continua pairando, entretanto, é o porquê de lançar três dispositivos dobráveis, sendo um deles um smartphone com duas dobras – se já são todos celulares premium, anunciar os três de uma vez também não parece muito prudente. Mas bem, faz parte da ambição, imagino. Já na reunião anual dos executivos da marca, tivemos a confirmação sobre a produção de mais dobráveis.

Nós estamos dando o nosso melhor para aumentar a produção de smartphones dobráveis. No caso deles, o display é a parte mais importante — apesar de termos resolvido muitos problemas em relação aos componentes que estão faltando, ainda não podemos produzir uma quantidade satisfatória de dobráveis, principalmente em comparação aos modelos tradicionais.

Koh Dong-jin, CEO e responsável pelo setor mobile da Samsung.

Como será o smartphone com duas dobras?

  • Smartphone com duas dobras da tcl
  • Design de galaxy z fold 3, smartphone com duas dobras da samsung

Não há muitos detalhes sobre o tamanho ou formato do smartphone com duas dobras, mas o que uma das fontes afirmou é que ele está sendo desenvolvido para atender à resolução padrão de 16:9 ou 2:1 (chamado ocasionalmente de 18:9). Essa é uma ótima notícia, considerando que os modelos anteriores tinham resoluções, no mínimo, esquisitas — o Z Fold2, por exemplo, possui resolução de 25:9. Na prática, isso significa que os softwares precisam ser desenvolvidos ou portabilizados especificamente para esse tamanho – o que não acontece com o padrão 16:9.

Há quem diga que o design será tríptico — um modelo de três telas unidas por uma única moldura ou algo parecido com isso, como numa pintura das igrejas bizantinas dos tempos antigos. Pode ser que funcione, apesar de, atualmente, esse estilo ser mais parecido com uma bula de remédio do que com uma pintura renascentista, mas gosto é gosto. O que importa é que a resolução será a padronizada, salvando muitas dores de cabeça dos desenvolvedores.

O que nos resta é esperar mais anúncios por parte da Samsung, ou, com sorte, algum vazamento. Considerando que os outros dobráveis serão lançados até o fim de 2021, é possível que este misterioso smartphone com duas dobras também seja. Mas, novamente, não há como ter certeza.

Lembrando que a Samsung não seria a pioneira nesse estilo, já que a TCL anunciou, no ano passado, um smartphone com duas dobras. A própria empresa sul-coreana também teve uma ilustração divulgada em outubro do ano passado pelo site LetsGoDigital, como você viu logo acima. Se o novo smartphone vai ser parecido com qualquer um desses dois modelos, não há como dizer. Mas esperamos grandes anúncios, dado que o Galaxy Z Fold2 é o melhor smartphone dobrável do mercado.

Fontes: Asia Nikkei | Tom’s Guide | The Next Web | Mashable

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Vai popularizar o dia que chegar aqui por 5mil. que pagar 12mil no fold da samsung ou 32mil no da huawei não tem a menor condição