Samsung: uma jornada de inovação em smartphones

Samsung: uma jornada de inovação em smartphones 6
Conheça a trajetória de inovação da Samsung com sua linha de smartphones que conquistou o mundo

Em sua essência, a Samsung sempre foi uma empresa impulsionada pelo objetivo simples, mas profundo: criar inovações significativas. Ela expandiu os limites da tecnologia móvel e tornou-se referência em smartphones. À medida que a tecnologia móvel e o design de hardwares inovadores avançava, a série Galaxy se destacou entre as principais linhas de smartphones topo de linha.

Neste artigo, iremos explorar todo o caminho percorrido pela Samsung na criação e desenvolvimento dos melhores smartphones que o mundo já conheceu e também conferir o que está reservado para a próxima década para a empresa.

A chegada do Samsung Galaxy

O Galaxy S original foi revelado em março de 2010: não foi o primeiro telefone da Samsung, mas foi o primeiro smartphone sólido e bem produzido da Samsung e o primeiro que conseguiu vender volumes substanciais.

No lançamento, estava assumindo o gosto do iPhone 4 da Apple e do Google Nexus One. Ele veio com uma tela de 4 polegadas de 480 x 800 pixels de resolução, até 4GB de armazenamento, e uma câmera de 5 megapixels – especificações muito decentes para um smartphone lançado há oito anos.

Samsung

Depois de várias variações do S, o sucessor propriamente dito chegou com o Galaxy S II em fevereiro de 2011, lançado no Mobile World Congress em Barcelona (assim como o Samsung S9 foi).

O tamanho da tela foi aumentado para 4,3 polegadas, a câmera traseira foi atualizada para um modelo de 8 megapixels, e o software a bordo era o Android 2.3 Gingerbread. Foi também um dos primeiros telefones a vir com NFC a bordo.

Samsung

O Galaxy S III em 2012 mostrou a Samsung cada vez mais confiante com o processo de fabricação de smartphones: contou com um rudimentar assistente pessoal inteligente (S Voice) para enfrentar o incipiente Siri, tecnologia de rastreamento ocular e até 64 GB de armazenamento.

O tamanho da tela cresceu para 4,8 polegadas, com uma resolução de 720 x 1280 pixels, e a câmera também aumentou para 8 megapixels. Várias variações se seguiram, incluindo o Galaxy S III Mini.

Samsung

Em 2013, números romanos estavam fora e dígitos numéricos padrão estavam mais na moda. O Galaxy S4 chegou com 5 polegadas, 1920 x 1080 pixels de tela, uma câmera de 13 megapixels, além de uma série de extras de software: Smart Pause, Smart Rotation, Smart Scroll , Air View, Air Gesture e muito mais.

A Samsung estava realmente adicionando tudo o que poderia pensar em cima do sistema operacional Android nesta fase, e nem tudo isso foi muito útil, infelizmente.

Samsung

Lançado há apenas quatro anos, o Galaxy S5 foi um upgrade mais refinado e sutil do que o S4, e também foi o primeiro telefone Galaxy a oferecer resistência à água e poeira IP67, e o primeiro com um leitor de impressões digitais.

O tamanho da tela foi ampliado para 5,1 polegadas (embora a resolução permanecesse igual à de seu antecessor), havia uma câmera de 16 megapixels na parte de trás e o Android 5 Lollipop era o sistema operacional no telefone. Ainda tinha uma bateria removível também.

Samsung

Os avanços de uma linha de sucesso

Ao longo dos anos, a série Galaxy continuou a abrir novos caminhos, melhorando e expandindo a experiência do smartphone com cada novo dispositivo.

Sendo assim, não é muito difícil voltar à 2015 e pensar no Galaxy S6, o primeiro a ser lançado com um modelo “Edge” ao lado (seguindo a introdução do Galaxy Note Edge em 2014).

Os principais telefones S6 e S6 Edge vieram com uma tela de 5,1 polegadas, 2560 x 1440 de resolução e uma câmera de 16MP, enquanto o modelo Edge Plus aumentou para 5,7 polegadas (uma tela muito grande no mercado de telefones de 2015). Este continua a ser um dos melhores telefones Galaxy já feitos.

Samsung

Apenas dois anos depois, o Galaxy S7 de 5,1 polegadas e o S7 Edge de 5,5 polegadas chegaram, trazendo de volta alguns dos recursos lançados no S6 – como armazenamento expansível e impermeabilização de água e poeira.

As câmeras de 12MP foram as estrelas do show nesses telefones, com excelente desempenho de pouca luz, e em fazer um telefone cada vez melhor do que o excelente S6, a Samsung confirmou-se como um sério rival para a Apple e o campeão dos fabricantes de celulares Android.

Samsung

Chegando nos tempos mais recentes, temos o Samsung Galaxy S8 e S8 Plus, que introduziram o conceito Infinity Display e baniram os painéis dos Galaxy para os livros de história.

Os tamanhos de tela eram de 5,8 polegadas e 6,2 polegadas, respectivamente, embora a câmera de 12 megapixels não tenha recebido uma grande atualização em relação ao ano anterior. O sensor de impressões digitais poderia ter sido melhor posicionado na parte de trás, mas você não pode ter tudo.

Samsung

E agora estamos quase atualizados com o Samsung Galaxy S9 de 5,8 polegadas e o Galaxy S9 Plus de 6,2 polegadas. Fomos tratados com alguns refinamentos do S8 e do S8 Plus, incluindo um sistema de câmera atualizado, molduras ainda menores e personagens emoji animados.

Samsung

Mais recentemente, estamos ansiosos pelo anúncio oficial do Galaxy S10, que terá suas especificações, preço e datas de lançamento divulgadas em 19 de março desse ano, em um evento da Samsung. O novo membro da linha Galaxy promete ser o mais robusto e belo smartphone da família.

Samsung

Moldando o futuro

Apesar de alguns tropeços ao longo do caminho, a série Galaxy está, sem dúvida, liderando com os melhores smartphones Android da atualidade, e a Samsung não mostra sinais de desistir de sua batalha contra a Apple. 

O principal foco da empresa agora está em – além de melhorar ainda mais o hardware e design de sua principal linha de smartphones – trazer a tecnologia 5G ao Ocidente. A empresa já implementou a tecnologia na Coréia do Sul, ma garante que ainda este ano os usuários deste lado do mundo terão um smartphone da linha Galaxy com 5G.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail