Sapir CyanogenMod 10 Android 4.1.2 Jelly Bean para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100

banner s2 i9100g tw5 banner image 120901 - Sapir CyanogenMod 10 Android 4.1.2 Jelly Bean para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100
Após testar a excelente ROM AOKP eu resolvi testar uma ROM baseada na CyangenMod 10 para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100. Depois de muita pesquisa, decidi pela ROM Sapir do desenvolvedor Erezak, uma versão não oficial da CM10 (não existe CM10 oficial para o SGS2) que, segundo os usuários dos fóruns especializados, é a melhor e mais estável CyanogenMod 10 para o SGS2...

 

banner s2 i9100g tw5 banner image 120901 - Sapir CyanogenMod 10 Android 4.1.2 Jelly Bean para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100

Após testar a excelente ROM AOKP eu resolvi testar uma ROM baseada na CyangenMod 10 para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100. Depois de muita pesquisa, decidi pela ROM Sapir do desenvolvedor Erezak, uma versão não oficial da CM10 (não existe CM10 oficial para o SGS2) que, segundo os usuários dos fóruns especializados, é a melhor e mais estável CyanogenMod 10 para o SGS2.

Assim com procedi para instalar a ROM AOKP, para esta CM10 eu fiz o backup do meu aparelho (aplicativos e dados) com o Titanium Backup, fiz o backup do launcher (uso o Nova Launcher e ele tem este recurso), carreguei o aparelho completamente, gravei em uma pasta na raiz do meu cartão SD o APK (arquivo de instalação) do Titanium, do Launcher, do Samsung Apps, o da Rádio FM e outros que eu julgo fundamentais para serem logo instalados no aparelho, além dos arquivos de instalação da ROM (Firmware e GAPPS).

Reiniciei o aparelho em modo recovery, fiz o backup por NANDROID, selecionei a opção de “report error” em “advanced”, reiniciei o recovery (“reboot recovery”) e após fazer o Wipe de Data (Factory Reset) que praticamente zera o seu aparelho, instalei os arquivos da ROM.

O primeiro boot demorou muito, mas muito mesmo. Demorou mais que o primeiro boot da AOKP (que também foi demorado). Felizmente, quando eu já ia abrir a tampa do aparelho para retirar a bateria, a ROM finalmente concluiu o boot. Então, entrei com a minha conta do Google e trouxe os meus aplicativos e configurações de volta ao aparelho da mesma forma que fiz quando instalei a ROM AOKP.

Características da CM10 Sapir:

As transições de tela nesta ROM estão super leves e fluidas, rodando tudo lisinho, tanto utilizando o launcher padrão, o Trebuchet, quanto utilizando o Nova Launcher. O launcher padrão é muito bom, porém para que gosta de personalizar o seu aparelho não tem launcher melhor que o Nova. Não se trata de uma ROM tão personalizável quanto a AOKP, mas a gama de opções não é pequena:

  • Modo tablet (eu não curti muito não, não funciona tão bem como funcionava a ParanoidAndroid);
  • Configurações da tela de bloqueio (lockscreen) como: alinhamento do relógio, demonstrador do estado da bateria, informações do proprietário, clima, agenda, configuração de atalhos, etc;
  • Theme chooser;
  • Configurações total da barra de status e da gaveta de modificações;
  • Definição do tamanho das fontes;
  • Configuração do power menu;
  • Opção de usar barra de navegação;
  • Configuração de radio (baseband);
  • Ajustes de tela;
  • Ajustes e calibragem no acelerômetro;
  • Ajuste fino na resposta tátil do touch;
  • Habilitação do rock de áudio;
  • etc.

Conexões e Sinal:

Com relação à conexão, a recepção do sinal 3G está excelente, incluído o tethering desta conexão por WiFi. A recepção do sinal de WiFi também está excelente, assim como a conexão Bluetooth. Tanto esta quanto a AOKP foram as ROMs que eu testei que apresentaram melhores resultados de rádio (baseband).

Com relação a azer e receber ligações e enviar e receber SMS e MMS também o sinal se mostrou excelente.

Com relação ao GPS ele está fixando bem rápido o sinal e funcionou perfeitamente a geolocalização utilizando o aplicativo do Instagram. Com relação a navegação eu testei os aplicativos Foursquare, o Waze e o Latitude (Google Maps) e ele funcionou perfeitamente.

Fotografia e Filmagem:

Para fazer fotos a câmera é muito boa, assim como para a AOKP utiliza a resolução máxima para fotos com qualidade, com intervalo satisfatório entre fotografias mesmo na qualidade super do JPG. Assim como nas ROMS Stock ou AOSP, e nas ROMs custom o aplicativo de fotografia panorâmica ainda deixa a desejar no quesito qualidade e também apresenta os mesmos bugs já conhecidos!

A filmadora funciona perfeitamente sem lags, e obtém imagens em SD (480p), HD (720p) e FullHD (1080p), melhor que muita máquina digital compacta.

Bateria:

Se fiquei impressionado com a AOKP conseguindo usar o aparelho intensamente por aproximadamente 15 horas, com a Sapir cheguei a ter 22 horas de uso intenso. Em ambos os casos joguei, usei o telefone, naveguei na internet, usei georeferenciamento, etc.

Atualização:

O ponto forte desta ROM é o fato dela estar sincronizada pelo Goo.im, se você tiver o Goo Manager instalado em seu aparelho sempre que sair uma atualização desta ROM ele irá te avisar, você poderá então baixá-la com o seu auxílio e depois fazer a instalação dela atualizando seu aparelho. Caso decida por fazer você mesmo a instalação pelo recovery (o que eu recomendo) do arquivo baixado pelo aplicativo, não precisa fazer Wipe Data e todos os outros procedimentos, como você já vem de uma versão anterior da Sapir basta fazer o Wipe de Cache e de Dalvik e depois instalar a ROM.

Resumo:

Em resumo, a CM10 Sapir é uma excelente ROM para disputar com a AOKP o gosto com os usuários do Samsung Galaxy S2 GT-i9100, ambas estão excelentes, sendo uma mais personalizável (AOKP) e outra mais econômica (CM10 Sapir) mas ambas excelentes para o uso no dia-a-dia.

Downloads:

Para baixar esta ROM e os demais arquivos necessários para instalar a Sapir viste a página do Erezak no Goo.imhttps://goo.im/devs/erezak

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via