Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

segurança online  - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet
Saiba como se manter seguro na internet com algumas dicas básicas e fáceis

A internet é um ambiente livre, onde quase tudo é possível. Porém, toda a liberdade que ela proporciona vem com um preço, porque pode transformá-la em um local perigoso para quem não sabe se resguardar. Por isso, o conceito de segurança online vem se tornando cada vez mais abrangente e cada vez mais completo. São uma série de cuidados importantes que os usuários precisam ter para proteger suas informações e garantir sua privacidade online.

Com isso, é possível unir uma série de métodos e procedimentos que visam não apenas saber de onde vem as vulnerabilidades da rede, mas também encontrar soluções para que elas possam ser evitadas. Embora em alguns casos os dados e informações de navegação de algumas pessoas possam ser utilizados de uma forma mais branda como para direcionar propagandas através de conhecimento do cliente por serviços privados, outras vezes eles podem cair na mão de cibercriminosos.

Como se manter protegido?

Usuários comuns e domésticos, ou seja, que não lidam com uma série de equipamentos e informações sigilosas de empresas, podem fazer isso sem ajuda de profissionais. Cuidados básicos são importantes, e estar atento a eles pode muitas vezes evitar cybercrime. É importante estar sempre atento ao comportamento de mídia social e até optar por programas que ofereçam segurança de informações como é o caso do WhatsApp e do Telegram.

1 – Cuidado com os programas que instala

cartilha seguranca 1440x564 c 720x282 - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

É muito importante, na hora de instalar um programa, estar atento a alguns fatores. O primeiro é a fonte do download. O aconselhável é escolher sites de confiança, e não qualquer link avulso, pois eles podem estar infectados. Também é muito importante pesquisar um pouco sobre o programa, ter certeza de que ele é seguro.

2 – A importância do antivírus

relevantantivirus key 720x360 - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

Atualmente existem algumas opções de antivírus que são conhecidos no mercado e utilizados pela grande parte da população. Geralmente eles contam com vantagens em relação uns aos outros, então cabe ao usuário dar uma lida sobre cada um e encontrar o que mais tem a ver com o seu perfil. De qualquer forma, é importante que o antivírus, mesmo que seja em sua versão gratuita, esteja sempre atualizado, e realizar varreduras constantemente.

3 – Cuidado com links suspeitos

08174855991385 - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

Uma forma já comum de roubar informações de pessoas na rede é através de super promoções ou sorteios falsos. Esses tipos de anúncios que prometem coisas de forma gratuita ou com descontos alto demais são, em sua maioria, uma armadilha. É importante ter consciência disso e sempre duvidar de qualquer coisa do tipo.

4 – Não passe informações pessoais

404 dicascuriosidades materia 720x334 - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

O certo é não fazer isso a menos que se tenha plena certeza de que está fazendo em um local seguro. Existem lojas renomadas onde clientes podem realizar compras e para isso precisam passar alguns informações, porém, às vezes, as pessoas podem acabar se acostumando a essa prática e passar informações pessoais a qualquer tipo de página. Além do perigo de ter informações vazadas ainda existe o desconforto de ficar recebendo spams ou tentativas de phishing através do e-mail ou até mesmo ligações ininterruptas.

5 – Fique atento à segurança dos sites

HTTPS icon 720x360 - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

Todo site que é confiável pode ser identificado através do cadeado que aparece ao lado do endereço, mas, se mesmo assim, você não o conhece direito, sempre se certifique. Até mesmo o Google oferece uma certificação de segurança para os sites e, quando um deles parece ser perigoso, o próprio navegador avisa ao usuário, ou, até mesmo, o antivírus.

6 – Suspeite de pessoas online

139102 3 - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

Essa pode ser uma dica óbvia, mas é sempre importante bater nessa tecla. Muitas pessoas aceitam amigos no Facebook sem saber quem são, e isso pode ser perigoso porque da acesso a suas informações a um desconhecido. Em casos como esse, é um perigo não apenas no mundo digital, mas também no mundo real. Sempre tenha certeza de quem é do outro lado, e em conversas na internet, não passe informações pessoais importantes. Dados que são muito importantes como contas bancárias, mesmo que precisem ser passada a amigos e familiares, prefira fazer através de uma ligação ou pessoalmente, e sempre se certifique de que é mesmo a pessoa do outro lado.

Um tipo de hacking que está se tornando muito comum é o chamado de Engenharia Social, onde o criminoso tenta ganhar a confiança da vítima através de e-mails, mensagens, perfis falsos em redes sociais e até mesmo pelo telefone, e assim obter informações sobre ela de forma direta, sem precisar de programas para isso.

7 – Cuidado com Wi-Fi pública

wifi public 720x312 - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

Lugares com internet de graça são bastante procurados, mas existe um perigo recorrente nesse tipo de situação. Como a rede é aberta, isso significa que qualquer um poderia ter acesso ao que você faz. Não é necessário evitar totalmente, mas ao menos ter noção de que quando se está em uma rede aberta, o que você posta e diz corre o risco de chegar a terceiros, então evite realizar transições bancárias em redes assim, por exemplo.

8 – Rede Privada Virtual (VPN)

vpn 720x311 - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

Por fim, temos o uso de um serviço de rede privada virtual, também conhecido como VPN. Com ele, o usuário poderá proteger seus dados ao acessar a internet, uma vez que esse serviço serve como um filtro ou uma proteção extra, capaz de esconder dados pessoais através de uma encriptação, protegendo-o.

O uso de uma rede privada virtual é muito aconselhável quando se está fora de casa como em viagens tanto para trabalho quanto para lazer ou qualquer tipo de rede wi-fi que não seja privada e segura. O serviço também é utilizando para algumas situações específicas, como por exemplo, quando se tenta acessar um site ou serviço que tenha bloqueio por região ou censura a depender do país. O VPN muda o endereço de IP, dessa forma impedindo que o site ou serviço possa identificar de onde vem o acesso e garantindo o desbloqueio de conteúdo. É o que acontece com alguns vídeos do Youtube devido a restrições, e que podem ser vistos mesmo assim.

Outras situações, além de desbloquear programas, também envolvem o uso do VPN. É como o uso para evitar que o que se tem acessado seja de conhecimento de outras entidades que podem estar de olho nisso, como por exemplo ao acessar sites com vídeos adultos ou a chamada internet sombria.

Garanta sua segurança

Essas dicas podem ser bastante úteis para que a segurança e proteção dentro da internet seja mais alta, mas vale a pena estar sempre atento a todas as formas possíveis de fazer com que isso aconteça. Manter programas sempre atualizados, e principalmente o sistema operacional do seu computador, é importante também, uma vez que as atualizações estão sempre procurando trazer mais proteções contra possíveis invasões e quanto mais antiga a versão do sistema, mais conhecida pelos hackers ela acaba se tornando.

segurança online  - Segurança online: Confira as principais dicas para se manter protegido na internet

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via