Início » MOBILE » Android » 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente
Android Geral TUTORIAIS

7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Sabe fazer Backup corretamente dos seus dados?
Sabe fazer Backup corretamente dos seus dados?
Está maluco precisando instalar aquela ROM mas não sabe como salvar tudo o que possui no seu smartphone? Sem problemas! Saiba as melhores formas de fazer backup dos dados sem dor de cabeça.

smartphone - 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Creio que quase todos aqui, assim como eu, já devem ter passado pelo desastroso momento de perder tudo ou quase tudo da memória do Smartphone porque esqueceu de fazer um backup de dados.

Tive este problema no começo da semana. Por sorte, consegui recuperar a parte mais importante. Mesmo assim, perdi várias fotos de um show e agora não tenho mais o que fazer!

Por isso, decidi escrever este post com dicas de aplicativos de backup de dados para Android. Todos são gratuitos! Confira:

1 – Sem aplicativos! Pelo próprio Android

google sincronização 300x150 - 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

O Android possui um recurso bem eficiente de backup de dados para smartphones. Porém, poucas pessoas sabem! É mais simples do que você pensa.

Só é preciso seguir dois passos. Pra começar, ative a sincronização do seu dispositivo indo em Configurações -> Na parte de Contas vá em Google. Clique no nome do seu Gmail e marque todas as opções. Depois, volte para as configurações do aparelho, na parte Pessoal -> vá em Backup e restauração e marque as duas opções, não esqueça de verificar se em “Conta de Backup” está marcada a conta Gmail que você utiliza.

A partir de agora, quando você resetar o telefone para o estado de fábrica ou trocar de aparelho, apenas logando com sua conta Gmail, todos seus aplicativos instalados no atual telefone serão baixados dos servidores do Google, além de suas mensagens, senhas de redes Wi-Fi e outras configurações.

2 – Backup Your MobileBackup Your Mobile - 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Não me salvou, mas teria salvo! Isto por que só descobri esta mão-na-roda depois do ocorrido que relatei no começo do post.

Depois de instalar o aplicativo, ele faz o trabalho árduo por você. O Backup Your Mobile permite fazer backups de praticamente tudo que você possui em seu smartphone ou tablet, desde APNs e mensagens, até aos aplicativos completos e as configurações do seu Android!

O Backup Your Mobile permite ainda enviar os backups automaticamente para o Google Drive, poupando tempo do usuário e permitindo, em eventuais resets do aparelho, apenas instalar o aplicativo, fazer login na sua conta Google e baixar seus backups diretamente do Google Drive. Os arquivos estarão zipados e serão rapidamente baixados. O app ainda permite agendar backups automáticos em dia e hora determinados!

Google Play: Backup Your Mobile.

3 – App Backup & Restore

app backup restore - 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Este é sem dúvidas um dos melhores aplicativos no ramo dos backups. O app Backup & Restore permite salvar os dados de todos os aplicativos e ainda as informações salvas pelos apps. Suporta backup dos aplicativos no Cartão SD Externo.

Google Play: App Backup & Restore.

4 – SMS Backup & Restore

Sem título - 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Quer fazer backup de todas as suas mensagens com segurança? O SMS Backup & Restore resolve o problema e faz muito mais. Ele suporta agendamento de backups, poupando um bom tempo do usuário, e ainda permite salvá-los onde preferir, inclusive no cartão SD Externo.

Google Play: SMS Backup & Restore.

5 – Titanium Backup (Versão Gratuita)

Titanium Backup - 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Titanium Backup Pro é um dos aplicativos que exigem Root mais consagrados do Google Play e a versão gratuita não passa longe. O Titanium Backup Grátis permite que você salve todos os seus apps e dados, permite remover aplicativos nativos do Android, “matar” processos, entre outras funcionalidades. A parte negativa é que exige Root do aparelho.

Google Play:  Titanium Backup Grátis

6 – Clickfree Mobile Backup

Clickfree Mobile Backup - 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Com certeza, o Clickfree Mobile Backup é um dos apps mais úteis da nossa lista. Além de fazer backups com eficiência de todos os aplicativos e dados, permite ainda armazená-los na Memória Interna, Cartão SD Externo ou em servidores na nuvem como Skydrive, Google Drive, Dropbox e SugarSync.

Google Play: Clickfree Mobile Backup.

7 – ASTRO Gerenciador de Arquivos

Astro Gerenciador de Arquivos - 7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Se você é daqueles que prefere algo mais “manual”, você deve baixar o ASTRO Gerenciador de Arquivos. Além de um gerenciador comum, o ASTRO é também um bom aplicativo de backup.

Você pode fazer backup dos  aplicativos e armazená-los no cartão SD externo. Para fazer o backup, abra o menu da direita do app, vá em Application Manager e selecione criar um backup. Pará restaurar um backup, certifique-se de que o backup esteja na pasta originalmente criada pelo ASTRO!

Você pode manusear os arquivos de backup, desde que, quando queira restaurá-los, coloque-os na pasta criada pelo aplicativo. Depois disso, repita o processo de backup. No fim, selecione a opção restaurar um backup, e pronto, tudo feito.

Google Play: ASTRO Gerenciador de Arquivos.

Espero que o tutorial ajude vocês. Deixe seu comentário e faça sugestões de outros aplicativos para compartilharmos aqui no SMT!

Comentários do Facebook

38 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

    • O Titanium Backup PRO faz backup de todos os seus apps certo? Sendo assim não é obrigatoriamente necessário ter outro aplicativo, porém se quiser salvar em outro aplicativo (assim como eu) para ter certeza de que não perderá seus dados, é bom fazer isso, mas só se quiser, certifique-se também de não apagar os arquivos da pasta “TitaniumBackup” do seu armazenamento.

      Obrigado pela leitura Leonardo, e desculpe pela demora.

  • Cara, se eu simplesmente tirar o chip do celular (TIM, no meu caso) e restaurar o android pro modo de fábrica, quando colocar o chip novamente, após o restaura, meus sms e contatos que estavam salvos no chip irão aparecer?

    Você inca que se tire o chip antes de restaurar, ou n tem nd a ver?
    Obrigado

    • Sim, irão se estiverem salvos nele. Se estiverem, e não aparecerem no app de SMS/MMS que estiver usando, é só ir nas configurações e selecionar o armazenamento para Cartão SIM. Caso use o Hangouts é mais simples, apenas vá nas configurações e clique em importar SMS. Quanto restaurar o smartphone sem chip, não há problema, porém os contatos e os SMS salvos no chip só aparecerão após colocar o chip e reiniciar o aparelho.

      Qualquer coisa é só perguntar Jarbas!

      • Tenho um moto g e gostaria de saber qual o app mais indicado para fazer backup das mensagens, fotos e contatos do meu celular, pois terei que resetá-lo.

  • Fiz o primeiro, sincronizei tudo e quando loguei com a conta do google o que aconteceu? Nada! Pois é, muito obrigada, me ajudaram muito. Perdi contatos muito importantes, coisas muito importantes. Vão pra merda, obrigada, de nada.

  • Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de recuperar, sms, que já foram apagados, de um samsung gálax S3 mini, existe algum programa que faz isso gratuitamente?

    • Já passei por isso diversas vezes, até descobrir um app que restaura todas as fotos, sem enganação (pq muitos só falam e não cumprem): Restore Image

  • Amigo quero salvar somente contatos e redes Wifi tem como pelo método primário? é que vou mudar de aparelho e nun seii mais as senhas de algumas rede wireless

    • Marcelo, depende da forma como você o fez. Normalmente, os backups vão para a memória interna e ficam em uma pasta com o nome do aplicativo que o fez. Caso use o método do próprio Android, estes ficam nos servidores do Google, não podemos acessá-los nem manipulá-los como quisermos.

      Obrigado pela ótima pergunta.

  • Eu fiz o backup pelo backup your mobile e pelo aparelho. Fiz login em minha conta gmail, mas não recuperou meus aplicativos. Não consigo baixar o backup do google drive. Você pode me dar alguma orientação?

  • Meus progressos nos jogos serão resguardados caso eu use o backup original do Android ou o backup do item 3, e em seguida faça o reset de fábrica? Eu tenho um S4, e saiu uma nova atualização. Porém, como de costume, antes de atualizar o meu, eu leio feedback de outros usuários. Acontece que muitos estão dizendo que a atualização só fica ok, caso seja feito o reset. Eu quero atualizar mas tou preocupado com meus saves… Então.. Tira essa dúvida aí… 🙂

  • boas gostava eu tenho um Samsung galaxy Gio GT.S5660
    e como o telemóvel ia para o meu filho resolvi repor os valores de origem do telemóvel só que nunca pensei que apagasse umas mensagens que tinha no telemóvel que eram muito importante.
    Alguém me sabe disser se eu consigo recuperar essas mensagens

  • Amigo, apenas conhecia a solução do google e ela foi a que mais deu certo pra mim, ainda que MUITO longe do ideal. Vi aqui no seu post uma lista de vários apps, o problema é que eles não funcionam de maneira tão intuitiva assim como você fala, varias coisas de dados não foram sincronizadas aqui pelo App Backup & Restore, o metido do android também não puxa todos os dados, o app do sms não transfere as mensagens (ao menos não automaticamente, permitindo apenas acessa-las pelo app), ou seja, não adiantou o post! Seria mais interessante detalhar um dos métodos para quando trocarmos de aparelho o backup seja feito de modo a parecer que está tudo igual, nossos contatos, conversas, fotos e dados, ao invés de apenas apresentar o aplicativo com um texto de 3 linhas. Ainda assim, parabéns pela iniciativa! Abraços

    • No Baixaki diz que esse Helium é complicado, na descrição em nenhum momento cita que faz backup dos contatos (que é o principal) e fala que tem como Contras:
      – Mostrou-se complicado de ser utilizado
      – Não há opção de backup para o PC
      – Agendamento de backups não funcionou

      Preferi não baixar.

  • Queria uma ajuda,
    meu celular foi roubado. Não consigo rastrear, isso significa que ele esta desligado?

    e outra coisa eu consigo saber se deram reset nele? pela minha conta do google?

    é um GALAXY S6

  • CUIDADO!!!!!
    A 1ª opção de backup pelo próprio android, se perde muita informações importantes.
    Contatos, sms importantes antigos, registros de ligações etc…
    Fiz uma grande mierda seguindo esse tópico…

%d blogueiros gostam disto: