Shein sendo o aplicativo android mais bem avaliado do brasil

Shein é o aplicativo Android mais bem avaliado por brasileiros

Avatar of victor pacheco
Um relatório especial divulgou dados sobre o uso do sistema operacional do Google, além de revelar que a Shein é bastante amada pelos brasileiros

O Android, sistema operacional para smartphones criado pelo Google, é o mais utilizado no Brasil. E não é difícil perceber as razões, visto que o Android é utilizado por diversos fabricantes de celulares, e está presente em modelos que atendem a diversas faixas de preços. Além disso, outros dispositivos — tais como tablets e TV boxes — também rodam com o sistema operacional do Google.

E apesar do grande uso do Gmail, Google Drive e YouTube, o topo da lista de aplicativo Android mais bem avaliado no país é ocupado pela Shein. Um estudo sobre o uso de apps para Android no Brasil mostra este e mais dados sobre o mercado que não para de crescer. Veja todos os detalhes agora mesmo.

Dados sobre desenvolvedoras de apps para Android

Do total de 946.400 empresas e profissionais independentes que publicam seus projetos na Google Play Store, 10.773 são brasileiros. Em porcentagem, este número representa 1% de todos os editores de aplicativos para o sistema operacional do robô verde. Indo mais além, estes profissionais brasileiros já realizaram o lançamento de 64.246 aplicativos para Android, número que faz parte dos 3.030.080 disponíveis para download na loja do Google.

Boneco do android ao lado de um smartphone, sobre uma mesa de madeira e um fundo cinza
Trabalhos de desenvolvedores brasileiros são mais bem avaliados do que os de profissionais do exterior (Foto: Reprodução/Internet)

Não há como negar que os aplicativos finanças e pagamentos ainda são os mais famosos entre os brasileiros e um relatório da 42 Matters mostra que estes são os mais instalados em smartphones com Android:

  1. Caixa Tem;
  2. Nubank;
  3. gov.br;
  4. FGTS;
  5. Vivo;
  6. Magalu: Black App;
  7. Bitz: Conta Digital e Cashback;
  8. PicPay: Conta Pix e Cartão;
  9. Carteira de Trabalho Digital;
  10. Banco C6.

Na contagem geral, os trabalhos de desenvolvedores brasileiros correspondem a 2% de tudo o que está disponível para download. Os lançamentos de profissionais das terras tupiniquins também são bem avaliados pelos usuários em geral: com a avaliação de 3,86 estrelas (de um total de 5,00), este número é acima da média geral, que atualmente está em 3,67 estrelas.

Desenho de uma mulher avaliando um app android na google play store
Brasileiros são bem avaliados na Google Play Store (Foto: Reprodução/Internet)

Geralmente, um aplicativo lançado por brasileiros recebe 2.005 avaliações na Google Play Store, número que também é maior que a média mundial, que atualmente está em 1.599. Outra informação é que os desenvolvedores brasileiros estão mais focados em lançar aplicativos para o dia a dia, ao invés de jogos: 92% de tudo que é lançado são aplicativos que serão utilizados no dia a dia e apenas 8% são jogos. Ao nível mundial, 86% dos lançamentos são aplicativos e 14% são jogos.

Monetização e ganhos

É um fato de que para ter sucesso e realmente conseguir viver apenas do desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS, é necessário um alto número de downloads em seu projeto. Em média, estes projetos de empresas e profissionais brasileiros possuem 120 mil instalações, número que também está abaixo do valor mundial: 217,06 mil instalações.

Monetização de aplicativos android
Monetização ainda é mais originada de anúncios do que de compras direta na Google Play Store (Foto: Reprodução/Internet)

Apenas 2% dos aplicativos lançados por empresas brasileiras são realmente pagos, valor abaixo dos 3% em comparação com o nível mundial. Os profissionais preferem ganhar dinheiro ao inserir publicidade dentro de seus projetos e 22% dos aplicativos brasileiros possuem isso como forma de renda; 37% dos lançamentos realizados em todo o mundo também optam por esta mesma ação. Os pagamentos em aplicativos também não são altos: apenas 3% no Brasil e 4% no restante do mundo.

Outro dado interessante é que 31% de todos os lançamentos brasileiros são feitos tanto na Google Play Store, quanto na App Store, da Apple. O esforço dos desenvolvedores locais são maiores que os de profissionais do exterior, já que apenas 27% deles fazem um lançamento simultâneo. Estas são as permissões mais solicitadas para que o funcionamento aconteça sem problemas:

  1. Acesso à internet (100%);
  2. Acesso a informações de rede (98%);
  3. Prevenção do modo de suspensão do telefone (85%);
  4. Notificação push (74%);
  5. Gravação de dados no armazenamento externo (64%);
  6. Vibração (58%);
  7. Leitura de armazenamento externo (52%);
  8. Instalação de referenciador (48%);
  9. Abertura na inicialização do smartphone (46%);
  10. Acesso à localização precisa (42%).

Desenvolvedoras brasileiras mais famosas

Antes de falarmos sobre o sucesso da Shein e como ele se tornou o aplicativo Android mais bem avaliado, é importante falar sobre as desenvolvedoras que produzem os aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. A Caixa Econômica Federal, utilizada pelo Governo Federal para distribuir benefícios e consultas em programas nacionais, é a mais famosa, mas há surpresas na lista:

  1. Caixa Econômica Federal: com 15 aplicativos e 444,01 milhões de downloads;
  2. Kolb Apps: com 13 aplicativos e 285,66 milhões de downloads;
  3. Governo do Brasil: com 225 aplicativos e 275,91 milhões de downloads;
  4. Studio Sol Comunicação (criadores do Cifra Club): 9 aplicativos e 245,87 milhões de downloads;
  5. Itaú Unibanco SA: com 19 aplicativos e 183,73 milhões de downloads;
  6. Lojas Americanas: com 9 aplicativos e 167,22 milhões de downloads;
  7. OLX Brasil: um aplicativo (de compra e venda) com 117,08 milhões de downloads;
  8. 99 Tecnologia LTDA: com 4 aplicativos e 114,25 milhões de downloads;
  9. Globo Comunicações: com 16 aplicativos e 108,82 milhões de downloads;
  10. Banco Bradesco: com 13 aplicativos e 108,78 milhões de downloads.

Shein faz sucesso entre brasileiros

Já fez aquela compra barata, por mais que levasse um tempo a mais para chegar? Não há como negar que a Shein realmente caiu no gosto dos brasileiros e até mesmo a cantora Anitta foi convidada para lançar uma coleção exclusiva para a loja, com peças únicas e que demonstram a identidade da Girl from Rio.

Postagem do instagram oficial da shein
Aplicativo da Shein é mais bem avaliado por brasileiros na Google Play Store (Foto: Reprodução/Internet)

Registrando mais de 100 milhões de downloads apenas na Google Play Store, o aplicativo está no topo da lista de aplicativos mais bem avaliados pelos brasileiros. Do top 10, 27% dos itens são lançamentos de estúdios brasileiros. Confira:

  1. Shein;
  2. Bravo Cleaner;
  3. Caixa TEM;
  4. Nubank;
  5. Shopee;
  6. Cinema Visão V5;
  7. gov.br;
  8. OiTube;
  9. CapCut;
  10. Instagram.

App para Android com maior faturamento

Não é de hoje que as compras podem ser feitas em aplicativos como uma forma de ter acesso a benefícios que não estão disponíveis nas versões gratuitas, certo? Isso pode ser a possibilidade de ter mais memória, pagamento para remoção de anúncios de terceiros e até mesmo uma assinatura de serviço de streaming de vídeo. Veja a lista dos apps que mais geram renda para seus desenvolvedores no Brasil:

  1. Google One;
  2. Globoplay;
  3. Disney+;
  4. Tinder;
  5. HBO Max;
  6. TikTok;
  7. Canva;
  8. Crunchyroll;
  9. Star+;
  10. Kwai.

Apesar de ser bastante famoso em todo o mundo, o aplicativo da Netflix não está na lista de apps Android que mais geram a circulação de dinheiro no Brasil. O motivo pode ser explicado pela baixa no número de assinaturas (que acontece a nível mundial) e lançamento novas opções no mercado. O que você acha?

Aplicativo Android mais bem avaliado da categoria de rede social

Quem não gosta de tirar aquela foto e postar para todos os seguidores ou simplesmente ficar por dentro de todos os memes e demais assuntos que estão acontecendo no Brasil e no mundo? Os brasileiros são um dos povos mais conectados ao redor do globo e isso pode ser vista nas classificações deixadas na Google Play Store. Confira o top 10 de melhores avaliações que considera apenas os aplicativos de redes sociais:

  1. Instagram;
  2. TikTok;
  3. Helo;
  4. Auxílio Brasil;
  5. Instagram Lite;
  6. Facebook Lite;
  7. Facebook;
  8. Zenly;
  9. WOWO;
  10. TikTok Lite.

Como ficam os aplicativos de compras, notícias e viagens?

Não há como negar que datas especiais e grandes promoções são momentos do ano mais amados por brasileiros. Estes são os aplicativos de compra mais bem avaliados pelos brasileiros:

  1. Shein;
  2. Shopeee;
  3. Mercado Livre;
  4. Magalu: Black App;
  5. Amazon Shopping;
  6. Americanas;
  7. Casas Bahia;
  8. OLX;
  9. Ali Express;
  10. Alibaba.com.

O 42 Matters também divulgou os aplicativos de notícias dos mais variados assuntos que são mais bem avaliados pelos brasileiros na Google Play Store. São eles:

  1. Opera News
  2. G1: Portal de notícias;
  3. Notícias locais;
  4. Últimas Notícias;
  5. Civi: Segurança e Informação;
  6. Twitter Lite;
  7. Google Notícias;
  8. Panflix;
  9. Flipboard.

Brasileiros são pessoas que naturalmente gostam de viajar e é claro que uma boa experiência com a compra e viagem não podem ser deixadas de lado. Estes são os 10 aplicativos de viagens que são mais bem avaliados na loja para smartphones com Android:

  1. Google Earth;
  2. Booking.com;
  3. 123milhas;
  4. Livelo;
  5. ClickBus;
  6. Airbnb;
  7. BlaBlaCar;
  8. Hurb;
  9. Latam Airlines;
  10. Localiza.

Outras informações divulgadas pelo relatório que exibe o aplicativo Android mais bem avaliado da categoria Lifestyle é o Pinterest, com o top 3 completado pelo Alegria Caminhada e Pluto, que oferece recompensas por leituras. Os aplicativos de negócios não ficaram de fora e este é o top 10 conforme a melhor avaliação:

  • Minha Claro Móvel;
  • Teams da Microsoft;
  • Uber — Motorista;
  • 99 Motorista;
  • Zoom;
  • Infojobs;
  • LinkedIn;
  • Google Meet;
  • Fazer CV em PDF;
  • Indeed Jobs.

Entre os aplicativos citados nesta matéria, qual deles você mais utiliza em seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Apesar da boa avaliação, você ainda tem receio de fazer compras na Shein? Confira nossa matéria especial sobre a empresa e saiba como comprar barato e com segurança.

Fonte: 42 Matters

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados