ShowmeCAST #49: A história dos PCs no Brasil com Rique Sampaio

Showmecast #49
O novo episódio do ShowmeCAST comenta sobre as raízes dos computadores brasileiros em uma entrevista com Rique Sampaio, criador do Primeiro Contato

ShowmeCAST chega em seu quadragésimo nono episódio com tudo de mais interessante que rolou na última semana. Apresentando o podcast do ShowmetechFelipe Vidal e Arthur Pieri abordam os temas que mais chamaram a atenção no mundo da tecnologia, games e cultura através de um bate-papo descontraído e cheio de informação. Neste programa, recebemos Rique Sampaio, criador do podcast documental Primeiro Contato.

O ShowmeCAST dessa semana foi gravado no formato de entrevista, e logo de cara Rique comenta a respeito da criação do Primeiro Contato. O podcast tem como principal função a de explicar o surgimento dos primeiros computadores brasileiros partindo de uma perspectiva histórica dos fatos. No primeiro episódio, além de contar a respeito de todas as particularidades desse processo, muito do período econômico e social do Brasil foi abordado.

Showmecast #49
Criado por Rique Sampaio, Heitor de Paola e Caio Teixeira, o Overloadr é um site independente que atua graças a campanhas de financiamento coletivo.

Numa ótica como essa é praticamente impossível dissociar a história dos PCs com os eventos políticos que marcaram a época. Rique conta que, por decorrência da dificuldade em encontrar referências a respeito dos computadores e pesquisas na academia, recorreu a acervos de jornais que ainda são preservados em sites, como o da Folha de São Paulo. Ainda assim, poucas foram as informações encontradas, principalmente as da década de 80.

O jornalista, que atua na profissão há mais de 15 anos, acrescenta ao ShowmeCAST que a decisão de produzir o podcast surgiu justamente por sua curiosidade em querer saber mais sobre as raízes da nossa histórica nesse mercado, mas sempre esbarrar com conteúdos superficiais e rasos, que nunca exploraram o verdadeiro potencial do tema.

Para completar a pesquisa, o podcaster recorreu aos personagens que participaram do desenvolvimento de jogos entre os anos 80 e início dos anos 2000. Renato Degiovani, criador do Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador e Henrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios, são alguns dos participantes do primeiro episódio, que também conta com Paulo Gala, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas.

Showmecast #49
Produzido em parceria com o B9, o Primeiro Contato levou cerca de um ano e meio para ficar pronto.

Rique Sampaio ainda explica ao ShowmeCAST que a ideia de desenvolver o Primeiro Contato surgiu no início de 2020 e que toda a produção teve que ser pensada com a pandemia da COVID-19 paralelamente. Em tom descontraído, Rique diz que essa situação até ajudou na gravação de entrevistas, pois diversas peças desse enorme quebra-cabeça estão espalhadas pelo Brasil.

E se você quiser saber mais sobre toda essa história, não esqueça de ouvir o novo episódio do ShowmeCAST, o seu podcast de tecnologia, games, ciência, cultura e muitas curiosidades sobre o que acontece no mundo. O programa está disponível em serviços como o Spotify e Anchor.

Veja também:

Se você perdeu o último episódio do ShowmeCAST, confira agora!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário