ShowmeCAST #51: Casas conectadas e automação residencial por um ponto de vista arquitetônico

Showmecast #51
O novo episódio do ShowmeCAST comenta sobre os benefícos da automação residencial com a arquiteta Luisa Soares

ShowmeCAST chega em seu quinquagésimo primeiro episódio com tudo de mais interessante que rolou na última semana. Apresentando o podcast do ShowmetechFelipe Vidal e Arthur Pieri abordam os temas que mais chamaram a atenção no mundo da tecnologia, games e cultura, através de um bate-papo descontraído e cheio de informação. Neste programa, recebemos Luisa Soares, arquiteta formada na Mackenzie.

O ShowmeCAST dessa semana quis desmistificar e explicar um pouco mais sobre a automação residencial e as facilidades que uma casa conectada podem proporcionar às pessoas. As principais características desses produtos tem origem superficial em meados da década de 70, no que chamamos de 3ª Revolução Industrial, quando as indústrias e as faculdades sem unem para produzir produtos com cada vez mais tecnologias de ponta.

Showmecast #51
A linha Echo, da Amazon, é uma das mais completas famílias de speakers inteligentes do mercado

Mais tarde, já nos anos 80, começaram a surgir produtos eletrônicos guiados por controle remoto ou de forma automática para iniciar um processo de automatização residencial, como portões e irrigadores de jardim. A década de 90 fez a Microsoft e outras empresas começarem a investir pesado nesse segmento, mas apenas nos anos 2000, com o surgimento dos primeiros smartphones é que tudo mudou.

Em 2010, na Alemanha, o conceito de fábrica inteligente dava seus primeiros passos para lançar tecnologias e aplicações que conheçamos hoje, como impressoras 3D e a difusão da Internet das Coisas. Empresas como Google e Amazon obtiveram grande sucesso na popularização de assistentes virtuais em pequenos alto-falantes capazes de aceitar comandos, reproduzir músicas, verificar o tempo e o tráfego.

Atualmente há um grande leque de produtos que ajudam na composição de uma casa conectada, como condicionadores de ar, lavadoras de roupa, aspiradores de pó, cortinas inteligentes, lâmpadas, HUBs, geladeiras e fechaduras. Todos esses dispositivos conectados podem ser facilmente utilizados pelos consumidores a tornar suas vidas mais fáceis, como aponta a arquiteta no bate-papo do ShowmeCAST.

Showmecast #51
Apostando na segurança, as fechaduras inteligentes devem ficar mais populares em um futuro próximo.

No Brasil, a ideia é muito mais abraçar o comodismo do que o simples fato de apenas ter vários aparelhos. O setor de segurança deve ser um dos mais procurados no aspecto dos negócios, assim como o de entretenimento no modelo residencial.

E se você quiser saber mais sobre toda essa história, não esqueça de ouvir o novo episódio do ShowmeCAST, o seu podcast de tecnologia, games, ciência, cultura e muitas curiosidades sobre o que acontece no mundo. O programa está disponível em serviços como o Spotify e Anchor.

Veja também:

Se você perdeu o último episódio do ShowmeCAST, confira agora!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário