Showmcast #69a

Relacionamentos, tecnologia e sexualidade – ShowmeCAST #69

Avatar of felipe vidal
De Bauman ao Onlyfans, o ShowmeCAST mergulha no complexo mundo das relações pessoais e a evolução tecnológica

ShowmeCAST chega em seu episódio de número 69 com tudo de mais interessante que rolou na última semana. Apresentando o podcast do ShowmetechFelipe Vidal e Arthur Pieri abordam os temas que mais chamaram a atenção no mundo da tecnologia, games e cultura, através de um bate-papo descontraído e cheio de informação. Neste programa, recebemos Ludmilla Galvão e Livia Scienza para discutir sobre sexualidade, e os impactos da tecnologia nos relacionamentos atuais.

Relacionamentos, tecnologia e sexualidade - showmecast #69
O pensador polonês é um dos mais notórios das últimas décadas, e seu legado literário permanece inigualável (reprodução/ TV Brasil)

O novo episódio do ShowmeCAST começa com uma fala interessante que acaba permeando por todo o programa. O já falecido sociólogo Zygmunt Bauman cunhou o termo modernidade líquida para se referir a uma nova etapa das relações sociais num mundo onde se relacionar é sinônimo de algo frágil, “simples” e consequentemente menos estável e longínquo.

Nessa perspectiva começamos nosso debate comentando sobre a superficialidade das relações humanas nos tempos modernos. Será que a gradativa evolução dos meios de comunicação e transporte em massa mudaram a forma como vemos o outro, e se sim, isso impacta em como nosso relacionamento afetivo irá ou não ter continuidade?

Na verdade, quando falamos em superficialidade geralmente estamos sendo superficiais ao tratar de um assunto mais complexo do que parece, como apontou Livia. Dizer que a tecnologia vem estragando as interações pessoais é um tanto quanto equivocado, pois essa mesma tecnologia que separa é a mesma que está unindo as pessoas que irão ler esse texto em algum momento enquanto ainda existir internet.

Porém, nesse mundo de líquido, por ser tão frágil e maleável, eu adoto a postura, assim como Bauman, que absolutamente nada é feito para durar, e nossos relacionamentos são por vezes tão simplórios que acabam refletindo em tristeza no final. Porque tudo que começamos obrigatoriamente precisa ter um fim.

Relacionamentos, tecnologia e sexualidade - showmecast #69
Webnamoro , internet e as possibilidades infinitas da tecnologia (reprodução/O Tempo)

E se você quiser saber mais sobre toda essa história, não esqueça de ouvir o novo episódio do ShowmeCAST, o seu podcast de tecnologia, games, ciência, cultura e muitas curiosidades sobre o que acontece no mundo. O programa está disponível em serviços como o Spotify e Anchor.

Veja também:

Se você perdeu o último episódio do ShowmeCAST, confira nosso bate-papo com Dan Donato a respeito de como estão os consoles da atual geração, Xbox Series X e S e o PlayStation 5, pouco mais de um ano depois de lançados.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados