Ios 15 e ipados 15 disponíveis para download | showmetech trio

iOS 15 e iPadOS 15 disponíveis para download | Showmetech TRIO

Avatar of lucas gomes
Ainda falaremos sobre a supermáquina, Uchuu, e também o aumento expressivo de cibercrimes no mensageiro Telegram. Confira!

No compilado de notícias dessa segunda-feira, 20 de setembro de 2021, o Showmetech TRIO falará sobre a disponibilidade de atualização para iPhones e iPads com os respectivos novos sistemas operacionais iOS 15 e iPadOS 15. Abordaremos um pouco sobre como viagens cósmicas, por simulação, estão sendo possíveis através da supermáquina Uchuu e, por fim, falaremos também sobre os motivos pelos quais muitos dos cibercrimes estão sendo migrados da dark web para o mensageiro Telegram. Confira!

iOS 15 e iPadOS 15

Ios 15 e ipados 15
Novidade para os usuários de iPhone e iPad

Recentemente anunciada pela Apple, a atualização dos sistemas operacionais para seus smartphones e tablets estará disponível a partir das duas horas da tarde de hoje, 20 de setembro. As novidades lançadas neste mês contando com o iPhone 13 e o novo iPad, já contam com a atualização do seu novo sistema operacional. Alguns modelos mais antigos também poderão realizar a atualização em seus dispositivos para o novo sistema operacional, sendo eles os iPhones SE de primeira geração em diante, bem como alguns dos modelos um pouco mais antigos de iPad.

Ios 15 e ipados 15 - aparelhos
Aparelhos disponíveis para comportar o iOS 15, à esquerda e o iPadOS 15, à esquerda

O seu aparelho está listado acima? Se sim, você sabe como atualizá-lo? Caso não saiba, o procedimento é bem simples e rápido. Em alguns casos a atualização pode demorar um pouco, mas de qualquer forma, para conseguir atualizar não é complicado, confira: clique no aplicativo com ícone de engrenagem, “Ajustes“, vá em “Geral” e na segunda opção, clique em “Atualização de Software“. Aguarde até que seu aparelho reconheça a disponibilidade da última atualização e logo em seguida clique em “Baixar e Instalar”, na última opção. Pronto! Agora é deixar que o download seja concluído para aproveitar as novidades.

E aqui você confere mais novidades sobre o iOS 15!

Viagem cósmica com Uchuu

A chance de explorar outros planetas, constelações e galáxias está geralmente em filmes ou séries de ficção científica, como em Jornada nas Estrelas ou Interestelar, mas a nossa tecnologia tem avançado tanto, que essa possibilidade pode se tornar… um pouco mais real do que imaginamos. Através da supermáquina Uchuu, será possível realizar essas viagens cósmicas com este simulador de realidade virtual.

O termo “uchuu” vem do japonês “espaço sideral“, e é assim que essa supermáquina foi batizada. Ela, que pode ser considerada a junção de outras várias supermáquinas, possuirá a capacidade de simular uma viagem ao espaço com direito a detalhes de estrelas, planetas e tudo o que há lá fora.

Uchuu
Exemplo de funcionamento do Uchuu

Uma das supermáquinas que a compõe, é a ATERUI II, bastante utilizada em pesquisas e trabalhos astronômicos. Para ter uma ideia da capacidade deste computador, ele possui 385 terabytes de memória RAM e 6,5 petabytes de armazenamento em seu disco rígido. Levando em consideração os detalhes e diversos pixels que são exibidos durante as simulações, este é, por assim dizer, o mínimo que o Uchuu deveria ter para poder processar e exibir tantas informações.

A supermáquina é um projeto que pode ser acessado no site do Uchuu para conferir todas as novidades e capacidades possíveis. Não deixe de acessar para verificar as curiosidades desta ferramenta que, assim que possível, nos dará um vislumbre maior sobre como é o grande universo fora do nosso planeta, além do pouco já que conhecemos.

Cibercrimes no Telegram

Por último, mas definitivamente não menos importante, falaremos sobre como o famoso mensageiro, Telegram, também conhecido como maior concorrente do WhatsApp, está sendo bastante utilizado por criminosos.

Em recentes apurações, foi apontado que muitos dos cibercrimes cometidos atualmente, estão sendo organizados não mais pela dark web, como de praxe, mas sim pelo aplicativo ao lado: Telegram. Caso você já tenha ouvido falar ou realmente não sabe o que é, a dark web é uma parte da internet que só pode ser acessada através de alguns artifícios, como navegadores alternativos, por exemplo. E lá geralmente são encontrados sites e/ou blogs que contém muito conteúdo relacionado a crimes, bem como os cibercrimes. É possível encontrar coisas “leves” como hackers que conseguem acessar e alterar login e senha de contas, bem como realizar transferências bancárias, até casos mais pesados, como compra e venda de órgãos ou assassinos de aluguel.

Cibercrimes no telegram
Houve aumento expressivo de até 100% de cibercrimes no Telegram

Como informado, para acessar a dark web requer um acerto cuidado e conhecimento técnico, então nem todo mundo que tinha interesse em conferir o que tem por lá, acaba se arriscando. Por isso, muitos criminosos optaram por migrar para o Telegram o mensageiro que possui mensagens protegidas por criptografia. Os grupos, que comportam até 200 mil pessoas, geralmente possuem o recurso de entrada somente via convite, ou seja, só quem está dentro — e às vezes, apenas pessoas específicas podem fazer isso — convidam os interessados.

Dessa maneira, o acesso de pessoas interessadas nestes cibercrimes, ficou cada vez mais fácil, uma vez que para acessar o Telegram basta baixá-lo no seu smartphone e chegar até a pessoa quer.

Seu serviço de mensagens criptografadas é cada vez mais popular entre os agentes de ameaças que conduzem atividades fraudulentas e vendem dados roubados … pois é mais conveniente de usar do que a dark web

Tal Samra, analista em cibercrimes e ameaças

A dica de segurança do Showmetech é que, caso se depare com alguma mensagem suspeita, bloqueie o contato imediatamente e encerre qualquer vínculo em troca de mensagens.

Veja também:

Perdeu o Showmetech TRIO da semana passada? Confira agora!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados