Este site transforma suas selfies em pinturas clássicas

Este site transforma suas selfies em pinturas clássicas 3
Saiba como transformar suas selfies em pinturas clássicas com o site AI Portraits Ars

Após a moda do FaceApp com seus filtros de envelhecimento terem tido bastante sucesso no meio do mês, chegou a vez do site que transforma selfies em pinturas clássicas. O AI Portraits Ars permite o upload de qualquer imagem e, em seguida, através de um algoritmo de Inteligência Artificial (IA), a transforma em uma obra de arte.

Desenvolvido pelos pesquisadores do IBM Watson AI Lab, no MIT, o site se utiliza de um algoritmo de Inteligência Artificial que foi treinado com mais de 45 mil de retratos de diferentes artistas dos períodos clássico, renascentista e também contemporâneos. Ela consegue identificar padrões de rosto e fazer a devida associação com as obras.

O site não permite a edição de fotos nem a alteração de filtros antes do envio, mas isso não impede que as pessoas façam devidas modificações antes de usarem o recurso. Alguns resultados podem sair bastante diferentes do original, mas ainda assim o estilo da imagem foca bastante na consistência do estilo artístico.

Os pesquisadores acabaram percebendo alguns fatos curiosos sobre os testes que fizeram previamente ao fazerem a aprendizagem da IA. No período, não havia pinturas renascentistas com pessoas sorrindo, então os desenvolvedores recomendam que sejam feitos experimentos com imagens de pessoas sorrindo, mesmo que o resultado não venha com o sorriso da pessoa.

“Essa incapacidade da Inteligência Artificial de reproduzir nossos sorrisos está nos ensinando algo sobre a história da arte. Estes e outros conceitos que surgem na reprodução de nossas fotos com o AI Portraits Ars são, portanto, uma exploração indireta do retrato e da história da arte”

Declaração da equipe sobre o projeto

Alguns artistas e figuras públicas tiveram suas fotos feitas com o aplicativo, e os resultados ficaram bem parecidos.

O ator David Harbour, que atua em Stranger Things também foi alvo das brincadeiras
O ator David Harbour, que atua em Stranger Things, também foi alvo das brincadeiras
Donald Trump também teve sua imagem feita pelo recurso
Donald Trump também teve sua imagem feita pelo recurso

Transformando suas selfies em pinturas renascentistas

Ao acessar o site do AI Portraits Ars, ele irá permitir clicar em uma câmera, para que seja feito o upload da imagem. O site está instável, então textos como “Unable to load content” (Não é possível carregar o conteúdo) poderão aparecer. Caso isso aconteça, basta apenas atualizar a página para que o conteúdo apareça corretamente;

No site do AI Portraits Ars, clique no local indicado
No site do AI Portraits Ars, clique no local indicado

Após clicar no ícone, ele abrirá uma janela do Windows, que permitirá selecionar qualquer imagem para que seja feito o upload;

Selecione a foto que deseja
Selecione a foto que deseja

Após o upload feito, ele pode demorar alguns minutos carregando e, quando o resultado for mostrado, a imagem aparecerá do lado da imagem que foi feito o upload.

O resultado é automático ao transformar suas selfies em pinturas renascentistas
O resultado é automático ao transformar suas selfies em pinturas renascentistas
É importante fazer teste com fotos sorrindo, e o resultado ainda é impressionante
É importante fazer teste com fotos sorrindo, e o resultado ainda é impressionante

Pronto. Suas imagens serão convertidas para pinturas ou quadros e podem ser compartilhados nas redes sociais! O site ainda possui um banco de dados de quais imagens foram geradas pelo algoritmo.

Banco de dados de quais imagens foram geradas pelo algoritmo

O sucesso de aplicativos com filtros

Há uma semana, o FaceApp quebrou a internet com seus filtros de envelhecimento. Apesar de servir como um App de edição de fotos e filtros, o aplicativo também acabou se tornando uma ferramenta de humor, utilizando Inteligência Artificial para modificar os rostos. E o aplicativo não possui só o recurso de envelhecer as pessoas.

Saiba como usar o FaceApp na nossa matéria abaixo:

Sejam pinturas renascentistas ou rosto envelhecido, os aplicativos que utilizam IA têm ganhado espaço e sido alvos até do desenvolvimento de novas tecnologias como o Deepfake, que são pequenos vídeos criados a partir de imagens. As manipulações de imagens por Inteligência Artificial ganham, a cada lançamento, combustível para evoluírem e se tornarem cada vez mais reais.

Como ficaram suas selfies baseadas em pinturas renascentistas? Deixe nos comentários se ficaram parecidas com você!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail