Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?

Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen? 3
Neste comparativo iremos observar e destacar as principais características dos três sistemas operacionais de Smart TVs mais utilizados.

Com tantas opções de Smart TVs no mercado, é natural que se sinta confuso(a) na hora de escolher em qual sistema operacional você irá passar mais tempo. E é por isso que hoje iremos  analisar os pontos positivos e negativos de cada SO encontrado hoje em dia.

Essa área é dominada por três sistemas: Android TV, presente em Smart TVs de marcas como Sony e Philips; webOS, que é exclusividade da LG e, por fim, o Tizen, exclusivo da Samsung. Dito isto, vamos lá:

Android TV

Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen? 4
Organização de ícones que você já conhece.

Presente em uma grande parcela das Smart TVs do mercado, o Android TV é ideal para a maioria das marcas por carregar toda a maturidade do sistema Google. Dentre as suas principais características, está a presença do Chromecast embutido – quando o hardware do televisor permite.

Ou seja, é possível espelhar o conteúdo do seu smartphone para a Smart TV em poucos segundos. Outra vantagem trazida pelo Android TV é sua vasta lista de aplicativos disponíveis. Afinal, o robozinho está aí a muito tempo.

No entanto, é essa generalização que faz do Android TV menos eficiente em modelos de TV de baixo custo. Ainda assim, o Google continua trabalhando em atualizações como esta:

Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen? 5
Android TV em sua versão Oreo.

Totalmente integrado com o Google Assistente, o sistema operacional está mais fácil de utilizar. Ainda mais se considerarmos a nova organização da tela inicial, que mostra o que há de mais interessante para você – e até mesmo programas ao vivo.

Mas é claro: nem toda Smart TV com Android TV disponível no mercado brasileiro possuirá acesso a essa atualização. E este é mais um ponto negativo do SO.

webOS

Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen? 6
É possível personalizar o menu do webOS.

Considerado por muitos um dos melhores sistemas operacionais, o webOS da LG funciona muito bem. Seu menu intuitivo, com tons de cor agradáveis para a maioria dos usuários, chama a atenção por apresentar transições suaves.

Além disso, a LG garante que todas as suas Smart TVs, incluindo as de entrada, possuam a mesma experiência de uso que as mais caras. Dessa forma, o webOS 3.5 roda de maneira excepcional tanto em modelos de 28″ quanto os de tamanhos e resoluções maiores.

Outro ponto positivo é a presença do controle remoto Smart Magic, que possibilita uma forma totalmente diferente de usar a sua Smart TV. Isto porque ele te permite usar um cursor de mouse para auxiliar na navegação.

Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen? 7
Smart Magic é uma mão na roda.

Porém, o mesmo aspecto que faz o sistema operacional brilhar, também o traz problema. Já que ele é da LG, seus televisores ficam reféns da vontade da empresa. Assim sendo, atualizações acabam demorando bastante a acontecer.

E isso também afeta a quantidade de apps disponíveis na loja. Embora os principais estejam lá, ainda se trata de um número inferior ao encontrado no Android TV, por exemplo.

Tizen

Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen? 8
Interface limpa e útil.

Por fim, temos o sistema da Samsung, que apresentou ótimo amadurecimento no decorrer dos anos. Um dos seus principais pontos positivos é o fato de estar presente em todas as Smart TVs da empresa sul-coreana.

Também temos por aqui o GameFly, plataforma de streaming de jogos do Tizen. Apesar de não poder ser aproveitada por qualquer brasileiro – por demandar uma conexão de internet acima da média – a plataforma é uma ótima solução para os gamers de plantão.

Ah, e caso esteja assistindo e queira navegar por todo o menu, você não precisa necessariamente sair de uma tela e ir em direção a outra. Basta acessar uma barra translúcida (e discreta) e navegar enquanto não perde sua programação – o que também é possível de se realizar no webOS da LG.

Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen? 9
Tizen traz praticidade na reprodução de mídias.

Aqui, é possível ainda executar comandos de voz através do controle, assim como no Android TV. Apesar de não ser algo surpreendente, acaba sendo essencial para o futuro da sua casa inteligente.

Entretanto, assim como o webOS, o Tizen acaba sofrendo nas mãos de apenas uma fabricante. Este aspecto por si só traz pontos positivos e negativos que você já conhece. E, diferentemente dos modelos da LG, a experiência de uso das Smart TVs menores da Samsung pode ser bastante diferente da encontrada nas mais robustas da marca.

Qual é o melhor sistema de Smart TVs?

No fim das contas, todos os três sistemas operacionais oferecem experiência de uso adequada. No entanto, o webOS se destaca pela maior uniformidade entre os televisores da LG. Enquanto isso, o Tizen brilha nos mais robustos da Samsung, oferecendo aos gamers que não possuem console a chance de jogar.

Quanto ao Android TV, é possível dizer que é um sistema para todos, já que pouca gente não é familiarizada com o robô do Google. Porém, a dica aqui é procurar modelos de Smart TVs mais atualizados para aproveitar os novos recursos trazidos.

Leia também

Como escolher uma Smart TV

Receba notícias por e-mail