SmartbikeVanmoof: conheça a “Tesla das Bicicletas”

smartbike - SmartbikeVanmoof: conheça a "Tesla das Bicicletas"
Conheça agora as primeiras Smartbike do mercado, bicicletas elétricas inteligentes da desenvolvedora holandesa Vanmoof.

É verdade que o mundo está cada vez mais tecnológico. Sistemas inteligentes envolvem cada vez mais nossas casas e agora, vão nos auxiliar na rua também! Conheça agora as primeiras Smartbike do mercado, bicicletas elétricas da desenvolvedora Vanmoof.

Pensando em usuários urbanos de bicicletas, a empresa holandesa Vanmoof desenvolveu tecnologias próprias para este público. Com funcionalidades que auxiliam usuários a andar pela cidaded e até em caso de furtos, as Smartbike são uma boa alternativa para o trânsito urbano. Infelizmente não possuem um preço tão acessível ainda.

40c4f11716ee70259a107222d5ac5160 720x431 - SmartbikeVanmoof: conheça a "Tesla das Bicicletas"

A ideia da Vanmoof

De acordo com os idealizadores do projeto, eles tentaram resconstruir a ideia urbana de uma bicicleta. Em sua crítica, um dos CEO da Vanmoof afirma que inúmeros engenheiros investem pesquisas em bicicletas de corrida ou mountain bike. Infelizmente, segundo ele, pouquíssimos pensam no cenário urbano.

Sem esse investimento em algo novo e adaptado ao mundo tecnológico atual, as pessoas não vão simplesmente abandonar seus carros e começar a usar bicicletas. De acordo com os representantes da Vanmoof, as Smartbike chegam exatamente para proporcionar isso.

vanmoof header 720x486 - SmartbikeVanmoof: conheça a "Tesla das Bicicletas"

A bicicleta elétrica e inteligente

O carro chefe da empresa é a Smartbike elétrica, com recursos que facilitam a pedalagem e até compatibilidade com smartphones. Entretanto, essa bicicleta não é simplesmente motorizada, ela na verdade possui componentes elétricos desenvolvidos para auxiliar o usuário na pedalagem. Ela não funciona como uma moto.

A funcionalidade elétrica da Smartbike auxilia o usuário a pedalar mais facilmente, algo muito útil em cenários urbanos onde não estamos exatamente em ruas planas. Isso faz com que os usuários não fiquem exaustos no final de uma colina ou subida, tornando a viagem menos cansativa e possível de ser feita no dia a dia.

VANMOOF Electrified S Bicycle 4 720x432 - SmartbikeVanmoof: conheça a "Tesla das Bicicletas"

Além disso, a Smartbike possui diferentes modos de carga para que o usuário possa adequar a assitência ao seu ritmo. Pessoas mais acostumadas com exercícios podem diminuir essa assitência da Smartbike, enquanto outras, mais sedentárias, podem aumentar a carga elétrica que vai auxiliar nas pedaladas.

Funcionalidades “smart”

A Smartbike ajuda o usuário a manter uma velocidade constante de até 32 quilômetros por hora, o que é uma velocidade razoável para o perímetro urbano. Entretanto, caso o usuário queira ir ainda mais rápido, basta que ele pedale mais rápido.

O motor elétrico fornece energia constante para a bicicleta, mas podemos também manipular essa quantidade de alimentação. Para que o usuário possa ter um pouco mais de velocidade num momento inicial, existe um botão embaixo do guidão que impulsiona a bicicleta rapidamente, excelente para subidas ou então para momentos de descanso.

vanmoof electric bike 02005.0 720x480 - SmartbikeVanmoof: conheça a "Tesla das Bicicletas"

 

Tudo isso é alimentado por um motor elétrico mantido por uma bateria que estão dentro dos tubos da Smartbike. De acordo com a Vanmoof, suas Smartbikesp ossuem as maiores baterias da indústria de bicicletas até hoje. Essa bateria, com cerca de 420 watts de potência, é o suficiente para que a bicicleta percorra até 120 km sem precisar ser recarregada.

Verdadeiramente inteligente

A Smartbike não é somente um motor elétrico que auxilia nas pedaladas. Isso porque ela possui, como havíamos falado, algumas funcionalidades extras que a fazem realmente uma Smart. Entre essas funções, a que mais se destaca é a capacidade de localização de sua bicicleta em caso de furtos ou perdas.

Primeiramente, a Smartbike possui um bloqueio integrado que você pode ativar a partir do seu smartphone ou de um pequeno chaveiro que você pode usar junto com suas chaves tradicionais. Além disso, a Smartbike também possui conectividade wireless. Assim, em caso de roubo, basta pressionar um botão no aplicativo e informar a Vanmoof do ocorrido.

1  FBX2sL brZFpgz7ErehSQ 720x480 - SmartbikeVanmoof: conheça a "Tesla das Bicicletas"

De acordo com a empresa, eles possuem um serviço de atendimento 24 horas que pode rastrear a Smartbike para você. Não funciona exatamente como um aplicativo aberto que mostra onde a Smartbike está. Na verdade a funcionalidade wireless vai mais ajudar a Vanmoof a localizar e devolver o seu produto.

Preço ainda pouco acessível

Existe um modelo da Smartbike sem o motor elétrico, apenas com as funcionalidades de localização e leitores digitais. Entretanto, mesmo que esse modelo seja mais barato, ambos ainda estão bem caros, mesmo para a realidade dos EUA, onde foram lançados.

A Smartbike com motor elétrico custa cerca de 2 mil a 3 mil dólares. Enquanto isso, seu modelo menos pomposo, custa mil dólares. Ou seja, numa conta sem levar em consideração impostos, isso daria cerca de 3500 reais, para o modelo mais barato.

VANMOOF01 720x450 - SmartbikeVanmoof: conheça a "Tesla das Bicicletas"

Mesmo assim, a ideia da Vanmoof é muito promissora. Um projeto deste tipo pode servir como pontapé para o investimento em um novo ramo de tecnologia. A necessidade já está evidente nas maiores metrópoles do mundo, onde o excesso de carros polui e conjestiona a vida urbana. Resta saber se essa tecnologia vai se popularizar o suficiente para se tornar mais acessível para o consumidor médio.

Comentários do Facebook

Share via