Saiba como escolher o melhor smartphone para você

Saiba como escolher o melhor smartphone
Não sabe como escolher o melhor smartphone para você? Reunimos os melhores pontos a se considerar na hora de definir

Escolher um smartphone pode parecer fácil. Você olha o modelo na loja ou site pensa: “Ele é bonito? Tem memória o suficiente para guardar meus aplicativos e fotos? Consigo tirar boas fotos para postar no Instagram ou para uso profissional? Ele vai travar?” Definitivamente, não é uma tarefa simples escolher um smartphone.

Na verdade, decidir qual vai ser o seu próximo – ou primeiro – smartphone é ter a consciência de que você irá gastar por um aparelho que supre suas necessidades durante um período de tempo. Por isso, seja você um usuário modesto ou hardcore, é extremamente necessário conhecer todos os pontos a se considerar na hora de fazer a sua escolha. Nesta matéria, iremos te ajudar a como escolher o melhor smartphone para você.

Melhores smartphones chineses
Na dúvida por um smartphone? Saiba como decidir

Saiba como escolher o seu próximo smartphone

Considerações iniciais

A primeira coisa a se considerar na hora de escolher o melhor smartphone é se perguntar o que você quer fazer no aparelho. Quer tirar boas fotos, jogar games e também usá-lo para trabalho? Ou só quer para ter o básico, fazer ligações, entrar nas redes sociais e tirar fotos esporádicas aqui e ali?

É importante ter isso em mente porque a cada dia que passa as variedades de smartphones e suas diversas configurações aumentam, e, com tantas opções no mercado, fica ainda mais difícil de decidir se você não definiu a sua finalidade quando tiver ele em mãos.

Respondida essa pergunta, vamos analisar alguns pontos importantes antes de definir qual é o melhor smartphone para você. Para isso, vamos focar em dois pontos: o usuário básico, sendo o consumidor que não quer gastar muito e focar em atividades básicas, como redes sociais e algumas fotos, e usuário avançado, o consumidor que vai usar o smartphone para quase tudo no dia a dia, se divertir, trabalhar e se comunicar, sem possibilidade de falhas.

Processador

Saiba como escolher o melhor smartphone para você
Processadore Snapdragon é um dos mais usados em smartphones

A grande maioria do consumidor acredita que quanto mais núcleos em um processador, mais rápido é o celular. Não é bem assim que um celular funciona. Dentro de um smartphone há um conjunto que componentes que define se um celular é bom ou não. O aparelho pode vir com 20 núcleos, mas se o restante não combinar com o processador, por exemplo, você fez uma má escolha.

Entretanto, há um padrão entre todos os celulares que se prezem atualmente, que chegam ao mercado carregando, no mínimo, oito núcleos de processamento. Portanto, se você chegar a ver algum aparelho que ofereça menos de 8 núcleos, fuja porque provavelmente é furada.

Hoje em dia, há algumas fabricantes de processadores do mercado, mas somente duas pegam mais da metade da fatia de celulares do globo: A MediaTek e a Qualcomm. Pode parecer difícil de identificar lendo pelo nome da fabricante, então vamos tentar desse jeito: linhas Helio e Snapdragon.

Saiba como escolher o melhor smartphone para você
MediaTek é mais focado em aparelho de baixo custo

A maioria dos smartphones hoje no mercado leva um destes chipsets equipado (aqui focaremos no Snapdragon porque o Helio não é muito conhecido no Brasil). A linha Snapdragon possui diversas séries destinadas para públicos diferentes, entre elas as séries Snapdragon 400 (baixo desempenho), Snapdragon 600 (médio desempenho) e Snapdragon 800 (alto desempenho).

Se você é um usuário mais básico mas não quer abrir mão dos seus jogos ou aplicativos, uma boa opção é ficar de olho na série Snapdragon 400, pois os smartphones geralmente são baratos e fazem o que você quer. Já se você for o outro caso, pode optar pelas séries Snapdragon 600 e 800, que trabalham melhor a multitarefas, jogos pesados e outras atividades sem maiores problemas.

Memória

A memória RAM é um dos componentes que mais precisa estar compatível com o processador, já que, para o celular abrir qualquer ação rapidamente, a memória precisa gerenciar bem – e com sobra – todos os processos atualmente em andamento no celular.

Não é uma regra, mas uma quantidade considerada boa para uma memória RAM rodar satisfatoriamente são, no mínimo, 3 GB de RAM. Esse número, inclusive, está sendo o padrão equipado em celulares a partir de R$ 900. Se você é aquele usuário que não quer sofrer com travamentos ou lentidão, e não deseja gastar muito, fique de olho neste valor.

Agora, na teoria, quanto mais memória RAM embutida, mais o processador vai poder trabalhar sem sufocar o aparelho. Por isso, smartphones topo de linha atualmente acompanham 6 GB para cima. Como a tendência é aumentar ainda mais esta capacidade, se puder, opte sempre por mais memória.

Armazenamento interno

A capacidade interna do aparelho também vai ser um dos quesitos mais importantes na hora de escolher o melhor celular para você. Seja para suas fotos, aplicativos, jogos, ou arquivos importantes de trabalho, basicamente o capacidade do aparelho define o quantidade de arquivos que ele suporta.

Esse setor, em específico, depende muito mais do usuário do que do próprio smartphone em si, pois há quem curte deixar tudo na memória do celular, como também quem passa os arquivos para outro meio de armazenamento. Smartphones mais básicos estão sendo vendidos em capacidades a partir de 32 GB e vão até 64 GB. Já é um ótimo número considerando que muitas fabricantes colocam suporte ao cartão de memória.

Smartphones mais potentes estão chegando com exagerados 1 TB de armazenamento, como é o caso do Samsung Galaxy S10+, mas o padrão dos topos de linha é entre 64 GB e 128 GB. Com suporte ao MicroSD, provavelmente você não sofrerá com falta de espaço.

Tela

Tela grande ou pequena. Hoje em dia não tem mais essa distinção. Virou tendência das fabricantes equipar os smartphones com a maior tela possível no corpo do aparelho, o que ficou conhecido como “Tela infinita”. Hoje em dia, o padrão mínimo para uma tela de celular é de 6 polegadas, mas o tamanho do display depende muito da vontade do usuário.

Saiba como escolher o melhor smartphone para você
Galaxy S10+ possui tela enorme de 6,4 polegadas, tecnologia AMOLED e Gorilla Glass 6

Mas o que adianta ter uma tela gigante e a sua qualidade ser ruim? Hoje há diversas configurações de tela que é sempre bom prestar atenção, como a resolução, tipo de tela usado na fabricação (AMOLED, LCD, OLED, Retina), ou proteção (Gorilla Glass). Vamos explicá-los brevemente abaixo:

Resolução: a resolução vai definir quantos pixels por polegada sua tela é capaz de exibir. Lembre-se de que quanto maior for os valor, maior é a resolução e, assim, mais qualidade sua tela terá. Hoje a indústria trabalha com três resoluções padrão: HD (720×1080), Full HD (1920×1080) e Ultra HD – ou 2K – (2048×1080).

Com a chegada das telas infinitas, você provavelmente verá as nomenclaturas com um sinal de mais do lado, mas basicamente é uma versão evoluída graças a nova proporção de tela. Se você é um usuário mais básico, preste atenção no HD+ que não terá problemas. Já o usuário mais avançado, fique atento no Full HD+ e 2K+, que já apresentam bons resultados.

Tipo de tela: O tipo de tela também é um parte importante, já que ela vai definir como que os pixels serão mostrados. Teoricamente, se você já tem uma boa resolução, vai optar por um tipo igualmente bom para ver o conteúdo com mais qualidade.

Passando rapidamente pelos tipos de tela mais utilizados, nós temos o LCD, IPS, AMOLED, OLED, Retina. Os tipos AMOLED e OLED, por exemplo, oferecem cores mais saturadas e vivas; já as demais optam pela suavidade e realismo. Qual é a sua preferência? – particularmente, eu prefiro as primeiras.

Saiba como escolher o melhor smartphone para você
Moto G6 Plus é um intermediário que traz tela IPS LCD, que exibe cores mais realistas e suaves

Proteção: Em quesito proteção, o Gorilla Glass é praticamente universal em todos os smartphones. Celulares mais atuais usam a mais nova versão da tecnologia, o Gorilla Glass 6, mas os mais antigos também garantem resistência em quedas não muito leves – e com muita sorte. Na dúvida, evite derrubar o seu smartphone.

Sistema Operacional

Não tem como definir qual é o melhor sistema operacional para o seu smartphone, e sim qual é o que te trará mais experiência para seu gosto. O Android e IOS são SO completamente diferentes, sendo o primeiro com mais possibilidade de customização e o segundo mais completo dentro de seu ecossistema.

Saiba como escolher o melhor smartphone para você
Dois SO completamente diferentes. Teste-os e escolha o que melhor lhe agrade (imagem: iMore)

O melhor conselho para esse quesito é testar os aparelhos antes e observar seus recursos. Mexa nos smartphones dos amigos que tiverem os SO e procure definir o que mais lhe agradar.

Câmera

Assim como o sistema operacional, não existe a melhor câmera, e sim qual vai entregar o que você está buscando em uma. Deseja fazer fotos com efeito desfocado, capturar mais pessoas em uma foto, trabalhar profissionalmente, somente postar fotos no Instagram? A melhor dica aqui é testá-la antes se puder, ou procurar saber se as configurações da câmera vai te atender.

Saiba como escolher o melhor smartphone para você
Câmera traseira do S10+ é tripla e promete atender todo tipo de usuário

Bateria

Escolhido todos os itens acima, agora você vai precisar de uma bateria que segure tudo por, pelo menos, um dia. É frustante quando o celular tem tudo que o você quer, mas precisa pôr para carregar duas vezes ao dia.

Entretanto, não existe um número mágico de bateria perfeita, mas 3.000mAh é a quantidade considerada padrão para um smartphone – menos que isso, fuja. Procure pesquisar também sobre testes de bateria da preferência, pois cada fabricante otimiza o smartphone do seu jeito para consumir menos energia, mas nem sempre ela consegue.

Conte para gente aqui nos comentários o que você busca em um smartphone!

Fonte: Tekimobile

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box