Smartphones podem ficar ainda mais interessantes em 2018

Smartphones podem voltar a ser interessantes em 2018
O ano de 2017 foi recheado de lançamentos de smartphones. Agora, comentamos nossas expectativas para as tecnologias que serão implementadas neles em 2018.

Ainda que as grandes fabricantes não parem de por mais recursos num dispositivo cuja função primária era conversação por voz, os smartphones têm ficado bem chatos para o consumidor casual. Seja pelo lançamento anual obrigatório ou pela falta de uma inovação que chame atenção, o mercado de smartphones começou a perder um pouco do brilho.

No entanto, isso pode mudar em 2018. Chegamos ao momento de pular mais um obstáculo para a evolução dos dispositivos portáteis que não saem de nossas mãos.

Ano novo, tecnologias novas

Inteligência artificial em smartphones

inteligencia artificial - Smartphones podem ficar ainda mais interessantes em 2018
Deixar um algoritmo fazer uma tarefa por você pode ser útil.

Tudo bem, a IA está ai há anos e não é exatamente nova. Porém, a vantagem dessa tecnologia é a forma como ela é usada. Em 2017, vimos que o Google Lens é capaz de identificar qualquer coisa que esteja no raio de alcance de sua câmera. Além disso, a Huawei nos mostrou que a inteligência artificial pode ser usada para tirar fotos melhores.

O Mate 10 Pro, da Huawei, usa reconhecimento de imagem e uma NPU (unidade de processamento neural) para ajustar automaticamente as configurações da câmera e tirar fotos impressionantes.

No entanto, isso é só o começo. A “aprendizagem de máquina” está dando novos passos e, com isso, coisas como tradução em tempo real e sugestões estão ficando ainda melhores.

Realidade aumentada

a8a9e1 3377733fa5ed44d49f4f38888a3efe64 mv2 - Smartphones podem ficar ainda mais interessantes em 2018
Os novos iPhone têm um grande foco em realidade aumentada.

Depois do fiasco do projeto Tango da Google, teremos a segunda etapa de desenvolvimento da realidade aumentada. O iOS com seu ARKit e o Android Oreo com o ARCore.

Ao invés de exigirem precisão como o Tango, eles apostaram na simplicidade da câmera dos smartphones para fazer tudo. Ou seja, não há a necessidade de um hardware preciso que dificultaria a acessibilidade a tecnologia.

Escaneamento facial em 3D

17182034653446 - Smartphones podem ficar ainda mais interessantes em 2018
Face ID foi a primeira solução do mercado.

Apesar de o Face ID ter tido uma apresentação polêmica e não ser exatamente uma melhoria prática em relação aos leitores de digitais, essa tecnologia deve chegar para outros dispositivos em breve.

Com a concorrência brigando entre si, é só uma questão de tempo até que desbloquear seu smartphone apenas com o rosto seja simples e prático. Além disto, precisamos de algo mais útil do que os animojis.

USB tipo-C e outros extras

snowkids usb c to usb 3 0 thumb 1500x1000 - Smartphones podem ficar ainda mais interessantes em 2018
O novo padrão gerou inúmeros adaptadores.

Caso ainda não tenha ficado claro, o novo padrão de conexão para smartphones e outros dispositivos é o USB tipo-C. Em 2017, notamos a transição entre um padrão e outro e, com isso, 2018 deve ser a conclusão deste capítulo.

Por falar em transições, a morte da conexão P2 em smartphones (entrada para fones de ouvido) foi mais uma oportunidade para as empresas minarem mais dinheiro de nossos bolsos. Agora, temos a “opção” de comprar fones sem fio e que custam acima de 150 dólares adicionais. Este tipo de solução não funcionará no Brasil a menos que os preços caiam de verdade.

Por fim, temos os docks. Funcionando de forma semelhante ao Nintendo Switch, tivemos o lançamento do Samsung DeX Station. A ideia é encaixar seu Galaxy S8 ou Galaxy Note 8 nele e poder usá-los com monitor, teclado e mouse. Com sistema próprio, o DeX é útil se você não tem um computador, ou se precisa transportar um.

Samsung Dex desktop Galaxy S8 dock base - Smartphones podem ficar ainda mais interessantes em 2018
O Samsung DeX é útil, mas pode melhorar.

No entanto, a solução ainda não é perfeita e continua sendo de nicho. Com os devidos ajustes e a propagação da ideia em outras fabricantes, podemos ter uma nova era de smartphones híbridos.

Acompanhe o Showmetech para ficar por dentro de cada lançamento de smartphone em 2018. Ah, e, deixa nos comentários sua opinião sobre o que precisa ser implementado nos próximos dispositivos.

Fonte: Gizmodo

Leia também

Confira os melhores smartphones top de linha para comprar no Natal

areoursmartp - Smartphones podem ficar ainda mais interessantes em 2018

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via