Em breve, smartphones Android e iPhones poderão ter o mesmo carregador

carregando iphone scaled
Não é a primeira vez que a União Europeia tenta padronizar os carregadores de smartphones; a Apple segue resistindo contra a mudança
Anúncio
Em breve, smartphones Android e iPhones poderão ter o mesmo carregador

Os membros do Parlamento Europeu (UE) irão tentar novamente uma medida antiga que tenta padronizar os carregadores de dispositivos móveis. O principal argumento para a implementação da medida é a redução dos impactos ambientais. Além disso, padronizar os carregadores de smartphones acabaria com aquele dilema dos dias atuais de “alguém tem o carregador do dispositivo X ou Y?”. 

Os eurodeputados tentam aprovar essa proposta desde 2009. Já em 2014, a União Europeia introduziu a ‘Diretiva Voluntária para Equipamentos de Rádio’. No entanto, os deputados alegaram que “os acordos voluntários entre diferentes atores da indústria não produziram os resultados desejados”.

Padronizar os carregadores é um desejo antigo da União Europeia
Padronizar os carregadores é um desejo antigo da União Europeia

Nesta semana, eles voltaram a discutir sobre um carregador de smartphone universal para poupar o meio ambiente. O Parlamento estima que os carregadores que as pessoas acumulam geram cerca de 51 mil toneladas de resíduos eletrônicos a cada ano. Para combater isso, os deputados discutiram a proposta de adotar as “medidas vinculativas”, que obriga as fabricantes a unificar o equipamento de carregar dispositivos móveis e outros eletrônicos portáteis. 

A evolução dos smartphones implica em gadgets diferentes. Nos últimos anos vimos a passagem do mini-USB para o USB-C. Ainda assim, algumas empresas insistem em utilizar o mini-USB (em smartphones Android). A Apple, por exemplo, utiliza um padrão em seus dispositivos. O Lightning foi lançado em 2012 e está presente nos produtos da Maçã desde o iPhone 5

Hoje em dia, a maioria dos dispositivos móveis usa porta USB-C para carregar o smartphone
Hoje em dia, a maioria dos dispositivos móveis usa porta USB-C para carregar o smartphone

Atualmente, a maioria dos dispositivos móveis usa portas USB-C para fazer o carregamento. A Apple ainda está com o Lightning e segue resistindo contra a medida de padronizar os carregadores. No ano passado, a Apple argumentou contra, alegando que universalizar o gadget “prejudicaria a inovação”. 

“Apple significa inovação. Os regulamentos que direcionariam a conformidade através do tipo de conector incorporado em todos os smartphones congelam a inovação, em vez de incentivá-la. Tais propostas são ruins para o meio ambiente e desnecessariamente perturbadoras para os clientes.”, afirmou a empresa. 

Apple segue resistindo contra a padronização de carregadores
Apple segue resistindo contra a padronização de carregadores

Estranhamente, a fabricante do iPhone ainda alega que a medida “resultaria em um volume sem precedentes de lixo eletrônico e incomodaria bastante os usuários”. A Apple pode continuar a ser contra a padronização dos carregadores. Se a medida for aprovada, ela ainda assim não deve adotar o USB-C para seus produtores. Segundo o portal Tech Radar, a empresa está trabalhando em smartphones sem portas, ou seja, sem entrada para carregador. 

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter