Atualização de smartwatch da Huawei ajuda a detectar a COVID-19

Smartwatch Huawei Watch GT 2
Com a nova atualização, o Huawei Watch GT 2 passa a monitorar o SpO2 (saturação do oxigênio no sangue) e pode ajudar a detectar se a pessoa está com COVID-19

No Brasil, o smartwatch Huawei Watch GT 2 já recebeu a mais recente atualização que traz melhorias no sistema operacional. Entre as novidades, há um recurso significativo capaz deajudar a detectar se o usuário está com COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2). 

Com o Huawei Watch GT 2, agora fica possível realizar o monitoramento do SpO2 (saturação do oxigênio no sangue) e se preparar melhor caso a pessoa tenha a nova doença. Antes, é importante lembrar que o smartwatch não recebeu a novidade para fins médicos, ou seja, não substitui o diagnóstico médico para a COVID-19. Portanto, o recurso deve ser usado apenas para ter uma referência pessoal.

Geralmente, esse monitoramento é feito por oxímetros de dedo, onde você só precisa colocar a ponta do dedo e, em alguns segundos, o dispositivo apresenta os dados de saturação de oxigênio no sangue e a sua frequência cardíaca. A mágica por trás dos oxímetros de dedo está na luz, que consegue colher as informações a partir da penetração com dedo.

A oximetria de dedo já é usada por pessoas que já apresentam doenças pulmonares. Portanto, o equipamento também pode ser muito útil para acompanhar os primeiros sinais da COVID-19. Mas como isso pode funcionar no smartwatch da Huawei? Veja abaixo.

Como o Watch GT 2 pode detectar a COVID-19

Smartwatch Huawei Watch GT 2
O SpO2 é a saturação do oxigênio no sangue. Agora, os usuários do smartwatch da Huawei podem acompanhar o percentual do SpO2

A COVID-19 é uma doença que afeta fortemente os pulmões do ser humano. Com a dificuldade para respirar, consequentemente, você terá redução do nível de oxigênio no sangue. Como o Huawei Watch GT 2 consegue monitorar o SpO2 semelhante aos oxímetros de dedo, o relógio pode ajudar, principalmente, aquelas pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. 

Sendo assim, ter as informações do SpO2 poderá ajudar o médico (mesmo à distância) a fornecer a recomendação adequada ao possível infectado. É claro que ele deve avaliar antes os outros sintomas, que são: tosse, febre, dificuldade para respirar e calafrios. 

Smartwatch Huawei Watch GT 2
Smartwatch Huawei Watch GT 2 monitorando o nível de saturação do oxigênio no sangue

Conforme explica a Huawei, a atualização é mais um recurso para ajudar no “estilo de vida saudável”. A empresa explica que o smartwatch conta com um sensor dedicado de SpO2 e os proprietários podem ativar o teste através do menu, analisando o cálculo do percentual de hemoglobina saturada com oxigênio.

Huawei Watch GT 2 na água
O Huawei Watch GT 2 também é resistente à água

As porcentagens do SpO2 podem variar de acordo com diversos fatores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas consideradas ideais para uma pessoa saudável ficam em torno de 90% e 100%. As variações ocorrem, por exemplo, com pessoas com histórico de ronco, ou quando você está em regiões de altitude elevada (Machu Picchu e Lhasa, por exemplo), que podem provocar baixos níveis de saturação de oxigênio. Também é comum em pessoas que estão sob forte tensão, com estresse, seja ele pessoal ou profissional.

Caso o dispositivo apresente níveis fora do ideal, o recomendado é que a pessoa procure uma unidade médica para que o profissional de saúde possa realizar um diagnóstico completo. 

 Atualização

Aplicativo Huawei Health
Para começar a usar o recurso, basta o usuário acessar o aplicativo Huawei Health e fazer a atualização

Para fazer a atualização do seu Huawei Watch GT 2 e começar a usufruir do monitoramento do SpO2 durante a pandemia, basta acessar o aplicativo Huawei Saúde (ou Huawei Health, em inglês) – disponível para Android e iOS. Em seguida, clique em “Dispositivos”, selecione o modelo do seu relógio e vá em “Atualização de firmware”.

Feito isso, sincronizado com o aplicativo, você só precisar buscar pelo menu SpO2 e iniciar a medição. Se o relógio inteligente apresentar um resultado de 96% ou superior, não há motivos para se preocupar, como mostramos anteriormente. Caso ele apresente medições que variam entre 92% e 95%, você pode estar com alterações no envio de oxigênio. Se a porcentagem registrar 89% ou inferior, o indicado é procurar uma unidade de saúde. 

Recursos extras para a qualidade de vida

Dois Huawei GT 2 46 mm e 42 mm
O Watch GT 2 oferece diversos recursos para atividades físicas e qualidade de vida em geral

Além de exibir informações do SpO2, o Huawei Watch GT 2, assim como boa parte dos smartwatches, oferece outras funcionalidades que auxiliam na qualidade de vida. No caso do Watch GT 2, o relógio ainda entrega ao usuário a possibilidade de acompanhar a frequência cardíaca. Outros sensores disponíveis no dispositivo são: acelerômetro, barômetro, giroscópio e bússola. 

Além disso, ele disponibiliza recursos, como exercício de respiração, monitoramento de sono e medidores de estresse ativos. 

Para quem pratica exercício físico regularmente, o smartwatch pode ser usado junto do aplicativo Huawei Saúde. Com ele, o usuário poderá acompanhar o tempo dedicado a exercícios físicos, os seus passos, distância e calorias. Também é possível criar uma linha do tempo e monitorar as atividades realizadas diariamente, durante a semana, mensalmente e até por ano.

Quatro Huawei Watch GT 2
O Huawei Watch GT 2 está disponível no Brasil em duas configurações: 42mm e 46mm

O relógio inteligente da Huawei está disponível no Brasil em dois tamanhos: 46mm (R$ 1.413,51) e 42mm (R$ 1.078,71). Enquanto um traz design mais esportivo, o outro vem com o visual mais premium e “slim”. Ambos saem de fábrica com ótimo display AMOLED e ainda entregam Bluetooth 5.1, permite atender e fazer ligações, além de ter potente bateria que pode durar até quatro semanas. Por outro lado, fica devendo a conectividade NFC (Near Field Communication).

O que achou desse novo recurso presente no Huawei Watch GT 2? Se você já possui o smartwatch e fez a atualização, compartilhe conosco aqui nos comentários a sua opinião. 

Fontes: Huawei; GizChina; Gadgets 360.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter