Qualcomm apresenta Snapdragon 888 5G, próximo passo na inovação dos processadores mobile

Snapdragon 888 destaque
Novo processador da Qualcomm para os smartphones em 2021, o Snapdragon 888 5G tem recursos para fotografia profissional, compatibilidade total com 5G e inteligência artificial aprimorada

A Qualcomm realiza hoje o primeiro dia do Snapdragon Tech Summit Digital 2020, apresentando ao mundo o chip Snapdragon 888 5G com tecnologia para a próxima geração de smartphones premium. A empresa destacou no evento o papel da plataforma Snapdragon séries 8 para a evolução das tecnologias de celular, o processo de criação de produtos premium inovadores e como a partir de novas tecnologias, outras se desdobram.

A empresa destacou que ela constrói tecnologias primeiramente para os smartphones, depois as integrando em mais hardwares que carregam o nome do Snapdragon, e por fim essas tecnologias são introduzidas no mercado de forma mais geral, como foi com Always On, Always Connected PCs, Extended Reality (XR) devices, Edge/Cloud AI products, 5G Fixed Wireless Broadband e múltiplas outras.

“Criar experiências premium necessita de um foco enorme em inovações e um compromisso de longo termo, mesmo que a incerteza de conseguir realizar o objetivo seja enorme. É necessária uma empresa que esteja focada no amanhã para conseguir trazer e redefinir essas experiências.”

Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Incorporated.

Tradicionalmente, o evento ocorre na ilha de Maui, no Havaí, porém esse ano por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento está ocorrendo de forma remota.

O poderoso Snapdragon 888 5G

Qualcomm apresenta snapdragon 888 5g, próximo passo na inovação dos processadores mobile. Novo processador da qualcomm para os smartphones em 2021, o snapdragon 888 5g tem recursos para fotografia profissional, compatibilidade total com 5g e inteligência artificial aprimorada
O Snapdragon 888 é diminuto, como o padrão dos chips de celulares.

O Snapdragon 888 5G conta com a terceira geração do SnapdragonTM X60 5G Modem-RF, que como o nome já diz é um modem integrado que permite compatibilidade global com as conexões 5G, sendo compatível com redes que se comunicam por meio de protocolos sub-6 (ou seja, conexões entre 3 e 6 Ghz) ou mmWave, que é o protocolo que permite uso da rede 5G+. Também irá permitir o uso global de mais de um chip SIM (o chamado multi-Sim) e a Dynamic Spectrum Sharing, que permite que em uma mesma frequência de comunicações redes 3G, 4G e 5G sejam acessadas.

O chipset também vem com a sexta geração da Qualcomm AI Engine e com o o microprocessador Qualcomm Hexagon, capaz de multiprocessamento que além de tornar mais rápidos os aparelhos que fazem uso do hardware da Qualcomm, também usam inteligência artificial (IA) para melhorar a execução de várias funções. Segundo a empresa, eles são capazes de processar 26 tera operações por segundo (TOPS). 

A empresa também continuará implementando suas funções Snapdragon Elite Gaming no novo Snapdragon 888 5G. Essas funções fazem hardware e software trabalharem juntos para habilitar atualizações de drivers da GPU em celulares, mostrar a melhor imagem possível (várias vezes também implementando HDR nas imagens dos jogos) e possibilitando taxas de até 144 quadros por segundo. A terceira geração do Snapdragon Elite Gaming que estará no Snapdragon 888 5G irá trazer um upgrade enorme para a performance da GPU Adreno.

Também, é intenção da empresa que o Snapdragon 888 facilite e muito o uso de smartphones como câmeras profissionais, com a API própria Spectra ISP permitindo que usuários capturem 2,7 gigapixels por segundo, ou em termos mais simples, aproximadamente 120 fotos em resolução de 12MP por segundo.

Snapdragon 888 1
Os carros foram totalmente controlados por meio de conexão 5G, mostrando a qualidade na transmissão de dados

Durante a conferência, a Qualcomm demonstrou o poder do Snapdragon 888 5G a partir de carros de controle remoto, conectados totalmente em uma rede 5G a partir do protocolo mmWave. Com a ajuda da Verizon e da Ericsson, uma rede 5G privada foi construída no ambiente da apresentação, e graças às capacidades 5G das novas tecnologias da Qualcomm, os pilotos conseguiram controlar o carro em uma distância de mais de 1,6 km, além de ver ao vivo a pista em que corriam sem nenhum delay graças à baixa latência da plataforma em 5G.

Snapdragon 888 2
Graças ao Snapdragon 888, os pilotos tinham um vídeo ao vivo da pista em ótima qualidade.

Com a conexão 5G, a corrida pode ser assistida em diversos streams de latência diferente, mostrando a localização dos carros em um mapa dinâmico feito a partir das novas capacidade da API Qualcomm Location Suite, que consegue fornecer a localização bem detalhada com facilidade.

As impressões da indústria sobre o Snapdragon 888

Alguns executivos das principais empresas de tecnologia do mundo demonstraram suas impressões sobre o Snapdragon 888 e o Snapdragon Tech Summit Digital 2020, como a Verizon:

“A Verizon está na frente para mostrar as capacidades da ultra banda-larga 5G, e a Snapdragon Tech Summit 2020 da Qualcomm é a oportunidade perfeita para refletirmos o sucesso que tivemos esse ano, incluindo o lançamento da cobertura 5G básica em todo território dos EUA.”

Nicola Palmer, CEO da Verizon.

Outras empresas que já disseram que irão trabalhar com o Snapdragon 888 incluem:

  • NTT DOCOMO
  • Hugging Face
  • Sony Mobile Communications Inc
  • ASUS
  • Black Shark
  • OnePlus
  • Lenovo
  • LG
  • MEIZU
  • Motorola
  • Nubia
  • realme
  • OPPO
  • Sharp
  • vivo
  • ZTE
  • Xiaomi

“Durante a última década, desde a primeira geração dos celulares Xiaomi até os incríveis Xiaomi série 10 em comemoração aos 10 anos da empresa, nós andamos de mãos dadas com a Qualcomm Technologies para trazer a tecnologia mobile mais avançada para nossos clientes.”

Lei Jun, fundador e CEO da Xiaomi.

Esse foi o primeiro dia do Snapdragon Tech Summit 2020. Nos dias seguintes, veremos mais detalhes técnicos sobre os lançamentos da fabricante. e esperamos novidades da nova geração das plataformas para laptops e smartwatches. Continue acompanhando o Showmetech para saber tudo o que acontece no Snapdragon Tech Summit 2020.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário