Snapdragon sight: entenda a melhoria em câmeras para android

Snapdragon Sight: entenda a melhoria em câmeras para Android

Avatar of bruno martinez
Novos ISPs da Qualcomm permitem melhores imagens, vídeos em 8K com HDR e são focados em privacidade ao deixar sua câmera sempre ativada

Durante o Snapdragon Tech Summit 2021, que aconteceu diretamente do Havaí e de forma presencial, a Qualcomm também apresentou o Snapdragon Sight, uma nova otimização que irá agradar fãs de fotografia sem muito esforço. A solução de processamento de imagem será essencial para que os donos dos aparelhos que possuírem um celular com o Snapdragon 8 Gen 1 terem uma privacidade ainda maior. No total, quatro ISPs fazem parte desta nova otimização que agora tem um nome próprio.

Mas na prática, você sabe como isso vai mudar seu dia a dia? Além dos ganhos em imagem, um ISP muito interessante é o Always-On Camera, com foco em entregar mais segurança, mantendo a câmera de seu celular sempre ativa. Entenda tudo sobre a novidade agora mesmo e como seu dia a dia será melhorado.

Antes de tudo: o que é ISP?

A sigla para Image Signal Processor, que pode ser traduzido para processador de sinal de imagem, um ISP pode ser resumido como um processador especializado em converter o sinal digital dos sensores de câmera para uma imagem, e quanto maior a capacidade de um ISP, melhores serão as imagens capturadas pelo smartphone. Como podem existir mais de um deste dentro de um processador, a Qualcomm optou por colocar quatro ISPs dentro de seu novo processador.

Novo processador da qualcomm com isp snapdragon sight
Novo processador da Qualcomm possui ISP própria para melhores fotos e vídeos
Foto: Qualcomm

Geralmente, as ISPs sempre estão presente em um SoC (System on a Chip) e a fabricante do processador fica responsável pelos avanços de fotografia, o mesmo valendo para ganhos na captura de vídeo. Para o lançamento do Snapdragon 8 Gen 1, que estará presente nos principais celulares premium que serão lançados em 2022, a Qualcomm apresentou quatro novas ISPs que estão dentro do Snapdragon Sight. Esta é uma otimização que pode ser comparada com o Snapdragon Sound, em que a empresa entrega um melhor áudio sem fio ao resolver problemas de latência, qualidade e mais.

O que é EIS?

Já falando sobre Electronic Image Stabilization (EIS), esta é a tecnologia que utiliza o acelerômetro de seu celular para que uma imagem mais estável seja captada. A Estabilização Eletrônica de Imagem atua para detectar pequenos movimentos, e assim enviar informações para a lente para que todos os quadros sejam alinhados. O EIS é mais focado para a criação de imagens com alta resolução (HDR, ou High Definition Resolution), assim como no modo noturno — que utilizam várias fotos tiradas ao mesmo tempo para termos uma ótima imagem.

Exemplo de eis
EIS é focado em entregar fotos e vídeos sem ruídos.
Foto: Delta

Entrando no assunto de vídeo, a EIS procura por um ponto de alto contraste e então o mantém no centro de lente para que não ocorram problemas se a lente for virada. Na prática, a estabilização do ponto de contraste é travada e por mais que a lente balance, não haverão ruídos. O grande ponto-chave aqui é o aprendizado de máquina e o bom processamento em tempo real.

Um ponto negativo é que em alguns casos, as bordas serão utilizadas como ponto de segurança e isso pode causar um enquadramento menor do que você teria se estivesse com a EIS desabilitada. Dessa forma, nem sempre o EIS é utilizado pelos profissionais, mas podemos citar que os ganhos são importantes.

Maior qualidade em fotos

Smartphones premium são conhecidos por entregar a melhor experiência para seus usuários, e isso também inclui a entrega de boas fotos e vídeos. Mas tal benefício só será possível se a fabricante do processador (que também pode a mesma fabricante do celular, como o Google ou Apple) trabalhar o suficiente para que a fotografia computacional seja realmente eficaz.

Funcionalidades do snapdragon sight
Melhores fotos, vídeos e até mesmo privacidade são focos do Snapdragon Sight
Foto: Qualcomm

Uma boa lente realmente pode fazer uma diferença, mas o processamento acaba sendo mais importante. Até porque, existem diversos pontos que podem ser melhorados para que uma melhor foto ou vídeo seja entregue para o usuário. Para o Snapdragon Sight, a Qualcomm conseguiu realizar o processamento de 3,2 gigapixels por segundo, um ganho de 0,5 em relação ao Snapdragon 888. Na prática, os ISPs, com o apoio de outras otimizações, conseguem capturar 240 fotos de 12 MP (cada) por segundo. Isso é o dobro do que o lançamento anterior da empresa poderia alcançar.

Mas isso não é o máximo que os ISPs do Snapdragon Sight pode fazer. Se estiver em um smartphone com um sensor de 108 MP, o processador Snapdragon 8 Gen 1 será utilizado para capturar 30 fotos com resolução máxima por segundo. Com o uso bastante comum na indústria de celulares, é possível usar até três lentes de 36 MP para a captura de 30 fotos por segundo. Isso parece muito, mas a entrega final possui qualidade máxima.

Celular com novo processador da qualcomm
Novo processador reimagina a forma como tiramos fotos
Foto: Qualcomm

O modo noturno também foi aprimorado, com 30 quadros sendo unificados para entregar imagens em ambientes com pouca luz natural que são cinco vezes melhores em relação à geração anterior. Falando sobre zoom, a empresa ressalta que conseguirá entregar uma imagem com aproximação de até 100x sem granulação ou ruídos.

Por fim, o modo panorâmico, que muitas vezes acaba sendo a compilação de várias imagens, agora pode ser capturado de uma só vez devido ao chip proporcionar a visão panorâmica que captura 140º com um simples clique.

Ganhos em vídeo

Como ISPs também podem realizar melhorias na captura de vídeo, isso não ficou de fora na hora do desenvolvimento do Snapdragon Sight. A Qualcomm garante que a solução funciona a 18 bits, como um deles sendo o primeiro ISP do mundo a atingir isso. Na prática, será possível realizar um melhor manuseio de fotos e vídeos em HDR, assim como arquivos em formato RAW podem ser exportados também com 18 bits para que os profissionais tenham a melhor foto possível na hora da edição.

Snapdragon sight sendo utilizada em vídeo
Vídeos poderão ser gravados em 8K a 30 fps, agora com suporte para HDR
Foto: Today In 24 English

Em comparação ao Snapdragon 888, o novo chip que conta com Snadragon Sight também grava em 8K a 30 fps, mas agora é possível fazer isso em HDR (HDR10 e HDR10 +). O mesmo vale para a estabilização eletrônica que citamos no começo do texto, onde é possível realizar tirar fotos com resolução de 64 MP enquanto você está gravando um vídeo em 8K a 30 fps. Gosta do efeito bokeh em vídeos? A Qualcomm garante que seu novo processador possui poder para entregar essa funcionalidade em 4K sem esforço. Confira os avanços dos novos ISPs no vídeo abaixo:

Uso de IA para reconhecimento facial

É verdade que a inteligência artificial está sendo utilizada por diversas empresas para entregar uma melhor imagem e isso não seria diferente com a Qualcomm. Por meio do Snapdragon Sight, que está presente no Snapdragon 8 Gen 1, será possível reconhecer mais de 300 pontos do rosto humano (lábios, sobrancelhas e mais). Isso é o dobro do que a geração anterior conseguia fazer.

Emojis animados serão criados com uma maior assertividade devido ao chip principal ter um maior conhecimento sobre o rosto humano. Ainda não se sabe como será feito o balanço de branco em peles mais escuras, que já é adaptado no Google Pixel 6 e 6 Pro. Mas como a empresa “ensinou” seu processador a reconhecer mais detalhes de rostos humanos, se espera que isso não seja deixado de lado.

Always-On Camera

O que você pensa se afirmarmos que com o Snapdragon Sight, será possível que sua câmera fique ativa em praticamente todos os momentos do dia? Traduzido como “câmera sempre ligada”, este ISP é focado em manter sua privacidade de acordo com quem está usando o celular. Se por acaso alguém estiver atrás de seu ombro, tentando ver o que está na tela, as notificações serão bloqueadas para que nada de importante acabe sendo visto por quem não deveria.

Homem sendo vigiado pelo ombro enquanto usa celular
Suas informações ficarão mais seguras com o Always-On Camera
Foto: FreePik

O mesmo vale para quando você para de usar o celular por um momento: se por algum motivo, você precisar deixar o celular parado por algum momento, a tela será bloqueada assim que parar de olhar para a tela.

Privacidade com o Snapdragon Sight

Entrando um pouco mais no recurso, uma questão que ainda precisa ser respondida é: o que está sendo feito com as imagens que o telefone estará “vendo” o tempo todo? Voltando um pouco no tempo, já se sabe que tudo que falamos em nosso dia a dia é registrado por celulares e demais assistentes pessoais, uma vez que é necessário que os microfones destes aparelhos sempre estejam sempre ativos.

Homem mexendo em celular em público
Como as informações captadas serão tratadas pelas empresas? Foto: FreePik

Será que isso será enviado para algum lugar? Os clientes poderão saber de fato quando a câmera estará ativa? Há um recurso no Android 12 que funciona como uma grande central de privacidade, com uma notificação na barra de tarefas indicando que tanto o microfone, quanto a câmera estão sendo utilizados. Os fabricantes terão que lidar com esta incógnita e decidir se tudo ficará acessível aos clientes ou em uma pasta que não pode ser acessada.

Mas como o grande foco da funcionalidade da Qualcomm é simplesmente impedir que as informações que estão em seu celular não sejam visualizadas e acessadas por desconhecidos, se espera mesmo que uma grande transparência exista no uso de um dos ISP do Snapdragon Sight. Apenas o tempo nos dirá como isso se sairá na prática.

Quando tudo isso deve estar disponível?

O Snapdragon 8 Gen 1 estará em smartphones premium que serão lançados em 2022 — já sabemos que a Xiaomi lançará os modelos da linha 12 com o novo processador da Qualcomm. Indo mais além, a grande maioria dos celulares topo de linha serão lançados com o novo chipset da Qualcomm.

Modelo de smartphone com processador snapdragon 8 gen 1
Novos modelos com Snapdragon Sight devem chegar ao mercado em 2022.
Foto: Showmetech

Um ponto interessante é que o Galaxy S22 tem uma previsão de lançamento para fevereiro do ano que vem, então não deve levar mais de 2 meses para sabermos mais sobre como o Snapdragon Sight e demais recursos funcionarão na prática. O que você achou dos novos ISPs da Qualcomm? Acha que será útil em seu dia a dia? Comente conosco!

Veja também

Entenda todos os avanços do Snapdragon 8 Gen 1, processador que deve ser o grande destaque do mercado de celulares com Android:

Fontes: GSM Arena, The Verge, Android Authority, Peta Pixel e PC World

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados