Snapdragon Tech Summit 2019: O que esperar do evento anual da Qualcomm

Na primeira semana de dezembro, a Qualcomm apresentará o Snapdragon Tech Summit 2019 e deverá anunciar soluções para smartphones, smartwatches e laptops

Anualmente, dos dias 3 a 5 de dezembro, a Qualcomm faz seu tradicional evento chamado Snapdragon Tech Summit no Havaí, na ilha de Mauí, para mostrar as novidades tecnológicas da empresa para o ano. Como faltam poucos dias para conhecermos as soluções da empresa, decidimos reunir todas as novidades que devem ser apresentadas no local.

Dentre novos chipsets e tecnologias, o 5G é uma tecnologia que está em alta na empresa. Seguindo um ano de 2019 que a Qualcomm anunciou diversas novidades de tecnologias de comunicação, segurança da informação e conectividade, confira o que esperar do evento deste ano:

Novo Snapdragon 865 para smartphones

As expectativas para um novo chipset rondam o Snapdragon Tech Summit deste ano
As expectativas para um novo chipset rondam o Snapdragon Tech Summit deste ano

A única confirmação até o momento sobre o sucessor do Snapdragon 855 é que ele será chamado de Snapdragon 865.

Apesar da apresentação na reta final de 2019, o site WCCFTech comentou, em outubro, que não veremos o novo processador equipando um smartphone este ano, mas sim em fevereiro, junto com os novos Galaxy S11, da Samsung. O Snapdragon 865 (nome não-oficial) deve ser manter a construção em 7nm do antecessor, mas será o primeiro com tecnologia EUV da empresa. O tamanho da construção se refere ao número de transistores, sendo que quanto menor o processo de fabricação, mais transistores cabem em um chipset.

A tecnologia EUV é uma tecnologia em raios ultravioleta, que também está presente no novo Exynos 9825, da Samsung, permitindo a criação de transistores mais potentes e precisos. Isso resultaria em chipsets 30% mais potente em capacidade de processamento e até 50% menos consumo de energia em comparação com o antecessor.

Conectividade em foco e 5G

Conectividade e focos na tecnologia 5G foram grandes destaques do ano da Qualcomm
Conectividade e focos na tecnologia 5G foram grandes destaques do ano da Qualcomm

Mantendo o foco em aumentar a representatividade da rede 5G no mundo em suas soluções, o Snapdragon Tech Summit deste ano pode vir em peso com mais novidades sobre a tecnologia, ainda mais com a atualização do modem Snapdragon X55.

Em 2018, a empresa concentrou alguns esforços em aprendizado de máquina e processamento de imagem, podendo ser partes significativas de um novo chipset, auxiliando ainda mais o uso de inteligências artificiais nos dispositivos.

Novo Snapdragon Wear 3300 para smartwatches

Novo SDW3300 deve equipar os smartwatches de 2020
Novo SDW3300 deve equipar os smartwatches de 2020

O Tech Summit deste ano também pode ter espaço para os smartwatches. No final de outubro, o site XDA Developers divulgou que a Qualcomm estaria desenvolvendo a nova geração de processadores focados em relógios inteligentes. A novidade seria o sucessor do Snapdragon Wear 3100, que poderá ser chamado de Snapdragon Wear 3300 e construído baseado no Snapdragon 429 (Mobile), de 2018.

Apesar de ser um processador de entrada para smartphones de 2018, as melhorias em smartwatches podem ser significativas. O Snapdragon 429 é dividido em quatro núcleos Cortex-A53 (eficiência) de até 1.95GHz, o que na prática daria um salto gigantesco em autonomia de bateria e performance, já que, teoricamente, os relógios precisam de menos para trabalhar. Para efeitos de comparação, o SDW3100 é baseado na antiga plataforma SDW2100, que traz núcleos Cortex-A7.

Atualização do Snapdragon 8cx para laptops

O processador oferece o dobro de desempenho e 60% a mais de eficiência
O processador oferece o dobro de desempenho e 60% a mais de eficiência

A Qualcomm provavelmente anunciará uma atualização para o seu processador de laptop, o Snapdragon 8cx, para a nova geração de PCs premium Always on e Always Connected. A nova versão pode vir com recursos aprimorados tanto de CPU como GPU, além de um foco maior em processamento de vídeo.

Considerando o foco que a Qualcomm tem dado ao 5G, não seria uma surpresa ver um Snapdragon 8cx atualizado com um modem 5G também no Snapdragon Tech Summit 2019. O processador oferece o dobro de desempenho e 60% a mais de eficiência de energia, comparado com o Snapdragon 850, sendo uma das plataformas mais poderosas desenvolvidas pela empresa.

Cobertura completa do Snapdragon Tech Summit no Showmetech

O que você tem achado das novidades da Qualcomm este ano? Deixe nos comentários a sua expectativa para o Snapdragon Tech Summit 2019. Haverá muitas novidades da Qualcomm este ano e o Showmetech estará presente diretamente do Havaí para cobrir o evento. Por isso, não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações e fotos do evento.

Fonte: Qualcomm, XDA Developers, 9TO5GOOGLE, Android Authority

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: