Sony está trabalhando em novo playstation vr para o ps5. Jym ryan, ceo da sony sie, anunciou que a empresa trabalha na criação de um novo playstation vr compatível com o ps5

Sony está trabalhando em novo PlayStation VR para o PS5

Avatar of luís antônio costa
Jym Ryan, CEO da Sony SIE, anunciou que a empresa trabalha na criação de um novo PlayStation VR compatível com o PS5

O PlayStation VR foi a tentativa bem-sucedida da Sony de entrar no mercado de games que utilizam a Realidade Virtual. O headset compatível com o PlayStation 4 trouxe títulos interessantes (Astro bot: Rescue Mission, Moss, Resident Evil 7, Tetris Effect) que exploraram as funcionalidades do equipamento e deixavam o jogador completamente imerso no gameplay. Agora, em uma entrevista recente, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, confirmou que a equipe de desenvolvedores da empresa está trabalhando em um sucessor do PS VR para o PlayStation 5. A seguir você vai conferir mais detalhes sobre essa novidade

PlayStation VR 2 para o PS5

Ainda sem um nome oficial, o sucessor do PlayStation VR será um headset de VR (Virtual Reality, “Realidade Virtual”, em inglês) completamente novo para o PS5. O novo modelo deve usar de todo o progresso tecnológico que ocorreu desde que o PS VR original chegou ao mercado e uma quantidade considerável de lições aprendidas pela equipe de desenvolvimento da Sony. Os kits de desenvolvimento do novo PS VR devem ser distribuídos em breve para os estúdios de jogos que estejam interessados em produzir games em modo VR para o PS5.

Novo playstation vr pode ser parecido com o primeiro modelo, mas mais simples
O primeiro PS VR para PS4 era um headset VR que utilizava a PS Camera e os controles PS Move para criar um ambiente virtual para o jogador

O novo modelo deve ter apenas um fio que realizará a conexão do equipamento com o PS5, tornando a utilização do novo PS VR muito mais fácil e prática para o usuário. Porém, não se sabe se o novo modelo precisará de um conector especial, a nova PS HD Camera e algum tipo de joystick diferenciado, como o PS Move. No entanto, o novo PlayStation VR para PS5 não deve ser lançado em 2021. Mesmo assim, a Sony promete fornecer suporte para os donos do PS VR original com diversos títulos a caminho esse ano como After The Fall, Sniper Elite VR e Humanity.

O grande questionamento de especialistas em tecnologia é que, apesar de VR atrair muito a atenção do público, ainda é um mercado recém-nascido portanto, por que investir em um sucessor para o PlayStation VR agora? Jim Ryan comenta sobre essa questão em particular:

“Acreditamos na tecnologia VR e estamos extremamente felizes com os resultados com o presente PlayStation VR e pensamos que faremos bons negócios com nosso novo sistema de VR para PlayStation 5. Mais importante, vemos isso como algo além desta próxima iteração que realmente poderia ser muito grande e muito importante. Gostamos de inovar; achamos que nossa comunidade gosta que inovemos. Eu mudaria a questão e diria: “Por que não?” Para nós, é um passo muito lógico a dar. Estamos muito entusiasmados com isso e pensamos que as pessoas que vão fazer jogos de VR para o nosso novo sistema de VR também ficarão muito entusiasmadas.”

A falta do PlayStation 5 no mercado

Além do fator da pandemia do COVID-19 que ainda afeta gravemente o setor de fabricação de produtos eletrônicos no mundo todo, o PS5 sofreu graves problemas no seu lançamento que continuam mais de 3 meses depois. Scalpers (“cambistas”, em uma tradução literal) ao redor do globo — cientes da produção baixa do console em tempos de pandemia — compraram diversas unidades do PS5 para revendê-lo a preços astronômicos, deixando as lojas e o mercado de eletrônicos em geral praticamente sem estoques.

Sony está trabalhando em novo playstation vr para o ps5. Jym ryan, ceo da sony sie, anunciou que a empresa trabalha na criação de um novo playstation vr compatível com o ps5
Graças a atitudes de scalpers e problemas de produção, encontrar um PS5 à venda atualmente é praticamente impossível

Questionamento sobre esses problemas de produção, Jim Ryan se limitou a dizer que a Sony está trabalhando arduamente para resolver essa situação crítica. É fato que a Sony vendeu em torno de 4,5 milhões de unidades do PS5 até o fim de dezembro de 2020 (muito mais do que o PS4 quando foi lançado em 2013). Porém, o número de jogadores ativamente com o console novo não chega nem perto do número total de unidades vendidas.

Além disso, Ryan explica que a pandemia forçou a empresa a adotar um esquema de produção online que as fábricas e funcionários ainda estão tentando se adaptar, sem falar que a demanda do PS5 foi muito maior do que a empresa poderia esperar. Segundo ele, espera-se que, a cada mês, o ritmo de produção do PS5 aumente mas ainda não existe uma data ou período definitivo para o fim dessa crise com a produção.

Novidades do Play At Home

Lançada em 2020 devido à pandemia do COVID-19, a iniciativa Play At Home da Sony ofereceu dois jogos gratuitos para todos os usuários do PS4: Uncharted: The Nathan Drake Collection e Journey. Jim Ryan anunciou que a iniciativa fará um retorno em março ao oferecer o game Ratchet & Clank de forma totalmente gratuita, cortesia do estúdio Insomniac Games, mesmo desenvolvedor do sucesso Marvel’s Spider-Man.

Ratchet em game ratchet & clank
Ratchet & Clank é um dos sucessos do estúdio Insonmaniac Games que em breve estará disponível gratuitamente no PS4 e PS5 pela inciativa Play At Home

Além disso, foi anunciada ainda uma oferta de acesso estendido para novos assinantes do Funimation (plataforma de streaming de animes). Infelizmente, essa oferta, porém, só estará disponível nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

Fonte: PlayStation Blog, GQ Magazine

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados