Conecte-se conosco
aeroportos-reconhecimentofacial-receita-federal

Notícias

Sorria: 14 aeroportos brasileiros já fazem o Reconhecimento Facial de passageiros

Os passageiros de voos internacionais que chegarem aos aeroportos brasileiros serão identificados por um sistema de reconhecimento facial. Confira os aeroportos que já possuem a tecnologia.

reconhecimentofacial receita federal - Sorria: 14 aeroportos brasileiros já fazem o Reconhecimento Facial de passageiros

Os passageiros de voos internacionais que chegarem aos aeroportos brasileiros serão identificados por meio de um sistema de reconhecimento facial, capaz de identificar características únicas de cada indivíduo. Segundo a Receita Federal, o sistema, que começou a funcionar nesta semana. trará maior agilidade no atendimento ao viajante e facilitará o trabalho de agentes do órgão, através da identificação de passageiros que apresentem risco potencial de estarem praticando irregularidades aduaneiras e outras infrações.

O sistema, que já está em operação em 14 aeroportos do país, vai reconhecer essas pessoas automaticamente e permitir a sua seleção para uma fiscalização mais aprofundada, sem interferir no fluxo de passagem dos demais passageiros. A novidade chega em tempo para funcionar durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

“Com a união de uma sofisticada tecnologia de reconhecimento biométrico facial e um sistema avançado de gerenciamento de riscos aduaneiros, a Receita Federal aperfeiçoa seu processo de trabalho, trazendo maior segurança à sociedade brasileira, protegendo-a cada vez mais contra a prática da concorrência desleal e dos crimes de contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas, dentre outros”, diz o representante da Receita.

Ainda segundo a Receita, a modernização dos sistemas de controle atende a necessidade de dar vazão ao fluxo crescente de passageiros, por causa do aumento do tráfego aéreo internacional, especialmente durante grandes eventos. O novo sistema de reconhecimento facial foi apresentado no dia 1 de agosto e faz o cruzamento antecipado de dados dos passageiros entre as informações enviados pelas companhias aéreas com o banco de dados da Receita Federal, que inclui informações como declaração de renda, ocupação e frequência das viagem.

As cidades que já possuem aeroportos com o sistema de reconhecimento facial já em funcionamento são: Belo Horizonte (Tancredo Neves – Confins), Brasília, Campinas (Viracopos), Curitiba (Afonso Pena – São José dos Pinhais), Florianópolis (Hercílio Luz), Fortaleza (Pinto Martins), Foz do Iguaçu, Manaus (Eduardo Gomes), Porto Alegre (Salgado Filho), Recife (Guararapes – Gilberto Freyre), Rio de Janeiro (Tom Jobim – Galeão), São Paulo (Guarulhos), Natal (São Gonçalo do Amarante) e Salvador.

Continue lendo
Advertisement

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários
Subir