Spectre: app para iOS cria fotos profissionais com uso de IA

Spectre: App para iPhone
Usando os recursos do Spectre agora você pode criar fotos de longa exposição com seu iPhone

Se você é dono de um iPhone ou iPad e gosta de fotografias, certamente já ouviu falar do Halide, um popular aplicativo de câmera para iOS que oferece avançadas capturas RAW e outras ferramentas poderosas. Agora, seus criadores desenvolveram outro aplicativo fascinante: o Spectre.

Custando US$ 2,99, o programa vem com uma grande funcionalidade para seu dispositivo: exposições longas. Neste artigo, você irá conhecer mais detalhes sobre esse tipo de fotografia e como tirar proveito de todos os recursos incríveis que o Spectre tem a oferecer.

O Spectre e suas funcionalidades

Exposições longas são muito comuns no mundo das DSLR (sigla para Digital Single Lens Reflex, as câmeras profissionais). Elas podem fazer com que uma cena noturna comum pareça muito mais artística, criando listras de luz dos carros que passam.

Ou você pode ter uma longa exposição para trazer uma sensação real de água em movimento para cachoeiras ou outras cenas da natureza. No entanto, nos smartphones, muitas vezes as exposições longas são ignoradas.

Não existem recursos para capturar uma com a câmera integrada no iPhone ou no Google Pixel, por exemplo. Já em dispositivos da Samsung, LG e outros com modos de foto manual, isso pode ser feito.

Spectre

Mas o Spectre não se limita a velocidades longas do obturador: ele usa AI e fotografia computacional para produzir exposições longas aprimoradas sem as distrações usuais. O aplicativo pode remover completamente multidões de uma cena, o que será útil se você estiver fotografando lugares populares entre os turistas.

O Spectre pode até mesmo limpar ruas de carros em alguns cenários. Todas essas funcionalidades poderosas do aplicativo você pode conferir em ação no vídeo abaixo, que detalha mais sobre elas:

Além disso, o aplicativo detecta automaticamente cenas noturnas para criar as trilhas de luz desejadas e pode aplicar facilmente esse efeito de movimento à queda de água.

Fotos com o poder da Inteligência Artificial

A forma como o Spectre aborda os fundamentos da longa exposição é um pouco diferente. Em vez de abrir o obturador do iPhone por um longo período de tempo para captar luz (e capturar movimento), ele “tira centenas de fotos em poucos segundos” e otimiza continuamente a exposição para que nada seja apagado ou na total escuridão.

O aplicativo usa o aprendizado de máquina para reconhecimento de cena, e a “estabilização do AI“ permite exposições de 9 segundos sem a necessidade de um tripé. Isso é uma grande inovação, mas ainda não é substituto para uma mão firme, o que é sempre vital quando se tenta boas exposições longas.

Spectre

Você pode usar um tripé se preferir e, nesse caso, o aplicativo é inteligente o suficiente para desativar sua própria estabilização para evitar problemas. Em geral, exposições demoradas podem levar a algumas tentativas e erros até você encontrar os casos de uso e o enquadramento corretos.

As exposições longas são salvas como Fotos ao vivo, para que você possa escolher qualquer quadro na sequência como sua imagem principal ou usar o resultado final como um papel de parede ao vivo no seu dispositivo. E eles podem ser compartilhados e enviados para outras pessoas também.

Os criadores do Spectre dizem que outros modos virão em breve ao aplicativo. Eles o vêem como “um obturador computacional” que definitivamente se estenderá além de exposições longas ao longo do tempo.

Spectre

Então, se você ainda está em dúvida sobre gastar dinheiro em um aplicativo de câmera de propósito único, você tem alguma garantia de que mais está a caminho.

E falando em dinheiro, esse preço de US$ 1,99 é apenas uma oferta introdutória que vai subir logo após o lançamento. Portanto, se você é um grande fotógrafo do iPhone, provavelmente desejará comprar o aplicativo o quanto antes!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box