Spotify hifi é o novo serviço de música de alta qualidade. Novo streaming de altíssima qualidade chega para concorrer com tidal e foi anunciado durante o spotify stream on

Spotify HiFi é o novo serviço de música de alta qualidade

Avatar of dácio augusto
Novo streaming de altíssima qualidade chega para concorrer com Tidal e foi anunciado durante o Spotify Stream On

Hoje o Spotify realizou o evento “Spotify Stream On“, com foco no futuro do streaming de música e podcasts. O evento contou com a presença de vários executivos da empresa, e com anúncios variados de ferramenta para os criadores e uma nova modalidade de assinatura com maior qualidade de áudio.

O impacto do Spotify

Spotify hifi é o novo serviço de música de alta qualidade. Novo streaming de altíssima qualidade chega para concorrer com tidal e foi anunciado durante o spotify stream on
O CEO do Spotify, Daniel Ek.

O evento começou com o CEO Daniel Ek falando como em 2006, a indústria da música estava entrando em colapso por causa da pirataria, e que agora, 15 anos depois, graças ao esforço de plataformas como o Spotify, a música está mais presente e rentável do que nunca. Com novos criadores criando e tendo sucesso, o Spotify em 2020 teve o lançamento de 1.8 milhões novos álbuns, contra 33 mil lançados nos EUA em 2002. Além disso, boa parte desses lançamentos aparecem no radar dos usuários, permitindo que muitos mais artistas sejam escutados do que antes.

Comparado com os números de 2018, o Spotify também dobrou o número de criadores presentes na plataforma em 2020, com 8 milhões. Segundo Daniel EK, isso faz parte do compromisso da plataforma em ser um apoiador de artistas em geral.

“Com o streaming, nós ajudamos a indústria global de música a voltar a crescer. Em 2019, o lucro total da indústria foi de mais de 20 bilhões de dólares, com mais da metade desse valor, 11,4 bilhões, sendo por meio do streaming. ”

Daniel Ek, CEO do Spotify

Esse compromisso irá se intensificar durante esse ano, com o lançamento do Spotify em mais de 80 novos países, ajudando muitos mais criadores. Porém, alguns desses mercados serão lançados com versões com menos ferramentas do Spotify, mas aos poucos elas serão implementadas.

Novas funções para ajudar os criadores

Spotify
O Spotify Clips.

Depois, no evento, muitos outros executivos do Spotify apareceram para informar mais novidades da plataforma. Por exemplo, Dawn Ostroff, Spotify’s, diretora de conteúdo e propaganda da plataforma, e os dois diretores do setor de música, Marian Dicus e Jeremy Erlich. Eles informaram que, por dia, o Spotify conta com 60 mil novas músicas, e que em 2020, 76 mil novos artistas foram adicionados ao Spotify ouvidos mais de 16 bilhões de vezes só no ano passado.

Com isso, o primeiro anuncio de uma nova função do Spotify para os artistas apareceu: Spotify Clips, onde cantores e bandas podem mandar pequenos stories para quem os seguem na plataforma. Não é um conceito novo, já que é algo que até mesmo os artistas já fazem com os Instagram Stories. Outra função comentada no evento foram os álbuns “Enhanced“, que contam com animações ou até mesmos vídeos exclusivos na plataforma que transformam a experiência de escutar música. As estrelas do K-Pop Blackpink e as cantoras Taylor Swift e Billie Eilish foram citadas como as pioneiras do formato.

Spotify HiFi, a experiência mais perfeita de stream

Spotify 1
Spotify HiFi é o novo serviço de música de alta qualidade

A plataforma também anunciou sua nova assinatura, o Spotify HiFi. Essa novidade significa que os usuários poderão experimentar uma nova modalidade de músicas e streams na plataforma, que conta com uma qualidade alta que não se perde durante os streams ou durante oscilação de internet. Segundo a empresa, o Spotify HiFi irá entregar aos usuários músicas com qualidade de CD para todos os aparelhos conectados a conta, com muito mais nitidez de áudio.

O Spotify algumas vezes já realizo testes de streaming de alta-qualidade, mas com o HiFi será a primeira vez que essas funções estarão disponíveis para o público geral. Porém, durante o evento foi anunciado que no começo, essa assinatura só estará disponível em mercados selecionados, sem nenhum anúncio ainda de quais são. O preço da assinatura também não foi anunciado, mas o lançamento está previsto para ainda neste ano.

Soundtrap, Canvas, e outras funções

Spotify 2
A plataforma SoundTrap

O evento também contou com a apresentação de várias ferramentas para ajudar artistas e criadores, como o SoundTrap, plataforma do Spotify que permite tanto a edição dos conteúdos quanto também entrar em contato com produtores e outros artistas para melhorar as obras que vão sendo criadas. Outra dessas funções mostradas foi o Canvas, que permite que usuários criem na própria plataforma capas de seus álbuns e podcasts.

Spotify e o mundo do podcast

Spotify 4
O podcast Renegades: Born in the USA, apresentado por Bruce Springsteen e Barack Obama.

A parte final do evento foi dedicada a afirmação do compromisso da plataforma com os podcasts e o quanto eles acreditam que irão conseguir fazer com esse tipo de conteúdo o que eles fizeram com o streaming para a música. Entre as novas ferramentas para ajudar isso, novas formas de monetizar podcasts serão introduzidos na plataforma, com a possibilidade de empresas colocarem pedidos que a plataforma pode então levar a criadores de conteúdo.

Também, mostrando que a mídia pode ser explorada de muitas formas diferentes, vários podcasts exclusivos da plataforma foram mostrados, como foi o caso da produção da DC Universe “Batman Unhinged“, que irá apresentar uma narrativa assustadora para os fãs do herói, e o podcast Renegades: Born in the USA, apresentado pelo ex-presidente americano Barack Obama e o astro do rock Bruce Springsteen sobre “vida, casamento, raça e a America”.

A ferramenta de criação de podcast Anchor também ganhou destaque, com a possibilidade dos usuários agora integrarem ela ao WordPress para transformar conteúdos escritos, de forma rápida, em podcasts, além da possibilidade de mais criadores poderem adicionar vídeos aos seus conteúdos. A plataforma também contará com mais ferramentas de interatividade entre os ouvintes e os criadores, como enquetes, sessões de perguntas e respostas, e outras coisas ainda não anunciadas que poderão ser integradas aos episódios dos podcasts para ter respostas ao vivo dos ouvintes.

O evento completo pode ser visto abaixo, no Youtube:

O Spotify está disponível para mais de 2.000 produtos diferentes. Aproveite e confira, aqui no Showmetech, o guia que fizemos para melhorar sua retrospectiva de fim de ano na plataforma.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
6
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados