SprayableTech: veja como funciona o sistema que transforma a arte do grafite em interruptores e controles de TV

SprayableTech
O SprayableTech pode ser aplicado em paredes e móveis para controlar a TV sem controle remoto

Já imaginou uma casa sem controle remoto, interruptores e outros dispositivos necessários de controle? Podemos dizer que tudo isso já existe e de uma forma bem inusitada. Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram o SprayableTech. Trata-se de uma inovação no qual permite criar interfaces inteligentes para a casa conectada com tintas — no estilo grafite.

Por exemplo, com o SprayableTech, você pode substituir o interruptor da sua casa por um desenho personalizado que terá a mesma função: ligar e desligar a luz. Outra ideia: você poderá usar o braço de um sofá escuro para transformá-lo em controle para a sua TV e os sensores são “escondidos” com uma tinta. 

Também é viável adicionar notas musicais nas paredes em grafite e criar canções a partir delas. 

Pelo vídeo já é possível entender como essa inovação funciona e que ela é factível. O segredo por trás dessa invenção é a aplicação de uma camada de tinta condutiva, criando um circuito ligado a um controlador, que será coberto pelos desenhos criados com a tinta colorida.

“Como o SprayableTech é tão flexível em sua aplicação, você pode imaginar usar esse tipo de sistema além de paredes e outras superfícies. Podemos usar essa tecnologia para cidades inteligentes interativas e arquitetura interativa em locais públicos”.

disse o pesquisador do MIT, Michael Wessely. 

O SprayableTech depende muito da interface a ser incluída na parede ou em outra superfície para que o microcontrolador (sensor) funcione corretamente. Por exemplo, como o vídeo mostrou, é possível instalar várias luzes coloridas para a sua casa e, a partir da instalação da iluminação, criar um grafite personalizado. Por isso, você precisa pensar além do grafite escolhido e considerar todo o conjunto da instalação.

Antes de apresentar o projeto, os desenvolvedores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts testaram o grafite interativo em diferentes superfícies. O SprayableTech foi usado em pilar de concreto, poste de luz, entre outros. 

Próximos passos com o SprayableTech

Homem usando o SprayableTech para criar notas musicais em um pilar de concreto
Além de parede, o SprayableTech pode ser instalado em sofás e outras superfícies

O grande objetivo dos pesquisadores é incluir o SprayableTech em áreas urbanas e disponibilizar interfaces mais amigáveis através do grafite. Sendo possível, essa tecnologia pode substituir telas e permitir que as pessoas tenham experiências mais futuristas. 

Para popularizar a inovação, a equipe agora procura uma forma de desenvolver estênceis modulares (de aplicação de desenho), que irão permitir criar diversos grafites sem precisar usar editores 3D e outras complexidades para desenvolver um design. 

O que achou desta possibilidade? Será que pode vingar? Compartilhe a sua opinião abaixo.

Fontes: Engadget; Digital Trends.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter