Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?

Star Wars - Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?
Físico comenta a ciência da saga de filmes e diz se será possível viagens feitas em velocidade mais rápida que a da luz

A sala de cinema fica escura. A tela ascende em um fundo estrelado e a marcha imperial começa, ecoando entre as poltronas e arrepiando o cabelo dos braços de todo mundo que está ali para assistir algum filme de Star Wars.

Franquia icônica que marcou uma geração e continua marcando as novas ao liderar as bilheterias novamente, Star Wars é, sem sombra de dúvida, uma das sagas de filmes mais impactantes da história do cinema.

star wars2 - Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?

O universo de ficção científica abriu um mundo de possibilidades expressado em longa metragens, séries, animações e histórias em quadrinho, mas a tecnologia mostrada pode de fato existir num futuro não tão distante?

Em sua coluna na CNN, o físico Don Lincoln, renomado por ter ganho o prêmio Fellow of the American Association for the Advancement of Science, comenta a ciência de Star Wars. Dando um “check de realidade”, Lincoln diz se a tecnologia dos filmes é provável e se poderemos ver sabres de luz ou uma estrela da morte daqui uns anos.

Droids

BB8 - Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?

Apelido para androides, Lincoln considera essa como a tecnologia mais plausível no universo de Star Wars.

De acordo com o cientista, a robótica atual é mais usada com cunho industrial, mas na série de filmes eles são bem mais que apenas ferramentas para fábricas. Eles tem personalidade e se assemelham muito com humanos, como é o caso de C-3PO, R2-D2 e o fofo BB-8.

Hoje em dia, engenheiros conseguiram atribuir aos robôs habilidades para dar mortais para trás e também conseguiram avanços extraordinários no campo de inteligência artificial.

Check de realidade: Sim, com certeza vai acontecer.

Sabre de luz

rey - Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?

Algo que aparece na sua mente instantaneamente ao lembrar de Star Wars? O sabre de luz, incluindo os efeitos sonoros (“zoooom“) e as lutas épicas. Muito já foi pesquisado e escrito sobre a possibilidade da existência dessas espadas.

Baseado nas informações de Ameaça Fantasma, Lincoln diz que nós podemos deduzir que o sabre de luz de um Jedi precisariam de, pelo menos, 20 megawatts de energia, o que é basicamente a mesma necessária para acender 14 mil casas, tudo armazenado em uma arma que pode ser segurado na palma da sua mão.

Não se sabe da existência de fontes de energia com essa capacidade, talvez com exceção da antimatéria. Nem energia nuclear poderia funcionar para um sabre de luz.

star wars5 - Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?

Várias tecnologias foram sugeridas sobre como um sabre de luz funcionaria, mas mais centradas na possibilidade de que eles são feitos de plasma revestidas com cerâmica; ta aí porque o calor intenso do plasma não machucaria a mão dos Jedis.

Check de realidade: Desculpe, Luke, mas Han estava certo quando disse que essas armas antigas não são páreas para um bom blaster.

Viagens mais rápidas que a velocidade da luz

star wars1 - Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?

Em um império galatico, você precisa viajar longas distâncias em um curto período de tempo.

Lincoln desbanca a teoria ao pegar a Via Láctea como base para essa teoria. O diâmetro dela é de 100.000 anos luz, o que significa que precisaríamos de 100.000 anos luz para atravessa-la e metade disso para chegar até o centro.

Existem motivos para acreditar que o centro galático é inóspito para civilizações tecnológicas. Isso ocorre por causa da proximidade entre as estrelas e o perigo de radiação perto das supernovas. Então talvez o Império só se estenda ao longo de “apenas” alguns dez milhares de anos luz.

star wars4 - Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?

Mas até o menor volume é imenso. Esse tipo de viagem envolve naves espaciais se movendo e alternando entre dimensões do espaço e tempo para atingir seu destino. Infelizmente, não há absolutamente nenhuma evidência das dimensões desse tipo e provavelmente elas não existem.

Check de realidade: Não muito provável, mesmo que você viva tanto quanto Yoda.

Estrela da Morte

star wars3 - Star Wars: a tecnologia dos filmes poderá existir?

Na trilogia original, a Estrela da Morte tinham o poder de destruir um planeta. E em Star Wars: O Despertar da Força, um planeta de gelo móvel chamado Base Starkiller poderia destruir diversos sistemas planetários através da galáxia com um tiro só.

Isso é possível? Lincoln acha que não.

De acordo com o físico, você pode calcular a energia necessária para uma Estrela da Morte destruir um planeta. Para acabar com a Terra, você precisaria conter o equivalente de energia emanada pelo sol durante uma semana.

De qualquer jeito, isso é um monte de energia para controlar, mas a segunda é especificamente difícil de imaginar.

Check de realidade: De jeito nenhum. Isso é loucura!

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via