Famoso cientista Stephen Hawking morre aos 76 anos

hawking steven - Famoso cientista Stephen Hawking morre aos 76 anos
Morreu nesta quarta-feira o famoso cientista Stephen Hawking, aos 76 anos de idade. Leia mais sobre ele aqui.

Morreu no início desta quarta-feira (14) o famoso cientista Stephen Hawking, aos 76 anos de idade. Ele era tido como uma das mentes mais brilhantes do planeta. Segundo comunicado do porta-voz da família, ele faleceu “em paz na sua casa em Cambridge”. Os três filhos do cientista, Lucy, Robert e Tim também emitiram notas para a imprensa:

Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo

Breve biografia

Stephen Hawking nasceu no dia 08 de janeiro de 1942, curiosamente o dia em que se completava 300 anos da morte de Galileu Galilei (06 de janeiro de 1642). Quando tinha 21 anos de idade, foi detectado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença neurológica degenerativa que paralisa o movimento dos músculos, deixando a pessoa imóvel em pouco tempo. Até para respirar é necessário a ajuda de aparelhos.

Felizmente, a ELA não afeta as funções cerebrais e Stephen continuou a fazer o que mais amava: estudar física. Ele se destacou por seus estudos sobre os buracos negros e pela capacidade de explicar conceitos complexos de forma simples. Ele escreveu inúmeras obras científicas, sendo a mais famosa delas o livro “Uma Breve História do Tempo”, lançado em 1984 e vendendo mais de 10 milhões de cópias.

Em outubro do ano passado sua tese de doutorado, escrita em 1966 na Universidade de Cambridge ficou disponível na internet, para quem quisesse ler.

stephen hawking 720x405 - Famoso cientista Stephen Hawking morre aos 76 anos

Curiosidades sobre Stephen Hawking

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, Stephen Hawking era uma pessoa bem humorada. Apesar de sua doença e de não poder se expressar com a sua própria voz, apenas por meio de uma voz sintetizada saída de um computador, ele tinha umas tiradas engraçadas. Certa vez ele disse que pagaria uma viagem para Vênus para aquelas pessoas que não acreditam nas mudanças climáticas.

Como já mencionamos, o cientista nasceu no aniversário de 300 anos da morte de Galileu Galilei, outro proeminente nome da ciência. E sua morte (14/03) foi no dia do nascimento de outro famoso cientista, um tal de Albert Einstein (14 de março de 1879). Além disso, hoje é o dia do Pi (?), já que em inglês 14 de março se escreve como 3/14, que lembra o número 3,14, que é a aproximação mais conhecida do número ?.

Leia também

Swiftkey ajuda Stephen Hawking a se comunicar

Em 2014  cientista ganhou um filme biográfico, chamado de A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, 2014), adaptado de livro homônimo e escrito por Jane Hawking, ex-esposa do cientista. É um filme excelente e que concorreu em 5 categorias no Oscar, a saber: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora. Das 5 ele conquistou a estatueta por Melhor Ator, com a atuação impressionante de Eddie Redmayne. Vale a pena assistir.

A morte de Stephen Hawking realmente é muito triste, mas faz parte do ciclo da vida. Ele deixou um legado imenso e seu nome dificilmente será esquecido. Nos resta ler um pouco mais sobre esta mente brilhante e tentar imitar seus pontos positivos.

hawking steven - Famoso cientista Stephen Hawking morre aos 76 anos

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via