Como ir bem em uma entrevista de emprego

entrevista de emprego
Anúncio
Como ir bem em uma entrevista de emprego

Às vezes, as oportunidades vêm até você. Outras, você tem que ir até elas. Se você está em busca de um novo emprego, ou decidiu se recolocar e começar uma nova jornada, sabemos que nem sempre é fácil, mas se for algo que você está pensando em fazer, há muitos fatores que precisam ser considerados, especialmente quando se trata da entrevista de emprego para uma vaga em outra cidade ou estado.

“Algumas empresas são relutantes em contratar pessoas outras regiões porque se trata de um grande investimento em integração” disse Sara Sutton Fell, CEO do website de listas de empregos FlexJobs. “O candidato precisa mesmo se vender com base nas suas qualificações e no valor que pode dar a essa empresa em particular.”

Se você passou no processo seletivo e precisará se deslocar para o local da empresa ou se foi combinado fazer vídeo conferência com o gestor de contratações, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se preparar para uma entrevista de emprego.

Pesquise bastante

Parece óbvio, mas antes de mudar-se para outro estado ou cidade, é importante saber como é que é o novo ambiente. Bill Peppler, parceiro gestor do pessoal da firma Kavaliro, disse que se for a uma entrevista presencial, arranje tempo suficiente para se familiarizar com as redondezas e localização da empresa. Mesmo se for uma reunião por vídeo, fazer uma pesquisa da reputação do local da empresa, dos clientes e do envolvimento da comunidade ainda podem ajudá-lo durante a sua entrevista.

“Também deve consultar o salário e o custo de habitação nesse estado ou área.” Peppler recomendou. “Estes custos podem variar muito dependendo da localização e é bom ter uma expetativa e algum conhecimento sobre antes de ir a uma entrevista de emprego fora do estado.”

Também não se esqueça de personalizar o seu CV de acordo com os requisitos da vaga. Investir em cursos pode ser uma boa opção, e nisso também podemos te ajudar com essa lista de mais de 1.400 cursos gratuitos em português com certificado também gratuito de 57 instituições diferentes . Adquirir conhecimentos sobre a vaga que você está pleiteando diminuirá a chance de você não responder corretamente perguntas difíceis em entrevistas de emprego. Se você está com dificuldade de personalizar seu currículo, poderá encontrar ajuda no site Cvmaker.

Teste seus equipamentos

Uma entrevista por vídeo é uma opção excelente usada frequentemente para falar com candidatos fora do estado, e agora na pandemia se tornou habitual em muitas empresas. Poupa tempo e despesas de viagem e ao mesmo tempo oferece benefícios de uma experiência cara-a-cara. Contudo, não há nenhuma tecnologia sem bugs e as coisas podem não ir bem de vez em quando. “Problemas técnicos numa entrevista online podem contar como negativamente para sua imagem profissional,” disse Paul Bailo, autor do Manual Essencial Para a Entrevista Digital (Career Press, 2013). “Não é impossível, mas é extremamente difícil recuperar. Acerte à primeira vez ao verificar e testar a sua conexão várias vezes.”

Se a conexão da sua internet em casa tiver falhas significativas, considere ir para outro local com melhor conexão, talvez seja um cômodo mais perto do sinal de Wi-Fi, a casa de um amigo, por exemplo, para que sua entrevista siga sem interrupções.

Treine, treine, treine

Tal como qualquer outra entrevista de emprego, é uma boa ideia preparar respostas para perguntas antes da sua reunião. Sutton Fell sugeriu encenar uma entrevista com um amigo, especialmente se for falar com a empresa através de vídeo conferência.

“Uma entrevista por vídeo é bastante diferente de uma entrevista pessoalmente, portanto, certifique-se de que treinará com antecedência” disse à BusinessNewsDaily. “Peça a um amigo para fazer o papel da empresa para que você possa treinar falar para uma câmera e configurar o seu cômodo de casa para que tudo tenha bom aspeto.”

Para mais prática e preparação, você pode também gravar a sua entrevista de treino e analisar o seu desempenho. Ao assistir ao vídeo, poderá ver os pontos de melhoria e corrigir antes da verdadeira entrevista.

entrevista de emprego

Pareça o mais profissional possível

Se a sua entrevista de emprego for através de vídeo conferência, continua sendo importante estar bem aparentado, mesmo que o seu entrevistador só o veja dos ombros para cima.

Além de usar roupas apropriadas para uma entrevista de emprego, candidatos à entrevista por vídeo devem ajustar a luz para evitar sombras na câmera, disse Bailo. Certifique-se de que qualquer acessório como brincos, colar, usados tenham um aspecto profissional e não vão causar uma distração enquanto está em entrevista.

Planeje a sua viagem

Entrevistas de emprego fora do estado são como planejar um jogo. A melhor coisa a fazer é criar um plano traçando todos os objetivos, os locais, quais conduções você pegará, quais são, onde tem pontos de ônibus ou de metrô, se existem aplicativos com Uber e sempre vá com antecedência. Certifique-se de que reserva um ou dois dias extra para viajar e preparar-se. Se o seu voo atrasar ou você ficar preso no trânsito e vir que tem que remarcar, é possível que isto seja tido contra si.

Explore a região.

Se nunca visitou o local, vale a pena explorar a área. Mudar-se para um novo estado é uma enorme mudança de vida. Se for solteiro, pode não ser tão dramático, mas se for casado ou tiver crianças, pode ser enorme.

Consulte a imobiliária e as escolas locais (se tiver crianças). Tenha em conta quaisquer amenidades ou luxos que o local proporciona e qual seria o custo total caso se mudasse para lá.

Por exemplo, um trabalho em Nova Iorque oferece várias oportunidades que um trabalho em São Paulo não tem, mas o custo de vida é muito mais alto. É prudente pesar os prós e os contras antes de decidir mudar-se e a única forma de poder ter uma ideia precisa de como é que o novo lugar de fato é, será visitando pessoalmente. Passar tempo suficiente explorando antes de tomar uma decisão pode te dar uma melhor noção se você será capaz de se adaptar à cultura local e ritmo de vida.

Fonte, BusinessNewsDaily

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter