Ces 2022 | tcl aposta em laptop e tablets com preços baixos

CES 2022 | TCL aposta em laptop e tablets com preços baixos

Avatar of carlos alberto jr
Com vários lançamentos, os destaques da TCL na CES 2022 contam ainda com uma atualização no óculos de realidade virtual da empresa

Durante a Consumer Electronics Show (CES 2022), a TCL trouxe diversas novidades, mas o grande destaque da fabricante chinesa na conferência, que aconteceu na manhã desta terça-feira (04), foi o TCL BOOK 14 Go, um portátil Windows 11, pensado para estudantes e jovens profissionais. Outros lançamentos que chamaram a atenção são os smartphones TCL 30 e os tabletsTCL NXTWEAR AIR, um recado que a TCL aposta em laptop e tablets com preços baixos.

TCL BOOK 14 Go

A TCL pode ser mais conhecida por produtos como TVs e smartphones, mas a empresa chinesa está expandindo seus horizontes no mundo da tecnologia e o TCL BOOK 14 Go é a resposta que a empresa . Equipado com Windows 11 e um processador Qualcomm Snapdragon, o produto voltado para estudantes e jovens adultos com um preço acessível de apenas $ 349, que em conversão direta equivale a aproximadamente R$ 1.978.

Ces 2022 | tcl investe em notebook e tablets com preços acessíveis
TCL BOOK 14 Go é o primeiro laptop da empresa chinesa (Imagem: TCL / Divulgação)

Apesar deste preço baixo, o Book 14 Go parece estar bastante bem equipado, começando com uma estrutura de metal e uma moldura fina. O laptop pesa apenas 1,3 quilos, o que o torna muito portátil e a TCL diz que é um dos mais finos em sua faixa de preço, com apenas 13,95 milímetros. O Book 14 Go tem uma tela de 14,1 polegadas e resolução HD (1366×768). Não há menção de nada a respeito da reprodução de cores e brilho, então como muitos laptops baratos, a tela parece ser a sua principal desvantagem.

Outras características interessantes são a ligação ao 4G e a capacidade de bateria, pontos destacados pela empresa, que integrou uma plataforma Snapdragon 7c e diz que a vida útil da bateria pode chegar até 12 horas.

A TCL afirma ainda que uma arquitetura baseada em ARM da Qualcomm Snapdragon 7c “torna mais fácil ligar o laptop em um piscar de olhos”, mas não comenta que tipo de desempenho esperar além da menção de desktops virtuais no Windows 11.

Ces 2022 | tcl aposta em laptop e tablets com preços baixos
Processador da Qualcomm não é dos mais potentes, mas está de acordo com a proposta do produto (Imagem: TCL / Divulgação)

O laptop oferecerá 128 GB SSD de armazenamento e 4 GB de RAM. Há também Bluetooth 5.1, USB-C e uma webcam de 1MP. Surpreendentemente por este preço, o Book 14 Go tem conectividade Wi-Fi e 4G e pode alternar perfeitamente entre eles, dependendo do que estiver disponível.

Isso é provavelmente o que ajudará o laptop TCL a se destacar no mercado, onde irá competir com rivais como o Acer Swift 1, Lenovo IdeaPad 3i 14 e Microsoft Surface LE. Na verdade, o preço e a inclusão do 4G, tornam o Book 14 Go muito semelhante ao Samsung Galaxy Book Go tambpem. O produto ainda não tem data para vir ao Brasil.

Tablets NXTWEAR AIR

Ainda em produtos de preços baixos, a TCL apresentou os Tablets NXTWEAR AIR , com destaque especial para o NxtPaper 10s, que, como seu modelo predecessor mostrado na CES no ano passado, pretende ser uma espécie de híbrido entre o tablet e o leitor de e-paper. A tela de 10,1 polegadas emula a sensação de papel real, promete o fabricante. Em contrapartida, o TCL dispensa a iluminação de fundo no painel IPS em favor de uma camada especial que reflete a luz ambiente. A resolução é 1920×1200 pixels. O tablet vem acompanhado da caneta T Pen.

Ces 2022 | tcl aposta em laptop e tablets com preços baixos
Nxtpaper 10s é a nova geração do tablet híbrido leitor de e-paper (Imagem: TCL / Divulgação)

Em contraste com seu antecessor, o NxtPaper 10s vem com uma caneta de entrada passiva, que está incluída no preço de venda ainda não anunciado. Um MediaTek MT8768 é usado como chip, que é compatível com 4 GB de RAM. Se precisar de mais de 64 GB de espaço de armazenamento, você pode inserir um cartão SD. A capacidade da bateria indica TCL com 8000 mAh.

Ces 2022 | tcl aposta em laptop e tablets com preços baixos
Tcl aposta em tablets com preços acessível para driblar a concorrência (Imagem: TCL / Divulgação)

A TCL apresentou o Tab 8 4G, que tem uma pequena tela de 8 polegadas com resolução de 1280×800 pixels e um chip MT8766B da Mediatek. Já o TAB 10L, voltado a entregar um design mais premium e sem pesar tanto, além de vir com som estéreo como diferencial. O trio de tablets Tkee Mini, Tkee Mid e Tkee Max é voltado para o público infaltil. Independente do segmento, todos os tablets se destacam pelo preço acessível.

Smartphones TCL 30

Ces 2022 | tcl aposta em laptop e tablets com preços baixos
30XE 5G se destaca pelo painel de 90 Hz (Imagem: TCL / Divulgação)

Focando no 5G, a TCL não economizou nos lançamentos de smartphones. Ao todo foram 8 modelos da linha TCL 30, no entanto a fabricante destacou, a primeiro momento, os modelos: 30XE 5G e o 30V 5G. Ambos contarão com a presença de um display AMOLED, além de sistema sonoro estéreo – ou seja, com dois alto-falantes.

Ces 2022 | tcl aposta em laptop e tablets com preços baixos
30V 5G tem bateria de 4.500 mAh e tela Full HD+ de 6,7 polegadas (Imagem: TCL / Divulgação)

O destaque do modelo 30XE 5G é seu painel de 90 Hz, para dar maior fluidez nas animações do sistema, acompanhado de 4 GB de memória RAM. Já o 30V 5G terá como principais características um armazenamento de 128 GB, bem como bateria de 4.500 mAh e tela Full HD+ de 6,7 polegadas. O sistema de câmeras traseiras será triplo, liderado por um sensor principal de 50 MP, junto com o ultrawide e o macro. Para completar, há a lente frontal de 16 MP.

A TCL não divulgou qual será o modelo de chipset de cada smartphone, porém confirmou que o 30V virá com um Snapdragon, da Qualcomm.

Óculos inteligente NXTWEAR AIR

Ces 2022 | tcl aposta em laptop e tablets com preços baixos
Óculos inteligente NxtWear Air une Realidade Virtual e Aumentada (Imagem: TCL / Divulgação)

Outro destaque da conferência foi o anuncio da nova geração do NXTWEAR AIR. Unindo Realidade Virtual (RV) e Aumentada (RA), o dispositivo vestível traz um design modesto e leve, pesando cerca de 75 gramas. Outro diferencial do dispositivo é possibilitar um efeito de criar uma tela de 140 polegadas.

A TCL adicionou duas telas de Micro LED, com resolução Full HD (1080p), posicionadas na armação. Para funcionar, entretanto, o novo gadget também precisa, assim como na primeira geração, ser conectado a um smartphone via USB-C. A fabricante também cita que os óculos podem se conectar a notebooks e tablets. Os óculos NXTWEAR AIR ficarão disponíveis no primeiro trimestre de 2022, ainda sem preço definido.

Roteador LINKHUB 5G

Ces 2022 | tcl aposta em laptop e tablets com preços baixos
LINKHUB 5G proverá Wi-Fi 6 de alta velocidade (Imagem: TCL / Divulgação)

Para finalizar, a TCL ainda lançou o roteador LINKHUB 5G. Ele foi projetado para prover Wi-Fi 6 de alta velocidade junto com a rede móvel de quinta geração, com suporte até 256 usuários. Isso significa que é possível utilizá-lo tanto em casa conectada como em escritório inteligente.

Além dele, está o LINKZONE LTE Cat4 Mobile Wi-Fi, um hotspot pessoal móvel com design compacto, voltado a entregar rede móvel 4G aos seus usuários.

Vale ressaltar que a TCL não lançará os seus novos produtos ao mesmo tempo, assim como alguns produtos estão previstos para chegar ao mercado brasileiro com algum atraso.

Veja também:

Gostou das novidades da TCL? Confira também o lançamento da LG de smart TVs OLED C2 e G2 com tela mais brilhante

Fontes:The Verge2, Engadget

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
19
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados