Smart tvs: conheça as principais tendências e tecnologias para 2022

As novas tecnologias e tendências de smart TVs para 2022

Avatar of otávio queiroz
Na CES 2022 vimos uma grande variedade de TVs e novas tecnologias, incluindo micro LED e até painéis gigantes de 136″; confira as principais nesta matéria do Showmetech

Todo mês de janeiro, fabricantes de TVs, da LG à Panasonic e da Samsung à TCL, revelam suas linhas de produtos para o ano que se inicia. Na Consumer Electronic Show (CES 2022), vimos uma grande variedade de TVs e tecnologias, incluindo os novos displays QD-OLED, introduzidos pela Samsung, a primeira TV a laser 8K do mundo fabricada pela Hisense, além do MicroLED, apostas de várias empresas como a LG e Sony. Pensando em reunir os principais destaques, o Showmetech preparou essa matéria especial com as principais tecnologias e tendências de smart TVs para 2022.

Tela

QD-OLED

Sony

Na terça-feira (4), a Sony anunciou a primeira TV do mundo com tecnologia QD-OLED do mercado. A nova TV Sony Bravia XR A95K virá equipada com um display da Samsung em tamanhos de 55 e 65 polegadas com resolução 4K. De acordo com a fabricante, a QD-OLED oferece 200% mais brilho do que outros modelos de TV “convencionais” e os gamers ainda podem usufruir de benefícios quando conectarem seu PlayStation 5 na A95K, uma vez que é possível alterar a taxa de atualização para até 120 Hz. O sistema operacional adotado pelo lançamento da Sony é o Google TV.

Uma tecnologia ainda recente e pouco explorada, o display QD-OLED traz um mix entre as tecnologias OLED e MicroLed. Com essa combinação, ela consegue fornecer as melhores características de ambos os displays, como os tons de preto mais profundos e o contraste infinito dos equipamentos OLED, e o brilho mais aguçado e cores mais vivas em exibição com a luz da tela aumentada, do MicroLed.

Tecnologias e tendências de smart tvs
Sony Bravia XR A95K é lançada com a primeira tela QD-OLED do mundo (Divulgação/Sony)

Além do primeiro painel de QD-OLED do mundo, a Bravia XR A95K chega com uma moldura com dois modos: um “frontal”, que pode ser usado para deixar a tela na frente do stand, e outro “traseiro”, ideal para um ângulo em que o equipamento fica contra a parede. O aparelho ainda vem com quatro portas HDMI, duas delas HDMI 2.1. O preço e a disponibilidade no mercado internacional ainda não foram divulgados pela Sony.

Samsung

Funcionamento do display oled comparado ao qd-oled
Funcionamento do display OLED comparado ao QD-OLED. (Reprodução/nanosys)

Apesar de a Sony ter sido a primeira a lançar uma TV com painel QD-OLED, é a Samsung que merece os créditos pela nova tecnologia. A empresa, inclusive, foi a vencedora da premiação “Best of Innovation” deste ano na CES 2022. Na publicação sobre o prêmio no site da feira, é dito que “a TV QD-Display de 65 polegadas da Samsung é a primeira tela OLED de pontos quânticos RGB auto-emitidos verdadeiros do mundo… combinando os níveis de contraste de OLED RGB com a cor e o brilho de pontos quânticos”. Além disso, o texto também menciona quatro entradas HDMI 2.1, taxa de atualização de 144 Hz, som imersivo e o processador chamado “Neo Quantum”.

As novidades, no entanto, param por aí. A Samsung ainda não revelou maiores detalhes sobre seus novos produtos com display QD-OLED. Vale ressaltar que a tecnologia possivelmente será direcionada ao nicho de altíssimo desempenho e qualidade do mercado, que possui uma faixa de preço mais custosa e os entusiastas como público-alvo.

MicroLED

Samsung

Smart tv samsung microled
Samsung revelou nova linha de smart TVs MicroLed na CES 2022 (Reprodução/Internet)

A Samsung ainda aproveitou a sua presença na feira de tecnologia para divulgar as suas novas smart TVs de MicroLED. A tecnologia consegue entregar a melhor qualidade de imagem da categoria graças aos LEDs de 25 milhões de micrômetros que produzem luz e cor individualmente, criando uma experiência imersiva por meio de profundidade, cores vibrantes e um nível elevado de clareza e contraste. Três tamanhos diferentes foram apresentados pela Samsung: 89″, 101” e 110”.

Outro destaque que chega com a nova linha de TVs MicroLED da marca é o suporte a uma profundidade de escala de cinza de 20 bits. De acordo com a sul-coreana, essa melhoria irá proporcionar um controle melhor das mais de 1 milhão de etapas e níveis de brilho e cor, permitindo uma experiência de HDR superior. Além disso, informações dão conta de que estes modelos de TVs entregarão uma proporção tela-borda de 99,99%, ou seja, smart TVs praticamente sem bordas.

LG

Tv microled 4k hdr lg
TV MicroLED 4K da LG tem incríveis 136 polegadas (Reprodução/LG)

A LG também aproveitou a sua apresentação na CES 2022 para cutucar a Samsung ao revelar a sua mais recente TV MicroLED 4K HDR de 136 polegadas. O anúncio da LG aconteceu um dia após a sul-coreana também mostrar ao público a sua smart TV com display MicroLED. Na apresentação, que durou cerca de 40 minutos, a LG ainda detalhou várias novidades em seu software webOS. O preço e disponibilidade dos dispositivos, no entanto, não foram revelados.

Display Laser 8K

Hisense laser 8k smart tv
Primeira TV laser 8K do mundo ainda não tem preço revelado (Divulgação/Hisense)

A Hisense lançou a primeira TV laser 8K do mundo durante a CES 2022. A apresentação do novo modelo não trouxe muitos detalhes sobre quando ele chega ao mercado, em vez disso, ela se concentrou nos benefícios que essa tecnologia tem para a visualização em telas de alta resolução.

As TVs a laser introduzidas pela Hisense funcionam como um projetor de curta distância, com a caixa principal posicionada diretamente abaixo da tela. A vantagem do laser sobre os projetores LED é que eles conseguem alcançar um brilho muito maior. Ele também usa uma tela especial de rejeição de luz ambiente para garantir uma imagem mais nítida em qualquer condição de iluminação.

Como a Hisense reforçou, essa tecnologia tem muitas vantagens sobre as TVs normais para visualização em 8K. Entre elas, a imagem projetada facilita obter um tamanho de imagem extra grande com uma TV a laser e, atualmente, oferece telas de 100 a 120 polegadas. A novidade, que agraciada com o prêmio CES 2022 Innovation Award Honoree, ainda não tem data para chegar ao mercado internacional.

OLED Evo da LG

Na terça-feira (4), a LG anunciou as suas novas televisões OLED para 2022. Composta por modelos das linhas G2 e C2, a nova geração de TVs vai trazer um painel que promete brilho mais forte e tamanhos entre 42 e 97 polegadas. Um dos destaques do lançamento é o painel OLED Evo. Segundo a fabricante, a tecnologia “oferece maior brilho para imagens ultra-realistas com clareza e detalhes incríveis”. Além disso, com auxílio do processador Alpha 9 Gen 5 e da tecnologia Brightness Booster, as TVs da família G2 também contam com “ainda mais brilho por meio de dissipação de calor aprimorada e um algoritmo mais avançado”.

Estes modelos também terão tecnologias para uma melhor qualidade de som, além chegar com a versão mais recente do seu sistema operacional, o webOS 22. Ao todo, a nova linha de TVs chega com quatro novos modelos, com oito tamanhos diferentes:

LG G2 OLED: disponível nos tamanhos de 97, 83, 77, 65 e 55 polegadas;
LG C2 OLED: disponível nos tamanhos de 83, 77, 65, 55, 48 e 42 polegadas;
LG Qned: ainda não teve os tamanhos revelados pela LG;
LG microLED: disponível no tamanho de 136 polegadas.

Até o momento, a LG ainda não divulgou informações sobre preços e datas de lançamento dos aparelhos da nova linha de smart TVs.

Dolby Vision

As séries OLED G2 e C2 da LG também contam com suporte ao Dolby Vision. A tecnologia HDR (High Dynamic Range) é responsável por entregar uma gama de cores, maior contraste e destaques mais brilhantes em imagens que parecem querer saltar da tela. O recurso foi introduzido pela TV LG OLED e já alcança inúmeras outras marcas e serviços, adaptando o melhor da experiência de cinemas para televisores compatíveis.

Considerado significativamente mais preciso que o HDR comum, por incluir parâmetros automáticos codificados cena por cena e quadro a quadro, o Dolby Vision se destaca por se adaptar a inúmeros momentos dos conteúdos reproduzidos, sem se limitar a entregar um único nível de brilho para todo o material.

Tcl 98r754
TCL 98R754 terá Google TV e Dolby Vision (Divulgação/TCL)

Recém-anunciada na CES 2022, o modelo 98R754 de 98 polegadas da TCL também terá suporte ao recurso da Dolby. Além de utilizar a tecnologia QLED, a gigante terá Google TV e contará com a funcionalidade “hands-free” (sem a necessidade de usar controle) através do tradicional comando de voz “Hey, Google”.

Quanto às portas e recursos, além de rodar o software do Google, a nova linha QLED incluirá quatro portas HDMI, duas das quais suportam 4K a 120 Hz. Também há duas portas USB-A de 5 V, bem como um cabo coaxial (slot de antena), uma porta Ethernet e conexões para entrada AV, fones de ouvido e áudio óptico.

Alguns modelos da Hisense também terão recursos Dolby Vision e Android TV. Com o PX1-PRO TriChroma Laser Cinema e as televisões L5G GK, por exemplo, a marca pretende expandir o acervo de TVs laser com suporte à tecnologia da Dolby.

Som

Sony Acoustic Surface

Sony acoustic surface
Acoustic Surface da Sony é uma tecnologia que deve ser explorada em 2022 (Divulgação/Sony)

O Acoustic Surface da Sony representa outro patamar quando falamos de qualidade sonora presente em smart TVs. A tecnologia funciona com “dois atuadores atrás da TV que vibram a tela para criar som envolvente de verdade”, nas palavras da Sony. Na prática, isso traz uma maior imersão, já que a impressão é a de que o som está saindo por toda a tela antes de se espalhar pelo ambiente.

Como o som sai direto da tela, a reprodução do som estéreo é extremamente realista. Se um ator está falando do lado esquerdo da tela, é como se as palavras realmente saíssem de sua boca. Algumas TVs com tecnologia Acoustic Surface também podem ser usadas como uma caixa acústica central em um aparelho home theater. Nesse caso, a TV reproduz apenas diálogos e efeitos sonoros, enquanto as caixas acústicas separadas fornecem os efeitos poderosos e som surround.

A TV Sony Bravia XR A95K, anunciada na CES e que nós já falamos anteriormente neste post, conta com a tecnologia embarcada.

Sony Acoustic Multi Audio

Os diversos televisores Full-Array LED da Sony também possuem outro recurso de áudio interessante: o Acoustic Multi Audio. Esta é uma técnica de áudio que funciona ligeiramente diferente do Acoustic Surface mencionado acima. De forma bem resumida, o Acoustic Multi Audio é outro nome para áudio 3D. Os televisores com a tecnologia possuem quatro alto-falantes na TV: dois na lateral e dois na parte inferior.

Uma das smart TVs mais recentes da japonesa que conta com o recurso é a Bravia Z9K. Carregando muitos dos recursos do A95K, o a Z9K depende de mini LED em vez do QD-OLED. Este é oferecido em resoluções de até 8K, suportando ainda o modo de jogo 4K/120Hz com VRR e as mais recentes portas HDMI 2.1.

O modelo inclui o mesmo processador Cognitivo XR, que ajuda a controlar o BackLight Master Drive para lidar com os mini LEDs de retroiluminação para melhorar o contraste e o brilho. Outros recursos incluem XR Trilumonis Pro, X-Anti Reflection, Bravia Core Calibrated Mode, Acoustic Multi Audio, Bravia Cam e Ambient Optimazion Pro.

Samsung Object Tracking Sound

O Object Tracking Sound, também conhecido como OTS, foi introduzido pela Samsung pela primeira vez em 2020, na série QLED de TVs premium da marca. Funcionando a nível de software, a tecnologia de som surround rastreia os movimentos dos objetos na tela, permitindo que o som acompanhe as mudanças simultaneamente. Para simplificar, vamos imaginar uma cena em que um carro move-se, em alta velocidade, da direita para a esquerda. Identificando essa movimentação, a TV também fará com que o som emitido pela TV acompanhe a mesma trajetória, fazendo com que os efeitos sonoros saiam da direita para a esquerda, a medida que o carro se move na tela.

Desde que foi anunciada pela Samsung, o recurso já recebeu diversas modificações trazendo melhorias. As primeiras duas modificações do Object Tracking Sound foram anunciadas em 2021, quando uma nova versão, chamada Object Tracking Sound Pro, foi anunciada para televisores premium NEO QLED. Para 2022, a expectativa é que a fabricante continue a investir no recurso e, quem sabe, até mesmo possa estabelecer uma parceria com a Dolby Atmos.

Dolby Atmos

O Dolby Atmos é uma tecnologia que permite uma experiência de som surround capaz de criar ambientes multidimensionais, tornando as sensações mais ricas e eliminando as limitações de áudio. Criada inicialmente para as grandes salas de cinema, o Dolby Atmos garante uma experiência sonora de tirar o fôlego.

Com a tecnologia, cada um dos sons trabalham de forma individual no sistema. Com isso, músicas, filmes, entretenimento em casa e muitas outras atividades ganham uma atmosfera tridimensional que flui conforme as variações de altura, foco ou intensidade, expandindo o que os canais 5.1 ou 7.1 de som surround são capazes de proporcionar.

Lembra da smart TV de 98 polegadas da TCL que falamos agora a pouco? Além do suporte ao Dolby Vision, ela também tem a tecnologia Dolby Atmos incluída entre os seus outros recursos nativos. Outra linha que também chega com a novidade é a de MicroLED da Samsung. Ao que tudo indica, cada vez mais veremos novos modelos de TVs com a tecnologia da Dolby.

Recursos para jogos

HDR10+ Gaming

Hdr10+ gaming
HDR10+ Gaming permite o ajuste automático de tons de cores, sem que os jogadores fiquem alterando as configurações do jogo (Divulgação/Samsung)

O HDR10+ Gaming é uma nova tecnologia que promete novo nível de brilho e cores em jogos. Este novo padrão, desenvolvido pela HDR10+ Technologies, oferece aos desenvolvedores de jogos as ferramentas necessárias para fornecer aos jogadores uma experiência gamer com HDR consistente e atraente sem a necessidade de calibração manual, em uma variedade de tecnologias de exibição, para várias plataformas, incluindo consoles e PCs.

Esse formato elimina a necessidade de ajustes manuais da qualidade de exibição de jogos para consoles e PCs. Segundo a HDR10+ Technologies, o resultado são detalhes nas sombras escuras e o destaque de elementos brilhantes do cenário. Dessa forma, o jogador pode enxergar e reagir a todos os elementos que estão sendo mostrados na tela. Além disso, as TVs e monitores terão o “modo de referência verdadeira”. O recurso ajusta automaticamente os tons de cores mais apropriados para o título, sem que os jogadores fiquem alterando as configurações do jogo.

A Samsung já anunciou que algumas TVs e monitores gamer de 2022 4K e 8K habilitarão o novo padrão HDR10+ Gaming, proporcionando aos jogadores uma experiência de jogo HDR ultra responsiva e imersiva. Isso se traduz em uma das experiências de jogo mais responsivas e precisas disponíveis até hoje.

Falando em TVs, a linha 2022 de TVs Q70 QLED da Samsung será a primeira a apresentar a tecnologia HDR10+ Gaming como padrão. “Estamos orgulhosos de anunciar que o padrão HDR10+ Gaming será adotado pela linha Neo QLED 2022 com a série Q70 e superior, além de monitores gamers. Os usuários desfrutarão de uma experiência de jogo mais imersiva com imagens realistas, ricas e envolventes”, disse Seokwoo Yong, vice-presidente e chefe de P&D da divisão de display da Samsung.

Cloud Gaming

Geforce now na lg
LG divulgou compatibilidade com GeForce Now em novembro do ano passado (Divulgação/LG)

Os serviços de jogos na nuvem têm crescido e mostram que vieram para ficar. Entre os mais conhecidos estão o GeForce Now, da Nvidia, Google Stadia e o Xbox Cloug Gaming. Aos poucos, essa novidade também vai chegando às smart TVs. Em novembro do ano passado, a LG anunciou a disponibilidade do serviço de streaming de jogos da Nvidia em alguma dos seus televisores. A fabricante foi a primeira marca de TVs a disponibilizar a novidade no mundo. Inicialmente, apenas alguns modelos de TV 4K LG 4K OLED, QNED Mini LED e NanoCell TV lançados a partir de 2021 terão suporte ao serviço.

Por ainda estar em beta, o serviço chegou com algumas limitações aos dispositivos da LG. No momento, é possível jogar apenas a 1080p com 60fps. No PC e Mac é possível ir além, com limites de 1440 a 120fps. Além disso, o uso de teclado e mouse está restrito apenas para navegação no aplicativo, não podendo ser utilizados durante jogatinas.

A Samsung também anunciou novidades para o público gamer neste início de ano. Trata-se do Samsung Gaming Hub, uma nova aba que vai unificar e reunir diferentes conteúdos relacionados a games, incluindo plataformas de streaming de jogos pela nuvem. A novidade, presente no sistema operacional de modelos lançados em 2022, incluirá bibliotecas de serviços do Google Stadia, Nvidia GeForce Now e Utomik — com outras plataformas podendo ser adicionadas em um futuro próximo. Conteúdos de transmissões via YouTube Gaming também serão disponibilizadas em destaque.

De acordo com a empresa, o Gaming Hub ainda conseguirá oferecer as jogatinas entre seus jogos de console ou os jogos de nuvem, todos através do mesmo controle, ao invés de precisar de um controle específico para os jogos de nuvem — por exemplo, jogar um título de PlayStation com o controle de Xbox. Além disso, também será oferecido, via inteligência artificial AI Gaming, um catálogo contendo uma curadoria de jogos recomendados na página principal da smart TV.

Outras tecnologias e tendências de smart TVs para ficar de olho

Glare-free da Samsung

Conheça as principais tendências e tecnologias de smart tvs para 2022
As novas tecnologias e tendências de smart TVs para 2022

Já imaginou uma TV sem qualquer tipo de reflexo? Foi pensando nisso que a Samsung projetou a linha de televisores The Frame. A versão 2021 é, inclusive, a mais popular da divisão Lifestyle TV da sul-coreana, tendo recentemente batido o recorde de mais de um milhão de unidades vendidas em apenas um ano. Por conta disso, a fabricante anunciou versões 2022 dos modelos que trazem incríveis melhorias para o uso como “obras de arte”.

Segundo informações divulgadas pela Samsung durante a CES 2022, os novos modelos da TV estão sendo fabricados com tela matte antirreflexo com uma textura mais fosca e realista, deixando o visor ainda mais semelhante à tela de um quadro. Ao todo sete tamanhos de modelos compõe a nova The Frame 2022, começando com 32 polegadas até a maior versão, com 85 polegadas. Para fabricar as televisões, a companhia está usando a tecnologia de Neo QLED.

Além da tela antirreflexiva, os novos produtos apresentam melhor equilíbrio de brancos e brilho até em ambientes mais iluminados. Além disso, os modelos também oferecem qualidade de imagem 4K HDR, taxa de atualização de 120Hz e paleta de cores quantum dot. A loja de artes da Samsung disponibiliza até 1600 quadros por diferentes valores. Até o momento, a Samsung não anunciou valores da sua nova linha.

Gostou das tendências e tecnologias para Smart TVs que separamos especialmente para você? Acha que alguma outra também merece destaque? Então, conta pra gente nos campo de comentários!

Veja também:

Quer ainda mais conteúdo com tecnologias apresentadas durante a Electronic Consumer Show (CES 2022)? O Showmetech preparou uma cobertura especial durante a semana para você não perder nada que rolou durante a feira.

https://www.showmetech.com.br/tag/ces-2022/

Fontes: TechCrunch, The Verge, MobileSyrup, Pocket-Lint, Digital Trends, Tom’s Guide, T3.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
4
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados