Novas tecnologias facilitam o sonho da casa própria

Imagem mostrando compra de casa online (Imagem/Reprodução: Deposit Photos)
Com a democratização das novas tecnologias, o sonho da casa própria se tornou muito mais fácil. Entenda

Até o início dessa década, quando a tecnologia ainda não era acessível para todos, a seguinte imagem era bastante recorrente nos lares brasileiros: com o jornal do dia aberto na seção de classificados, alguém circulava ou até mesmo recortava os anúncios mais interessantes com o objetivo de encontrar um novo lar.

Uma vez escolhidas as possíveis opções, chegava o momento de entrar em contato com o proprietário ou com o corretor para continuar a conversa. Uma outra forma de encontrar o espaço ideal era escolher o bairro onde se pretendia morar e prestar atenção às placas de “vende-se” e “aluga-se” fixadas na porta dos edifícios. 

Uma das formas mais usadas na procura da casa própria era procurar no jornal
Uma das formas mais usadas na procura da casa própria era procurar no jornal

A chegada da internet começou a deixar tudo mais fácil

Com a popularização dos meios digitais, essa procura ficou mais dinâmica, já que o que separava possíveis investidores de proprietários eram somente algumas palavras-chave bem colocadas em um mecanismo de busca. Mesmo os classificados do jornal foram digitalizados e o tempo para se fechar negócio foi aos poucos diminuindo, mas essa forma de trabalhar o mercado imobiliário ainda não era a melhor possível. 

Com a chegada da tecnologia, todo o processo de procura foi facilitado
Com a democratização da tecnologia, todo o processo de procura foi facilitado

Sites especializados em mercado imobiliário

O lançamento da web 2.0, em meados dos anos 2000 e a sua popularização a partir da década, seguinte trouxe a possibilidade de geração de conteúdo por parte do público que antes era só espectador. Com isso, a forma de se fazer negócios em todas as áreas sofreu uma verdadeira revolução bastante absorvida pelo setor imobiliário.

Plataformas em todo o mundo começaram a surgir com a proposta de permitir a qualquer um anunciar imóveis, e com isso as ofertas aumentaram como nunca. Uma vez dentro dessas plataformas, bastava definir os parâmetros da sua busca, de bairros até o número de dormitórios, para encontrar a casa ou apartamento ideal para você e para a sua família. 

Atualmente, o Classificados no jornal foi passado para o smartphone
Atualmente, o Classificados no jornal foi passado para o smartphone

A tecnologia a favor da corretagem

Com o novo formato criado, era preciso que os profissionais da área se atualizassem. Desde a forma de se fazer publicidade com anúncios direcionados para públicos específicos em redes sociais e mecanismos de busca, até a construção de portfólios digitais com os imóveis oferecidos e a implantação de tours virtuais em suas abordagens, a tecnologia trouxe novas ferramentas para o arsenal do corretor.

Essa movimentação trouxe muitos benefícios para a relação com os compradores que passaram a encontrar muito mais rápido a casa ou imóvel dos seus sonhos e também com os proprietários que reduziram drasticamente o tempo entre o anúncio e a venda de suas casas e apartamentos.

As novas tecnologias aproximaram os compradores dos corretores
As novas tecnologias aproximaram os compradores dos corretores

A experiência do usuário em primeiro lugar

Tendência tecnológica nos últimos anos, a experiência do usuário (user experience ou simplesmente UX) é um conceito bastante utilizado pela nova geração que move o setor. Trata-se de uma filosofia onde as emoções e sensações causadas por uma relação comercial assumem grande importância durante a jornada do consumidor.

Dessa forma, comprar ou vender um imóvel vai muito além disso – trata-se de seu significado e é nisso que muitos sites de compra e venda de imóveis estão de olho para reforçar suas marcas. Uma plataforma intuitiva, um serviço de atendimento eficiente, conteúdos relevantes para quem quer comprar e a facilidade de desenvolver anúncios para quem busca vender são alguns dos pontos trabalhados pela UX. Tudo para tornar a experiência de negócios imobiliários mais agradável.

Presente em tudo que fazemos e expressamos, a tecnologia facilita e torna mais agradável e produtivo o dia a dia de profissionais não só do mercado imobiliário, mas também de muitas outras áreas. 

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: