Início » GADGETS » Testamos o roateador touchscreen Securifi Almond
GADGETS Geral REVIEWS

Testamos o roateador touchscreen Securifi Almond

securifi almond - Testamos o roateador touchscreen Securifi Almond
Testamos o Securifi Almond, um roteador wireless bem compacto, com uma porta LAN (para ligar no modem) e duas portas Fast Ethernet. A primeira vista ele só chama a atenção pelo design agradável e o tamanho reduzido comparado aos outros roteadores do mercado, até você ligá-lo a ver a tela touchscreen colorida de 2,8 polegadas ganhar vida.

9zzz 800 720x540 - Testamos o roateador touchscreen Securifi Almond

Testamos o Securifi Almond, um roteador wireless bem compacto, com uma porta LAN (para ligar no modem) e duas portas Fast Ethernet. À primeira vista ele só chama a atenção pelo design agradável e pelo tamanho reduzido comparado aos outros roteadores do mercado, até você ligá-lo e ver a tela touchscreen colorida de 2,8 polegadas ganhar vida.

A Securifi alega que você pode configurar o Almond em segundos. Essa afirmação é um pouco exagerada, mas a realidade ainda impressiona. Realmente é muito rápido configurá-lo. Normalmente, para configurar um roteador você precisa primeiramente ligá-lo a um PC usando um cabo Ethernet, mas a tela touchscreen do Almond permite que você o configure diretamente em menos de 5 minutos.

Aqui, após tirá-lo da embalagem e ligá-lo na tomada, conectei-o no modem utilizando o cabo Ethernet incluso na embalagem e após poucos passos seguindo um passo a passo na pequena tela, já estava com o Wi-Fi funcionando, incluindo uma opção para convidados com SSID e senhas próprias. Optei por utilizá-lo em inglês, já que na primeira tentativa notei que algumas opções não estavam totalmente traduzidas para o português brasileiro, como por exemplo as opções que exibem um relógio ou o clima local na tela do aparelho.

a00a 800 720x540 - Testamos o roateador touchscreen Securifi Almond

A interface touchscreen lembra a interface Modern, utilizada, tanto no sistema operacional para Pcs Windows 8, quanto no para smartphones Windows Phone 8, o que traz uma familiaridade instantânea para qualquer um que já tenha utilizado estes sistemas. Esta é dividida em algumas telas com seis tiles com opções de configurações, sendo o último deles um tile marcado “More” que leva para a tela seguinte. Um botão de “voltar” nos moldes de um navegador de internet está sempre presente no canto superior esquerdo das telas, tornando fácil voltar à tela anterior de uma configuração ou das opções. Um botão em formato de casa, também nos moldes de um navegador, leva de volta à tela inicial. Há ainda um botão no canto superior direito que permite mudar o idioma a qualquer momento.

Apesar da baixa resolução do pequeno display, 320×240, os tiles são grandes o suficiente para serem apertados com o dedo e o texto é fácil de ser lido. Cada tile tem um ícone e um rótulo que tornam bem claro a função que cada um representa. Fiquei satisfeito em descobrir que entre as configurações há a opção de bloquear a tela do roteador de forma semelhante à dos smartphones, dessa forma sendo necessário digitar um PIN para acessar a interface touchscreen do Almond.

A tela resistiva é surpreendentemente rápida e responsiva e é fornecida uma caneta stylus para os botões menores como é o caso do teclado alfanumérico. A caneta pode ser encontrada na parte de baixo do painel traseiro do roteador, entre as aletas que servem de base.

a00c 800 720x540 - Testamos o roateador touchscreen Securifi Almond

Existe também a opção de configurar o Almond da forma mais convencional, utilizando o navegador de um PC (ou tablet caso o Wi-Fi já esteja configurado) e os dados para isso podem ser encontrados na própria interface touchscreen, incluindo a URL, nome de usuário e senha. O design da interface web é semelhante à do touchscreen e tão fácil de operar quanto.

er photo 198442 - Testamos o roateador touchscreen Securifi Almond

Nos testes utilizando-o como roteador ele apresentou desempenho inferior ao TP-LINK TL-WR741ND, outro roteador Wireless N, tanto em velocidade quanto em alcance. Enquanto o TL-WR741ND alcançou até 24,5Mbps nos testes de velocidade e até 20 metros de alcance, o Almond não passou de 11,7Mbps e o máximo de 10 metros de alcance caindo a menos de 8 metros simplesmente fechando uma porta de madeira entre os cômodos. Entretanto, comparando-o com o D-LINK DSL-2730R, um modem/roteador wireless B/G muito utilizado pela operadora GVT, houve uma sensível melhora de velocidade, embora não no alcance, onde houve empate técnico.

O Almond pode ser utilizado também como extensor wireless e configurá-lo para tal foi, sem dúvida, uma surpresa. O processo todo levou menos de 3 minutos e aumentou em cerca de 8 metros o alcance da rede existente de forma estável, sendo necessário apenas escolher a rede na lista que aparece e digitar a senha. O Almond cria automaticamente um novo SSID com a mesma senha informada. Nesse modo ele pode ainda funcionar como Access Point para conectar dispositivos que só tem conexão Ethernet, permitindo dessa forma conectar dispositivos como Blu-rays e Smart TVs. No lado negativo houve uma diminuição notável na velocidade, que caiu praticamente pra metade, mas isso é normal em repetidores wireless, já que na prática, utilizam metade do tempo de antena pra receber o sinal e a outra metade pra transmitir.

 

CONCLUSÕES

Embora o Almond não seja exatamente novo, já que foi lançado fora do Brasil em 2012, definitivamente ainda é uma novidade, mesmo porque desembarcou há pouco tempo em terras tupiniquins. Além disso a interface touchscreen é o modo mais fácil de configurar um roteador de que já tivemos notícia. Até as configurações mais avançadas como filtro de conteúdo estão lá, apenas a alguns cliques de distância, o que o torna uma opção muito atrativa para os leigos ou entusiastas com menos conhecimento técnico. Seu tamanho portátil e facilidade e velocidade de configuração também pode atrair pessoas interessadas em carregar o Almond na mochila para usar sua função de extensor wireless em várias locações (trabalho, praia, etc), mas o preço sugerido de R$ 599,00 pode assustar alguns interessados. O suporte à faixa de frequência de 5GHz, em vez da congestionada faixa dos 2,4GHz poderia ter melhorado o alcance e desempenho do sinal do roteador da Securifi.

 

ESPECIFICAÇÕES

Suporte 802.11b sim
Suporte 802.11g sim
Suporte Draft 802.11n sim
Suporte Draft 802.11n 5GHz não
MIMO sim
Velocidade 300Mbit/s
WPA PSK (TKIP, AES)
WPA2 sim
Firewall sim
Filtro de MAC address sim
DMZ sim
Tamanho (em cm) 12×12,5×5
Antenas 2 (internas)
Portas WAN 1
Portas Ethernet 2
Velocidade de conexão Ethernet 10/100Mbit/s
Consumo de energia 2W
DNS dinâmico sim
Servidor DHCP sim
MAC spoofing sim
Port forwarding sim
Suporte WDS não
Suporte a dispositivos USB não
QoS não

 

 

Comentários do Facebook

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

Você gosta do nosso trabalho? Então, que tal curtir a gente? ;)

Compartilhe com um amigo