Teste de impressão da Canon ajuda a detectar sinais de daltonismo em crianças

Canon Teste de Daltonismo
Canon atualizou o famoso Teste de Ishihara e disponibiliza teste gratuitamente através do Android

Uma das maiores fabricantes de impressoras, câmeras fotográficas e filmadoras do planeta, a Canon, utilizou de sua tecnologia para tomar a frente em uma iniciativa para ajudar pais e professoras a detectar, em seus estágios iniciais, o daltonismo em crianças. 

Baseando-se no famoso Teste de Ishihara, exame de percepção de cores criado em 1917, a Canon lançou o “ABC para Daltônicos”, um teste de impressão de sua máquina Canon Mega Tank, que além de demonstrar se tudo está correto com a impressora também visa identificar de forma mais objetiva e leve os sinais do daltonismo nas crianças. 

Daltonismo e Teste de Ishihara 

Teste de Daltonismo
Teste Ishihara

O daltonismo, também conhecido como discromatopsia congênita, é um distúrbio visual caracterizado pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, mais comumente manifestado na dificuldade de diferenciar o verde do vermelho. É um distúrbio de origem genética mais comum em pessoas do sexo masculino e no Brasil atinge mais de 8 milhões de pessoas. No mundo, segunda a Organização Mundial da Saúde (OMG), esse número chega a 5% da população. 

Para identificar o daltonismo, o Dr. Shinobu Ishihara, professor da Universidade de Tóquio, em 1917 criou o Teste de Ishihara, que consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, 32 ao total, cada um com vários círculos feitos de cores levemente diferentes das cores dos círculos situados nas extremidades do cartão. 

Seguindo esse padrão, alguns círculos são agrupados no centro do cartão do Teste de Ishihara formando um número, que só será visto por quem tem uma visão normal. 

O nível de daltonismo, identificado pelo Teste de Ishihara, varia de acordo com a quantidade de acertos entre os 32 cartões do exame. 

Inovação da Canon 

Canon Teste Daltonismo
Teste de Daltonismo da Canon

Para inovar no teste de identificação do daltonismo em crianças, a Canon então juntou três diretores de arte para redesenhar o exame, modernizando as imagens mostradas nos cartões com ícones mais divertidos e relacionados ao alfabeto. 

Para facilitar ainda mais o acesso ao teste, a Canon introduziu as imagens em seu teste de impressão da impressora Mega Tank. O resultado ainda permitiu a criação de um livro abecedário com 26 letras, que ajuda a identificar os sinais de daltonismo nas crianças e testa a impressão de sua máquina. 

Para divulgar a iniciativa, a Canon também lançou um filme promocional. Veja:

Para todos os públicos 

Mesmo quem não possui uma impressora Canon Mega Tank pode ter acesso ao “ABC para Daltônicos”. Para isso, basta baixar o app Creative Printing e imprimir os cartões do teste, tudo com apenas um clique. 

O aplicativo Creative Priting da Canon está disponível gratuitamente na Android, e na iOS.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Comente:

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box