Teste da visão viral promete indicar seu problema de vista; faça agora

Teste da visão viral promete indicar seu problema de vista; faça agora 6
Teste da visão que viralizou na internet desafia sua vista e prevê diferentes resultados para problemas de astigmatismo e miopia. Qual número você vê?

Um novo teste viral que está circulando pela internet que promete detectar seu problema de visão. O teste da visão começou a aparecer no Twitter e levantou vários questionamentos sobre sua veracidade e validade. De acordo com o número que você vê na imagem, ele “consegue” identificar se a pessoa tem miopia, astigmatismo, os dois ou nenhum.

Teste da visão

Com resultados variados, cada número visto em um emaranhado de bolinhas indica qual tipo de problema cada pessoa teria.

Teste da visão
Qual número você vê nessa imagem?

De acordo com o teste, os resultados são:

  • 3246 se você sofre de astigmatismo e miopia;
  • 3240 se você tem apenas astigmatismo;
  • 1246 para aqueles que têm miopia;
  • 1240 se você tiver uma visão perfeita.

A imagem do teste da visão viralizou após o a conta do Twitter abaixo fazer o seguinte tweet perguntando qual número as pessoas viam:

Após esse tweet muitas pessoas começaram a repostar e fazer o mesmo questionamento, e virou febre. Segue alguns resultados:

As respostas foram das mais diversas, com muitas pessoas se questionando, ou até mesmo falando que estavam com a visão em boa forma.

É verídico?

Apesar de toda viralização, no entanto, especialistas, alertam que o teste da visão não é plenamente efetivo. Wallace Chamon, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em entrevista ao G1, foi enfático ao alertar que o possível diagnóstico da imagem é falso.

O oftalmologista disse que o teste não é reconhecido pela comunidade médica e que também não possui fundamento científico. Apesar disso, ele considera que as pessoas que se submetem ao teste não correm risco, mas que, em caso de dúvidas sobre a qualidade da visão, é aconselhável procurar alguém capacitado. 

“Eu diria que é mais uma brincadeira que um teste, pois os resultados podem ser falsos”

Luiz Formentin, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Independente disso, o “teste da visão”ainda pode ser usada como uma brincadeira, coisa que a internet sempre faz. É realmente possível que cada pessoa enxergue uma sequência distinta, porque o teste usa a variação da velocidade da luz nas diferentes cores. E vale lembrar que cada aparelho, dependendo da luminosidade e do brilho da tela, pode trazer resultados diferentes.

Levando na brincadeira, é bom mostrar para os amigos para saber o que cada um vê, mas sempre levando em conta que um resultado mais correto e preciso sobre a saúde da visão só é feito por profissionais.

E você, qual número enxerga na imagem? Deixe sua resposta nos campos abaixo.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta