Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade

MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade com esse teste
Por meio de questões baseadas em situações, o teste MBTI analisa sua personalidade e lhe ajuda a crescer profissionalmente

Muitos são os testes presentes na internet, mas o teste MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) não é nada parecido com aqueles que você já fez. Em tradução livre, a sigla significa Indicador do Tipo Myers-Briggs e por meio dele é possível identificar como você ganha ânimo, compreende qual sua maneira de coletar informações e também, como se comporta ao tomar decisões importantes.

Saiba como ele surgiu e descubra como o resultado pode melhorar sua vida profissional. Vale ressaltar que não existe um resultado melhor, mas sim resultados que apontam personalidades diferentes.

Mas como o teste MBTI surgiu?

Baseado no livro “Tipos psicológicos” do criador da escola da Psicologia Analítica Carl Gustav Jung, o teste foi criado durante a Segunda Guerra Mundial. As psicólogas americanas Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs (ambas mãe e filha) tinham dois propósitos: ajudar mulheres que trabalhavam nas indústrias militares a se encaixarem em funções que seriam mais eficientes, e valorizar as diferenças individuais de forma construtiva para promover a paz mundial. 

MBTI - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade
Da esquerda para a direita: mãe e filha criadoras do teste MBTI

Elas elaboraram 60 questões, sendo o resultado formado por 4 letras, os denominados “quatro pares de preferência”. São possíveis 16 resultados usados para proporcionar um autoconhecimento. Apontando as características e preferências pessoais, ele proporciona uma compreensão de si mesmo, e lhe orienta a mudar as características consideradas “ruins”. 

O teste MBTI é muito usado em entrevistas de trabalho, pois o entrevistador vai conseguir identificar o tipo de pessoa que o candidato é. Por meio dele você responderá questões que irão definir como você é, como costuma agir, e também como se comporta ao ter que tomar decisões. Ele é usado principalmente para saber se a pessoa está apta para ocupar um cargo de liderança.

Como esse teste funciona?

Quatro são as escalas que representam nossas preferências através de dois polos distintos. Em cada escala você escolhe um polo de acordo com as respostas, e isso revela sua forma de ser e agir. Após concluir o teste, você será “categorizado” com uma sigla de 4 letras, correspondente com sua personalidade. Conheça os polos: Extroversão e Introversão; Sensorial e iNtuição; Razão (Thinking) e Sentimento (Feeling) e por fim, Julgamento e Percepção.

MBTI 1 - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade
Confira como foi feito um os primeiros testes.

As quatro escalas

1. Atitudes, motivação – nessa parte o MBTI irá perceber com você obtém energia. Se for Extrovertido você tende a ser mais sociável, assim como realiza várias atividades: age primeiro, depois pensa. Essas pessoas preferem atividades em grupo, pois ganham energia através da interação.

MBTI - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade

Introvertido é mais recluso quando o assunto é sociabilidade, e ao contrário do Extrovertido, pensa antes de agir. É caracteristicamente mai quieto e obtém energia através do próprio ambiente interno, sendo também reservado, questionador, discreto e por vezes parece impenetrável, misterioso e pouco acessível.

2. Percepção, observação – aqui você responderá perguntas sobre atenção e ação. Se for Sensorial, você tende a acreditar em fatos reais e concretos, prestando bastante atenção no que acontece ao seu redor. Cria significado para o que acontece através do consciente, se limitando aos dados sólidos e ignorando o subconsciente. Pode ser chamado também de realista, porque se concentra no que é prático e real, vivendo a vida como ela é.

MBTI 2 - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade

Intuitivos, como o próprio nome diz, sentem-se à vontade para acreditar no subconsciente, e enxergam isso como um “sexto sentido”, um instinto, uma intuição. Gostam de ideias que tenham um foco no futuro, e vivem pensando como vão mudar a situação ao invés de continuar vivendo em um mundo imperfeito. Gostam de fantasiar, imaginar, e apresentar ideias abstratas, mas depois ratificam o que pensam.

3. Julgamento, tomada de decisão – neste ponto, suas ações em momentos de decisão serão postas à prova. Uma pessoa Racional (também chamada de Razão ou Thinking) é objetiva e clara em seus objetivos, por isso consegue se desapegar da situação se necessário. Se “arma” de argumentos racionais em um debate ou discussão, e pensa que o fator humanidade possui a mesma relevância na hora de tomar decisões. É bastante organizada, e consegue demitir pessoas sem pensar no emocional.

MBTI 3 - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade

Indivíduos do grupo Sentimental (também chamados de Sentimento ou Feeling) levam em conta o sentimento para decidir suas ações. Tendem a se colocar no lugar dos outros e antecipam o sentimento que o outro vai ter ao receber sua decisão. Para acabar com conflitos acalmam todos envolvidos, pensando nos valores e emoções que foram afetados.

4. Estilo de vida, orientação para o mundo – na última parte do teste você responderá questões que falam sobre seu pensamento sobre a sociedade. Os Julgadores são pessoas que preferem resultados previsíveis, e levam a vida de uma forma estruturada e organizada. Gostam de ser especialistas, decisivos e preferem seguir prazos do que procrastinar o tempo livre. Também são autodisciplinados, e quando pedem coisas, são específicos e esperam que os outros façam o que disseram.

MBTI 4 - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade
Da esquerda para a direita: o Julgador e Perceptivo.

Perceptivos levam a vida de forma flexível, e enxergam as estruturas mais como limitantes do que importantes. Tentam adiar decisões o quanto conseguirem, pois sentem-se confortáveis a lidar com situações que aparecem sem previsão. Já esperam que imprevistos aconteçam, pois admiram a liberdade e gostam de serem colocados à prova. Dão tempo para que as coisas fluam, deixando de lado o calendário de planos.

Mas afinal, para que ele é usado?

MBTI serve para entender como o funcionário se comporta dentro da empresa. Mesmo se você não trabalhar em uma empresa que te coloque para fazer esse teste, você pode fazê-lo por conta própria. Você vai descobrir qual o seu modo de trabalho, qual seu padrão de comunicação e até mesmo como se comporta ao tomar decisões.

MBTI 5 - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade
Saber qual sua personalidade lhe ajuda em sua vida profissional.

Esse teste é usado para aconselhamento de carreira, orientação, e desenvolvimento profissional. Como dizemos acima, são possíveis 16 resultados, confira todos eles:

  • ISTJ (sistemático, realista e organizado); ISFJ (detalhista, tradicional e paciente);
  • INFJ (idealista, determinado e profundo);  INTJ (lógico, firme e independente);
  • ISTP (analítico, adaptável e prático); ISFP (modesto, sensível e espontâneo);
  • INFP (adaptável, discreto e criativo); INTP (teórico, reservado e independente);
  • ESTP (pragmático, rápido e persuasivo); ESFP(sociável, cooperativo e tolerante);
  • ENFP (curioso, incansável e independente); ENTP (adaptável, analítico e estratégico);
  • ESTJ (decidido, objetivo e eficiente); ESFJ (cooperativo, sociável e tradicional);
  • ENFJ (idealista, entusiasmado e prestativo) e por fim,  ENTJ (lógico, crítico e estratégico).

Caso você tenha recebido um resultado não tão satisfatório, você pode usá-lo para mudar as características que acha necessário, e melhorar seu comportamento na sociedade. Logo após mudar seu comportamento, sua vida tende a se tornar menos complicada pois agora você se conhece mais.

MBTI 6 - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade

Esse teste pode proporcionar um melhor bem-estar, mas também uma melhora em seu desempenho em sua vida profissional e pessoal. Confira quais traços de personalidade são categorizados como pontos de melhoria:

Extrovertidos (E): convencidos, intrometidos e barulhentos.

Introvertidos (I): desinteressados, inibidos e afastados.

Sensoriais (S):  confusos, obsessivos e chatos.

Intuitivos (N): excêntricos, imprevisíveis e não realistas.

Racionalistas (T): intolerantes, grossos e propensos a discussões.

Sentimentais (F): esquivos, vagos e hipersensíveis.

Julgadores (J): compulsivos, impacientes e rígidos.

Perceptivos (P): procrastinadores, dispersos e não confiáveis.

Faça o teste de sua personalidade

Curioso para saber qual é sua personalidade? Então, responda as perguntas do teste MBTI neste link que indicamos. Para responder todas as perguntas, você levará em média 12 minutos, mas lembre-se que é importante que você seja honesto ao responde-las, caso contrário seu perfil pode ser analisado de forma incorreta. 

ISTP - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade

Logo após concluir o teste MBTI  você irá receber um relatório completo sobre sua personalidade, que poderá ser muito útil para balizar decisões profissionais e, também, a forma como deve agir com amigos, família e colegas de trabalho, para melhorar as relações pessoais e de trabalho.

Fonte: Melkberg

MBTI 2 - Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade

Receba Notícias por E-mail:

Share via