Conecte-se conosco

Aplicativos

TODXS app: mais direitos e representação para a comunidade LGBT+

Mesmo sendo recente, o TODXS app prova que a tecnologia pode compensar a falta de representação das minorias na sociedade

Representatividade: poucos entendem o quanto é importante, porém, ela é a base da nossa democracia e, consequentemente, do mundo como o conhecemos. Com a tecnologia se expandindo a passos largos todos os dias, vemos cada vez mais grupos e indivíduos carentes de representação, seja porque o modelo democrático tem as suas falhas, seja porque ele foi desvirtuado de todas as formas possíveis (e impossíveis).

A comunicação, por sua vez, deu voz às pessoas, uma voz que não passa pelos filtros da representação. E justamente por ser plural e abrangente, como toda democracia deveria ser, essa mesma tecnologia que expõe as falhas do modelo democrático pode servir também incrementá-lo – e é exatamente isso que projetos como o TODXS app, disponível para Android e iOS, desejam fazer.

Feito para TODXS

A ideia do grupo responsável pelo app é dar poder à comunidade LGBT+, no entanto, a sua utilização é de interesse público. Dentro do aplicativo, você pode encontrar leis de conteúdo LGBT+, conhecer os órgãos de amparo à comunidade e até denunciar os casos de discriminação – você se lembra de quando viu esse tipo de apoio numa iniciativa estatal? É, nem eu.

Tudo isso torna o TODXS app uma ferramente essencial para que o LGBT+ contribua com a sua própria comunidade, seja conhecendo os seus direitos, se politizando mais ou recriminando os casos de abuso, que apesar de já terem números extremamente altos, não costumam ser devidamente reportados.

Impacto social

A estratégia é válida para o aplicativo e outras propostas da TODXS

Sendo feito não só para a comunidade LGBT+ em si, a startup tem um objetivo que transcende o público que apoia. A ideia é que o app sirva como uma representação das minorias perante a sociedade, o governo e a iniciativa privada – esses são três setores importantíssimos para qualquer causa que vise mudanças, principalmente quando essas mudanças são a nível cultural e nacional.

Ao reunir interessados, a TODXS  irá pleitear direitos, movimentos, políticas e comprometimento por parte de empresas, órgãos públicos e da população como um todo. A metodologia não parece muito diferente da representação política que citamos acima, porém, é importante lembrar que, da forma como é feito, o projeto exige mais que o simples voto em um representante – é preciso que o indivíduo fale por si e participe dos interesses desejados.

Impacto político

Embora tenha uma premissa que se destaque de ideias similares, o TODXS app não é o primeiro de sua espécie. Com o advento das redes sociais, as pessoas finalmente entenderam que suas opiniões, quando devidamente organizadas e unidas, podem sim ter impacto no legislativo; se lembrarmos bem, a própria Constituição Federal, no parágrafo 2º do seu artigo 61, legitima a criação de leis por iniciativa popular.

Desde que sigam os requisitos propostos pela CF, esses projetos de lei (PL) têm o mesmo valor daqueles propostos por parlamentares – e é exatamente por isso que ideias como o TODXS, que promovem a mobilização de grupos na busca dos seus direitos, inauguram uma nova fase democrática; esta, por sua vez, ainda mais próxima da democracia plena.

Participe!

O TODXS app é fruto do trabalho árduo de 24 pessoas em busca da representação LGBT+. Contudo, vale lembrar que ele se trata de uma ferramenta, portanto, todo esse esforço será em vão sem a participação do público interessado. Você pode baixá-lo gratuitamente para Android ou iOS, além disso, as páginas do projeto na web e no Facebook contam mais detalhes sobre outras iniciativas que estão a caminho.

 

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir