Toyota vai fabricar carro espacial para andar na Lua

Toyota e JAXA trabalham em dupla para o chamado Team Japan
Toyota e JAXA fecharam parceria para construir um carro que ande na lua daqui a 10 anos

A Toyota prometeu que vai fabricar um carro espacial com a função de andar na Lua. Com a indústria automobilística em declínio, muitas empresas estão tentando driblar a crise com inovações pra lá de inusitadas.

O Japão parece estar tomando a dianteira, dado seu claro interesse em produzir carros voadores (com debut marcado para as Olimpíadas de Tóquio), e, agora, outro grande passo em direção ao futuro foi dado e carros  também vão poder transitar no espaço, ou, pelo menos, em solo lunar. Um satélite de cada vez, não é mesmo?

Carro espacial japonês dá pontapé a uma nova série de ambições à chamada corrida espacial

A Agência de Exploração Aeroespacial japonesa (JAXA) se uniu à montadora para construir um Rover autônomo pressurizado que tem como objetivo pousar na superfície lunar em 2029. O automóvel de seis rodas será capaz de transportar dois humanos por uma distância de 10.000 quilômetros fazendo uso de energia solar e tecnologia de células de combustível da Toyota.

Com o tamanho de dois microônibus, com 13 metros quadrados de espaço habitável, os astronautas a bordo vão poder fazer uso de seus uniformes espaciais para dentro do veículo enquanto exploram. O fruto da parceria da Toyota e Jaxa vai pisar na Lua antes que a expedição humana chegue e vai viajar de forma independente para encontrá-los.

“A exploração espacial internacional é um desafio para conquistar o desconhecido. Para enfrentar esse desafio, acreditamos que é importante reunir as capacidades tecnológicas do nosso país e participar com algo que chamamos de ‘Team Japan’ (ou time do Japão, em tradução literal). Através da nossa colaboração com a Toyota como ponto de partida, podemos expandir ainda mais os recursos do ‘Team Japan’ na busca contínua da exploração espacial internacional”.

comenta Wakata, vice-presidente da Jaxa.

Toyota na Corrida Espacial

Toyota pretende lançar acrro à lua em 2029
Carro espacial tem como objetivo ser auto suficiente em ambiente inóspito lunar

O anúncio vem em um momento significativo na exploração espacial. Há uma semana, a SpaceX ancorou uma nave na Estação Espacial Internacional, enquanto a China, por sua vez, alavanca suas próprias ambições espaciais ao declarar interesse em pousar na Lua. E há mais, já que o país revelou planos para uma estação de energia solar nacional chinesa no espaço e lançar um Rover em Marte em 2020. 

O que é particularmente empolgante no anúncio da JAXA/Toyota, no entanto, é que o objetivo é proporcionar liberdade para os astronautas a bordo do veículo, então esse tipo de tecnologia pressurizada traz a ideia futurista de viver na Lua está cada vez mais próxima.

“A indústria automotiva há muito tempo faz negócios com os conceitos de ‘cidade natal’ e ‘país de origem’ em mente. No entanto, a partir de agora, ao responder a questões ambientais de escala global, o conceito de “planeta natal”, do qual todos nós chegamos, se tornará um conceito muito importante. Indo além das estruturas de países ou regiões, acredito que nossa indústria, que está constantemente pensando sobre o papel que deve cumprir, compartilha as mesmas aspirações da exploração espacial internacional”.

conclui Akio Toyoda, o presidente da Toyota.

fonte: Engadget

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta