Trailer de matrix 4 é revelado, confira!

Trailer de Matrix 4: Ressurections é revelado, confira!

Avatar of augusto dala costa
Novo longa da franquia finalmente ganha material de divulgação, com muita ação e hype aos fãs de plantão

É isso mesmo — confirmando a data de lançamento que rumores já apontavam, o trailer de Matrix 4 : Ressurections foi lançado na Cinemacon 2021, mas só chegou à internet hoje, dia 9 de setembro, trazendo de volta Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss como Neo e Trinity, respectivamente. Além dos astros, temos também em elenco bem completo confirmado, incluindo muitos atores de Sense8, série das irmãs Wachowski, que idealizaram e dirigiram a franquia que, até agora, tinha apenas três filmes (e algumas animações).

Matrix: A trilogia e a influência

É difícil achar um desavisado que desconhece Matrix, mas não faz mal relembrar, não é? Com seu primeiro filme lançado em 1999, a franquia conquistou muitos fãs ao lidar com temas complexos envolvendo simulações de computador (será que não estamos vivendo em uma?), filosofia e existencialismo sem, no entanto, perder o tato para a ação — cenas de tirar o fôlego são impossíveis de se esquecer. O maior exemplo, talvez, seja a popularização do bullet time (“tempo das balas”, em tradução livre, onde vemos tudo em câmera lenta, conseguindo perceber a trajetória de projéteis de armas de fogo), embora embates com o famoso vilão Agente Smith também sejam muito lembrados.

Como esquecer do visual, história e explosões de cabeça que matrix trouxe até nós?
Como esquecer do visual, história e explosões de cabeça que Matrix trouxe até nós?

Ganhando duas sequências, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions (ambas de 2003), a franquia conseguiu fazer US$1.6 bilhão nos cinemas, Inspirando um sem-número de obras na cultura pop, como Equilibrium, Oblivion, Jogador Número 1, NieR e muito mais. A própria série de filmes, no entanto, também não surgiu do nada: diversas obras, inclusive estrangeiras, influenciaram as irmãs Lana e Lilly Wachowski, como Neuromancer, de William Gibson, os livros de Philip K. Dick (que incluem o conto que deu origem a Blade Runner), e Simulacros e Simulação, de Jean Baudrillard. Diversos conceitos filosóficos, como o Mito da Caverna, de Platão, também foram influências fortes no roteiro de Matrix.

Os filmes, além disso, alavancaram a carreira de vários atores (se já não estavam super famosos), como Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity), Lawrence Fishburne (Morpheus) e Hugo Weaving (Agente Smith). No ano passado, Lilly Wachowski, uma das criadoras da série, comentou sobre o fato de Matrix ser sobre a transgeneridade, já que fala de transformação e quebra de padrões — Neo, por exemplo, rejeita ser chamado de Sr. Anderson pelo Agente Smith e o sistema ao qual estava preso, e Switch, uma das personagens coadjuvantes, é mostrada como homem no mundo real e mulher no mundo virtual de Matrix.

Switch (com um nome que significa "troca", aliás), a personagem que é uma metáfora trans
Switch (com um nome que significa “troca”, aliás), a personagem que é uma metáfora trans

O novo filme

Bem, fora o que está presente no trailer, não se sabe muito sobre o enredo ou mesmo quais personagens estarão envolvidos na sequência, e o pouco que temos de Keanu Reeves em Matrix 4 — o que os fãs mais querem saber, certamente — são imagens de bastidores, onde o ator divide o set com Carrie-Anne Moss em filmagens cheias de efeitos práticos (além, é claro, das cenas do trailer). O trailer em si já havia sido mostrado na CinemaCon, e uma situação curiosa se instaurou, onde descrições do trailer pipocaram pela internet, mas ninguém fora do evento havia visto qualquer imagem além das promocionais lançadas ontem.

Falando em ontem, na quarta-feira já havíamos noticiado sobre o site oficial do filme, que trazia diversos teasers dependendo do momento do dia em que você acessava o site. Nele, 180 mil combinações de cenas eram possíveis. Embora já pudéssemos ver Neo e Trinity, além de outros personagens como o interpretado por Yahya Abdul-Mateen II, ainda não dava para saber nada sobre eles — o que infelizmente continua no trailer oficial. Neil Patrick Harris pode ser visto como o enigmático psicólogo de Neo, mas não dá para saber mais nada além disso. Pelo menos, temos algumas imagens promocionais, como a que ilustra a imagem em destaque desta matéria.

Em termos de elenco, Matrix 4 volta com os já citados acima Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, infelizmente sem confirmações do retorno de Lawrence Fishburne (o eterno mentor Morpheus). Volta o ator Daniel Bernhardt, que interpretou o Agente Johnson em Matrix Reloaded. Também temos Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman), Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother), Jessica Henwick, Jonathan Groff, Brian J. Smith, Toby Onwumere, Eréndira Ibarra e Max Riemelt (todos vindos de Sense8, série criada pelas irmãs Wachowski), Priyanka Chopra Jonas (Quantico), Andrew Caldwell (iZombie) e Ellen Hollman (Spartacus). Lana Wachowski retorna para roteirizar (junto com Aleksandar Hemon e David Mitchell), produzir e dirigir a produção, mas não sua irmã Lilly.

Algumas imagens de bastidores e nomes no elenco são as únicas informações que temos de matrix 4 até o momento.
Algumas imagens de bastidores e nomes no elenco são as únicas informações que temos de Matrix 4 até o momento.

Retornando também temos os artistas conceituais da obra, Geof Darrow e Steve Skroce. O vilão das sequências, o Merovíngio, deve retornar para o longa, mas ainda não sabemos se será interpretado pelo mesmo ator, Lambert Wilson. Hugo Weaving, o eterno Agente Smith, não deve voltar à sequência por problemas de agenda. O filme está planejado para estrear em 22 dezembro deste ano.

Trailer de Matrix 4

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: o trailer de Matrix 4! Confira o vídeo logo abaixo:

E aí, o que achou? Empolgado para ver Neo e Trinity de volta às telinhas? Conte pra gente aí nos comentários!

E para continuar bem informado sobre cultura pop e tecnologia no geral, continue por aqui, no Showmetech!

Veja também:

Fontes: Twitter | Netflix

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
9
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados