Proteção de contas do bc no showmetech, dicas de segurança digital e tecnologia financeira.

Como usar o BC PROTEGE+ do BACEN para impedir que criem contas no seu CPF

Avatar de gabriel princesval
Nova ferramenta do Banco Central (BACEN) bloqueia a abertura de contas no seu CPF sem autorização, monitora suas informações e garante que você fique protegido contra fraudes. Veja como ativar

A segurança dos dados pessoais é uma das maiores preocupações de quem movimenta dinheiro online. Entre os golpes mais comuns está o uso indevido do CPF de outra pessoa para abrir contas bancárias e realizar transações fraudulentas. Pensando nisso, o Banco Central do Brasil (BACEN) criou o BC PROTEGE+, um serviço gratuito que permite bloquear a abertura de contas em seu nome e reforçar sua segurança financeira. A seguir, veja tudo sobre esse serviço e como ativá-lo:

O que é o BC PROTEGE+?

O que é o bc protege+ / imagem: showmetech
O que é o BC PROTEGE+. (Imagem: Showmetech)

O BC PROTEGE+ é um serviço gratuito criado pelo Banco Central do Brasil que reforça a comunicação entre o cidadão e o Sistema Financeiro Nacional. Por meio dele, é possível informar aos bancos e instituições financeiras que você, ou sua empresa, não deseja abrir novas contas nem ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros. O objetivo é simples: impedir que criminosos usem seus dados para movimentar dinheiro ou contratar produtos de forma fraudulenta.

Disponível na área logada do Meu BC, o serviço é consultado por todas as instituições financeiras antes da abertura de qualquer conta. Se a proteção estiver ativa, o processo é automaticamente bloqueado até que o usuário desative a função. Tudo isso é feito de forma rápida e gratuita, garantindo mais controle e segurança sobre o uso do seu CPF ou CNPJ.

Quem pode utilizar?

Acesse o portal gov. Br no smartphone com destaque para o login na plataforma.
Aplicativo do GOV.BR / Reprodução: Internet

O BC PROTEGE+ pode ser utilizado por qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta gov.br de nível Prata ou Ouro, com a verificação em duas etapas ativada. No caso das empresas, a ativação ou desativação da proteção deve ser feita por colaboradores previamente cadastrados pelo representante legal na plataforma gov.br, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam gerenciar a segurança da organização. O atendimento é imediato, e o serviço é totalmente gratuito para o cidadão, podendo ser ativado ou desativado a qualquer momento.

Passo a passo para ativar

Etapa 1: Acesse o Meu BC

Como ativar o bc protege+ / imagem: showmetech
Como ativar o BC Protege+. (Imagem: Showmetech)


Entre na área logada do Meu BC usando sua conta gov.br de nível Prata ou Ouro, com a verificação em duas etapas habilitada.

Etapa 2: Encontre o BC PROTEGE+

Banco central do brasil sistema meu bc interface digital de gerenciamento financeiro digital.
Como ativar o BC Protege+. (Imagem: Showmetech)

Na página inicial ou no menu lateral esquerdo, clique em “BC PROTEGE+” para abrir a área do serviço.

Etapa 3: Ative a proteção

Ative ou desative o bc protege+ na plataforma do banco central do brasil.
Como ativar o BC Protege+. (Imagem: Showmetech)

Na caixa “Contas – abertura e inclusão”, clique em “Ativar proteção” e confirme. 

Pronto! Você receberá uma mensagem informando que a proteção foi ativada. O atendimento é imediato e o processo é totalmente gratuito.

Funcionalidades 

Desative quando precisar

Proteção digital do bc, interface de gerenciamento de contas e configurações de ativação.
Funcionalidades do BC Protege+. (Imagem: Showmetech)

Se quiser abrir uma nova conta ou ser incluído em outra, basta clicar em “Desativar proteção”. Você pode escolher por quanto tempo quer deixar o serviço desativado até 30 dias ou por tempo indeterminado. Assim que confirmar, o sistema mostrará a mensagem de desativação concluída.

Consulte o histórico de ativações

Funcionalidades do bc protege+ / imagem: showmetech
Funcionalidades do BC Protege+. (Imagem: Showmetech)

Na lateral direita da página do BC PROTEGE+, acesse “Histórico de ativações” para ver quando você ativou ou desativou o serviço. Se preferir, também é possível imprimir o histórico clicando no botão de ações.

Veja quem consultou seu status

Sem registros de consultas recentes no sistema de proteção de dados.
Funcionalidades do BC Protege+. (Imagem: Showmetech)

Ainda na lateral direita, clique em “Histórico de consultas” para conferir quais instituições verificaram se sua proteção estava ativa. Esse histórico também pode ser impresso, se desejar.

Se tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o BC PROTEGE+, entre em contato pelo Fale Conosco do governo federal.

E aí, já conhecia o BC PROTEGE+? O que achou desse serviço? Não se esqueça de seguir, comentar e compartilhar com seus amigos para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia.

Veja também:

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech:

Fonte: GOV.BR

Revisado por Luís Antônio Costa em 15/01/2026


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados