Transcrição de áudio no WhatsApp deve chegar em breve

Transcrição de áudio no whatsapp deve chegar em breve
Descoberta na versão para iPhone, a transcrição de áudio no WhatsApp utilizará o reconhecimento de voz nativo do smartphone, e deve chegar em breve

Em algumas situações não é muito interessante (ou até mesmo inviável) reproduzir algum áudio do WhatsApp. Por exemplo, numa reunião ou num elevador. Pensando nisso e de acordo com informações vazadas, logo veremos a transcrição de áudio no WhatsApp, ou seja, ao invés de clicar para ouvir o áudio, o aplicativo transcreverá o áudio, em texto, assim, você consegue “ler o áudio” que foi enviado.

O que seria uma transcrição de áudio no WhatsApp?

Quando dizemos que algo foi “transcrito“, quer dizer que houve uma reprodução de um lugar para outro. Neste caso, os áudios que são enviados pelo WhatsApp poderão ser reproduzidos no aplicativo em forma de texto, assim você não precisa ajustar o volume ou se preocupar em interromper algum momento com áudios que podem atrapalhar a situação.

Transcrição de áudio no whatsapp
WhatsApp solicitando permissão para acessar o recurso para reconhecimento de fala

A princípio o recurso descoberto no WhatsApp Beta só pode ser observado em iPhones e, ao tentar utilizá-lo, aparecerá uma mensagem perguntando se você permite que o aplicativo acesse a tecnologia de reconhecimento de fala em seu aparelho. Uma vez que essa permissão é concedida, você será capaz de “ler” aquele áudio em texto. Lembrando que, assim como qualquer mensagem trocada no WhatsApp, esses áudios e transcrições são protegidos por criptografia.

Transcrição de áudio no whatsapp
A transcrição do áudio. À esquerda, o momento em que o áudio foi mandado, e à direita, o que foi dito no áudio

Essas informações não são enviadas ao WhatsApp ou Facebook (proprietário da rede de mensagens), uma vez que a transcrição é feita diretamente pelo recurso de reconhecimento de voz nativo dos smartphones. Dessa maneira a empresa ainda consegue realizar melhorias nessa função, podendo oferecer mais rapidez ou precisão no momento da transcrição do áudio. Uma vez que a transcrição foi feita, ela ficará salva de forma local, ou seja, para conferir novamente não é necessário uma nova transcrição: já estará no chat. Ainda não há menção sobre a inclusão da ferramenta em aparelhos Android.

Enquanto está em fase de testes, nos resta aguardar. E você, o que achou da transcrição de áudio no WhatsApp? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Você sabia que o WhatsApp vai parar de funcionar em alguns aparelhos? Confira se o seu não está incluso!

Fonte: The Verge.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário