Como transferir seus dados salvos de ps4 para ps5. Se você tem um ps4 e adquiriu um ps5 recentemente, descubra como é fácil transferir seus games e dados salvos do ps4 para ps5

Como transferir seus dados salvos de PS4 para PS5

Avatar of luís antônio costa
Se você tem um PS4 e adquiriu um PS5 recentemente, descubra como é fácil transferir seus games e dados salvos do PS4 para PS5

O PlayStation 5 foi lançado no final de 2020 e já possui alguns títulos de peso em sua biblioteca como Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Demon’s Souls, entre outros. Porém, grande parte dos games que você pode jogar no PS5 são títulos de PS4. Além disso, muitos dos jogadores que adquiriram o PS5 eram donos (ou ainda possuem) um PS4. Por essa razão, poder transferir os seus dados salvos no PS4 para o PS5 de forma prática e simples se torna uma funcionalidade crucial para muitos jogadores. Neste tutorial você vai aprender a transferir seus dados entre os dois consoles sem ter muito trabalho.

Transferindo os jogos e dados salvos por Wi-Fi ou cabo de PS4 para PS5

Uma forma simples e rápida para transferir tanto seus arquivos de jogos como seus dados salvos de PS4 para PS5 é utilizar um cabo Ethernet (normalmente aquele azul, cinza ou amarelo) que acompanha o seu roteador de internet. Basta conectar um cabo nas saídas do PS4 e do PS5 e conectar os dois fios ao seu roteador, formando dessa maneira uma rede única para seus dois consoles compartilharem dados. A vantagem desse método é que você não precisa baixar seus jogos digitais novamente no PS5. 

Transferência de dados de ps4 para ps5 com cabo ethernet
Uma das opções para realizar a transferência de dados do PS4 para PS5 é utilizar um cabo de rede para conectar os dois consoles.

Também é possível utilizar sua rede Wi-Fi para transferir os dados entre os consoles, precisando conectar tanto o PS4 quanto o PS5 na mesma rede Wi-Fi. Porém, esse método de transferência é muito mais lento do que aquele que usa os cabos conectando os dois consoles. Além do mais, dependendo de sua velocidade de conexão de Internet, o processo de transferência de dados pode levar horas, caso você possui uma quantidade massiva de dados para passar de um console para o outro.

Assim que você conectar ambos os consoles via cabo ou via Wi-Fi, ligue seu PS4 e certifique-se de que está utilizando a versão mais recente do software da PlayStation. Para isso, abra o menu e vá em Sistema > Atualização de Software do Sistema e escolha Atualizar Agora.

Já no seu PS5, verifique se você está conectado no console utilizando a mesma conta da PSN do PS4 e vá em Configurações > Sistema > Software do Sistema e selecione Transferência de Dados. A partir daí, basta seguir as instruções na tela para mover todos os seus dados. Você pode selecionar quais arquivos de dados de jogos você quer mover e quaisquer outros apps que deseja transferir.

Tela para transferir do ps4 para ps5
Como transferir seus dados salvos de PS4 para PS5

As instruções para as transferências dos dados de PS4 para PS5 utilizando um cabo de rede ou Wi-Fi são muito simples e o próprio sistema do PS5 irá guiar o usuário em diferentes telas, então fique atento às mensagens exibidas no console para concluir o procedimento. Assim que você estiver pronto para transferir os dados, o console irá te avisar para pressionar o botão ligar/desligar do PS4, então ambos os consoles devem se reiniciar. Fique atento ao tempo de transferência para realizar essa operação: ele somente se aplica aos arquivos de salvamento dos games.

Transferência de dados do ps4
Como transferir seus dados salvos de PS4 para PS5

Se você estiver transferindo os arquivos, eles ficarão em segundo plano, com uma janela com a mensagem “Transferindo” aparecendo no PS4. Vale lembrar que, enquanto os dados dos games estiverem em transição do PS4 para o PS5, você ainda pode utilizar os dois consoles sem problemas, desde que não tente acessar os games que estão tendo seus arquivos transferidos, claro.

Também é importante notar que, caso você utilize um HD externo no PS4, esse processo não irá transferir os dados salvos no HD externo. Você pode conectá-lo sem problemas ao PS5, porém, não será possível instalar nenhum game nele, uma vez que o PS5 por enquanto apenas permite que jogos e aplicativos sejam instalados diretamente no SSD do console.

Transferindo seus dados salvos por USB

Caso você tenha problemas para fazer a transferência utilizando cabos ou a sua rede Wi-Fi, uma alternativa é usar um pendrive USB. Ligue o PS4, conecte o pendrive (ou HD externo) ao console e acesse Configurações > Gerenciamento de Aplicações de Dados Salvas > Dados salvos no armazenamento do sistema e selecione Copiar para o Dispositivo de Armazenamento USB. Agora, basta selecionar os arquivos de salvamentos dos games que você quer copiar.

Tela para transferir dados via usb no ps5
Como transferir seus dados salvos de PS4 para PS5

Assim que a cópia for feita, conecte o pen drive no PS5 e acesse Configurações > Dados salvos e configurações de jogos/aplicativos > Dados salvos (PS4) > Unidade USB. Escolha a opção Copiar para o armazenamento do console e selecione os arquivos de salvamento dos games que você quer transferir. Clique no botão Copiar e a transferência será realizada!

Transferindo seus dados salvos pela nuvem

Se você é assinante da PS Plus, a Sony fornece um sistema de armazenamento em nuvem para seus arquivos que se mostra muito útil quando você precisa de seus dados em diferentes consoles. Todo assinante da PS Plus tem direito a 100 GB de armazenamento em nuvem para seus dados de salvamento. Além disso, você pode ativar o upload automático de seus dados para nuvem ou fazer isso automaticamente.

Para transferir seus dados salvos em nuvem para o PS5, vá em Configurações > Dados salvos e configurações de jogos/aplicativos > Dados salvos (PS4) > Armazenamento em nuvem e escolha a opção Baixar no armazenamento do console. A partir dessa tela você pode escolhar quais dados de quais games você quer trazer para o PS5.

Tela de armazenamento na nuvem do ps5
Como transferir seus dados salvos de PS4 para PS5

Caso você não encontre os dados de algum jogo específico, pode ser que os dados não tenham ido para a nuvem ainda. Sendo assim, vá ao seu PS4, acesse Configurações > Gerenciamento de Dados Salvos de Aplicações > Dados salvos no armazenamento do console > Upload para Armazenamento Online. Agora você poderá verificar quais jogos ainda faltam sincronizar com a nuvem e, assim que a sincronização estiver concluída, você pode voltar ao PS5 para baixar os dados.

No PS5, agora você pode selecionar quais jogos você quer baixar os dados de salvamento no armazenamento do console, podendo selecionar apenas alguns dados específicos ou todos os que estiverem disponíveis. Assim que o download estiver concluído, você já pode iniciar seus jogos utilizando os dados salvos que você baixou da nuvem. Vale lembrar que, a princípio, todos os games devem reconhecer automaticamente os dados do jogador que foram baixados da nuvem mas alguns games em particular, como Watch Dogs Legion, exigem que um jogador utilizem o serviço de nuvem da Ubisoft para transferir os dados de salvamento entre a versão do PS4 para a versão de PS5.

Tela de jogos da plus
Como transferir seus dados salvos de PS4 para PS5

Vale lembrar que, caso você suspenda sua assinatura da PS Plus, você ainda terá acesso a todos os seus dados salvos na nuvem até o momento do encerramento da assinatura. A única diferença é que você não poderá fazer mais uploads e muito menos ativar o upload automático para a nuvem.

Fonte: PC Mag, CNET

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados