Crie podcasts e transforme notícias em audio com o Pocket

Anuncios em Podcasts A grande aposta para 2020
Transforme qualquer notícia ou artigo que você quiser em episódios de podcasts usando a plataforma Pocket, seja no iPhone, Android ou computador

Navegar por sites de notícias ou ler blogs sobre tecnologia, ciências, esportes ou outro assunto que seja do seu interesse é algo enriquecedor, e agrega conhecimento e experiência para nossa vida. Porém, caso você leia muito já percebeu que com o tempo os olhos acabam ficando cansados da leitura, e se você não gosta tanto de ler, sabe que as vezes pode acabar sendo um desafio se manter atualizado.

Agora, imagine transformar qualquer notícia que você tiver interesse em um episódio de podcast em áudio, seja em português ou inglês? Com a plataforma Pocket é possível salvar conteúdos de qualquer lugar, organizá-los e escutar os podcasts mesmo estando off-line do seu navegador web, ou até mesmo pelo app do Pocket disponível para iPhone e Android.

O que é o Pocket?

O Pocket tem como finalidade ajudar as pessoas a salvarem artigos, vídeos e outros conteúdos interessantes extraídos da internet, de forma que possam ser vistos mais tarde. Ao salvar algo no Pocket, a lista de conteúdo ficará disponível na sua conta para ser acessado em qualquer dispositivo.

O Pocket é líder mundial em “salvar para curtir depois”, possui cerca de 30 milhões de usuários no mundo e tem integração com mais de 1.500 aplicativos. Além disso, a plataforma está disponível para iPad, iPhone, Android, e navegadores como Chrome, Firefox, Safari, entre outros.

Escute suas notícias do Pocket em formato de podcast

O recurso que nos interessa neste tutorial é o Listen, em que um sistema Text-to-speech (conversão de texto em fala, em tradução livre) lê o conteúdo de texto salvo no Pocket em formato de áudio, para que você possa escutar enquanto você está aguardando em uma fila, dirigindo, ou viajando, mesmo que esteja off-line, de forma similar a um podcast.

Antes de tudo é necessário criar uma conta na plataforma Pocket, acessando a página de cadastro. Ao abrir, basta fazer seu registro com nome, e-mail e senha, ou então usar sua ID Apple, Conta Google ou conta do Firefox, caso use esse navegador.

Adicionando notícias pelo navegador

Após realizar o cadastro, escolha o material que você deseja salvar para criar podcasts, podendo ser um site de notícias ou mesmo um blog.

  • Caso você esteja usando um computador ou notebook e é usuário de um dos navegadores Google Chrome, Safari, Microsoft Edge ou Opera, será necessário instalar uma extensão disponível no site do Pocket. Clique no botão vermelho “Conectar agora”, e você será levado à página de instalação da extensão. Após sua extensão ser instalada, basta clicar no símbolo do Pocket e seu material será salvo.
Crie podcasts e transforme notícias em audio com o Pocket
Clique no símbolo para salvar o material desejado
  • Se você usa o Firefox, provavelmente já percebeu que a extensão do Pocket já vem instalada no seu navegador. Desta forma, basta clicar no símbolo para salvar o material que você deseja transformar em podcast.
  • Também é possível copiar manualmente o link do material que você selecionou e colar dentro da página web do Pocket ao clicar no ícone em formato de + (mais). Além disso, você poderá salvar sua notícia por e-mail, basta enviar uma mensagem a partir do seu e-mail cadastrado na plataforma Pocket para: [email protected], no campo “assunto” insira o link do conteúdo que você deseja salvar.
Crie podcasts e transforme notícias em audio com o Pocket
Adicione suas notícias pelo site do Pocket

Adicionando notícias pelo iPhone, iPad e iPod Touch

  • Faça o download do Pocket na App Store.
  • Para entrar no Pocket, realize o login com a mesma conta que você fez o cadastro. Após, você será redirecionado pelo próprio aplicativo para o navegador, em que será aberta a página do Pocket;
  • Toque em Ativar o compartilhamento, e será habilitado o compartilhamento para o Pocket. O compartilhamento poderá ser feito a partir do seu navegador web, ou agregador de notícias.
  • Também será possível copiar o link e colar dentro do app para salvar as notícias que você gostaria de escutar.
Crie podcasts e transforme notícias em audio com o Pocket

Adicionando notícias pelo Android

  • Faça o download do Pocket no Google Play
  • Abra o aplicativo e faça o login na sua conta cadastrada;
  • Abra seu navegador e escolha a notícia de seu interesse, clique em Compartilhar e escolha por Pocket;
  • Pronto, seu material estará salvo na lista.
Adicionar conteúdo ao Pocket
No Android, use a opção Compartilhar e escolha o Pocket

Transformando seus artigos em podcasts com o Pocket

Com a ferramenta de escuta, será possível ouvir seus artigos em voz de alta qualidade, ideal para momentos em que você esteja ocupado realizando tarefas domésticas ou dirigindo, por exemplo. Será possível ouvir seus podcasts mesmo estando off-line, em todas as plataformas que você tiver, seja Android, iOS, pelo computador ou até mesmo com o Amazon Alexa.

Ouvindo no iPhone, iPod Touch e iPad

Para usar a ferramenta de Listen (TTS) no iPhone, iPad e iPod Touch basta abrir o app Pocket e clicar no botão com símbolo de fones de ouvido localizado na parte superior esquerda do seu aplicativo. A mágica já acontecerá ali e você poderá navegar entre seus artigos, notícias, blogs para escolher qual você deseja ouvir.

É possível controlar todo seu podcast igual um reprodutor de música, sendo possível pausar, avançar ou retroceder 15 segundos ou alterar a velocidade da voz. Além disso, nas configurações do app é possível alterar o tipo de voz que você deseja ouvir, bem como, de alterar o idioma da voz que serão usados ao ouvir seu podcast off-line.

Ouvindo em aparelhos Android

Para criar podcasts usando seu smartphone Android basta abrir o aplicativo Pocket, já de cara terá as listas de artigos que você já salvou. Clique no ícone de fone de ouvido localizado na parte superior da tela — como no iPhone — e escolha uma notícia para ouvir.

No app Pocket para sistemas Android, você terá mais funções de configuração do que na versão iOS, onde é possível escolher mais opções do tipo de vozes entre as 9 disponíveis, contra apenas uma disponível no iPhone. Para alterar o tipo de voz é só desativar a opção “Transmitir vozes na melhor qualidade”, dessa forma, será possível escolher entre as vozes disponíveis.

Ouvindo no seu computador

Para ouvir diretamente do seu computador, a funcionalidade está disponível apenas no navegador Firefox. Para transformar a notícia em um podcast é só apertar o botão F9 ou selecionar o ícone que fica ao lado do link chamado “Alternar visualização do leitor”.

reading mode url 57

Será exibido um menu localizado ao lado esquerdo do seu navegador, procure pelo botão “Ouvir”, espere um pouco e pronto seu artigo, notícia ou uma publicação em seu blog favorito foi transformado em áudio.

Crie podcasts e transforme notícias em audio com o Pocket
É possível alterar a velocidade de leitura para mais lento “tartaruga” ou mais rápido “coelho

Ouvindo com a Amazon Alexa

É possível ouvir seus podcasts também com as caixas inteligentes Echo da Amazon, como a Echo Dot e a tela inteligente Echo Show, além de demais caixas de som e dispositivos compatíveis com a Alexa, através do skill do Pocket. Para ativar essa função siga esses procedimentos:

Crie podcasts e transforme notícias em audio com o Pocket
  • Entre na página Alexa Skills da Amazon e adicione o Pocket;
  • Após clicar em ativar, você será direcionado ao Pocket. Selecione permitir para Alexa se conecte com sua conta;
  • A Alexa terá a capacidade de reconhecer os 3 últimos artigos salvos na sua lista do Pocket.

Pronto, agora para escutar os artigos basta dizer “Alexa, diga ao Pocket para listar os artigos”. Após ela responder, escolha um deles respondendo qual você deseja, dessa forma: “Alexa, diga ao Pocket para tocar o primeiro”, ou “Alexa, diga ao Pocket para tocar aquele sobre (o nome do seu artigo)”.

Gostou desse tutorial para transformar suas notícias em podcasts? Deixe sua opinião nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter