Como transmitir seu gameplay no youtube. Transmitir gameplay no youtube é uma possibilidade e, se feito dentro dos padrões estabelecidos pelo google, pode levar até à monetização

Como transmitir seu gameplay no YouTube

Avatar of roger
Transmitir gameplay no YouTube é uma possibilidade e, se feito dentro dos padrões estabelecidos pelo Google, pode levar até à monetização

“Streamar” jogos não era uma realidade nos anos 2000, quando a única forma de observar como alguém avançava em determinada fase era uma atividade restrita a amigos próximos ou até mesmo a parentes. Com o avanço tecnológico, um novo companheirismo veio à tona graças ao YouTube que, além de ser um site para visualização de vídeos, aderiu às transmissões ao vivo para gerar receita. O público gamer não foi deixado de lado e a possibilidade de transmitir gameplay no YouTube Gaming, área dedicada à comunidade, é um resultado disso. Se acompanhar conteúdo não for o suficiente, a plataforma mostra que o controle também está na mão do telespectador.

Já pensou na sua sala de estar ou quarto como um espaço de trabalho? Neste tutorial explicaremos como fazer transmissão das suas melhores partidas. 

Uma conta do Google é o suficiente para dar início ao canal

Dentro do próprio YouTube, um espaço à esquerda, logo abaixo de Inscrições, pode levar ao YouTube Gaming. Antes, no entanto, será necessário habilitar a função transmissão ao vivo que pode ser acessada através do YouTube Studio

Passo 1. Primeiramente, basta acessar sua conta no canto superior esquerdo e entrar no YouTube Studio.

Campos que podem ser selecionados dentro da conta no youtube

Passo 2. Logo após, clique no campo Conteúdo, à esquerda, e depois em Ao Vivo.

O campo "ao vivo" pode ser encontrado dentro de "vídeos".

Passo 3. Como o YouTube é uma propriedade do Google, siga para Primeiros Passos para dar sequência à autenticação, esta que será via mensagem de texto ou ligação, dependendo da preferência do usuário.

Clique em "primeiros passos" para dar sequência na autenticação.

Passo 4. Para verificar se deu certo, retorne à mesma tela de Conteúdo do Canal e clique em Primeiros Passos. Se a mensagem abaixo aparecer, a habilitação funcionou.

Será necessário esperar 24h para o youtube processar a sua solicitação.

Passo 5.  Passadas as 24 horas solicitadas pelo YouTube, na tela inicial é possível encontrar o botão de transmissão ao vivo.

Para transmitir gameplay no youtube basta clicar no botão "ao vivo" na tela inicial.

Passo 6. Caso tenha dúvidas, a ferramenta possibilita algumas opções para dar o pontapé inicial nas streams de gameplay no YouTube. No mais, o programa de transmissão habilitado com a plataforma já é o suficiente para capturar e fazer lives. 

Opções adicionais para quem quer gerenciar a transmissão dentro do próprio youtube

Vale ressaltar que, ao autenticar a conta, outras opções importantes para publicação de vídeos serão habilitadas, como: fazer upload de vídeos maiores que 15 minutos, adicionar thumbnails personalizadas e a possibilidade de reivindicar conteúdos originais caso sejam reproduzidos em outros canais.  

Streamlabs OBS é um dos programas mais recomendados para quem quer transmitir gameplay no YouTube

Apesar do visual simplista se visto apenas pela interface inicial, o Streamlabs OBS requer que o usuário preste atenção em alguns elementos principais para fazer uma boa transmissão. 

Ao iniciá-lo, clique em qual site de streaming você pretende fazer a transmissão de gameplay. Além do YouTube Gaming, há possibilidade de logar pela Twitch e pelo Facebook Gaming.

Streamlabs obs requer conta na twitch, facebook ou youtube.

Definido o site de streaming, e dentro da interface inicial, a mágica da transmissão acontece ao gerenciar abas como o Scenes, Sources e Mixer. Cada uma significa, respectivamente, as cenas personalizadas que o usuário pode criar para estabelecer a estética do canal e o que o telespectador irá ver na transmissão; imagens ou outros recursos visuais para colocar na tela; comandos de áudio; e opções básicas sobre como iniciar a live e mutar.

Para gerenciar a transmissão de gameplay, o usuário terá que manter controle das abas "scenes", "fontes" e "mixer".
Como transmitir seu gameplay no YouTube

Para quem quer dar um ar mais profissional às streams, o programa oferece a possibilidade de adicionar webcam. Uma simples passada pelas Sources é o suficiente para inseri-la. Clique no botão + e, em seguida, em Dispositivo de Captura de Vídeo. Como não há uma limitação do tamanho da webcam, cabe a você dimensioná-la.

Clique em dispositivo para selecionar a webcam a ser utilizada.

Ativada a câmera, chegou o momento de adicionar a captura de imagem. Para isso, entre novamente em Sources, só que desta vez destaque o campo Captura de Tela. Renomeie conforme sua preferência ou siga como Display Capture. Em seguida, selecione o monitor.

Selecione o monitor, ou monitores, para captura de vídeo.

A personalização é um dos fatores principais da Streamlabs OBS. Se você for um usuário que quer a melhor transmissão possível de gameplay no YouTube, há outras opções para explorar dentro das Configurações, encontrada no lado esquerdo inferior da interface. 

Dentro do campo Saída, o programa disponibiliza duas formas de processamento para a transmissão. O Software (x264) utiliza processador, mas se você tiver uma placa Nvidia da série RTX é possível abraçar o potencial da própria GPU para uma melhor qualidade possível de captura.

Software (x264) requer uso de processador, ao passo que hardware (nvenc) utiliza vram das placas de vídeo nvidia.

No mesmo campo é possível habilitar a função Advanced Encoder Settings. Dependendo das configurações que você tiver na sua máquina, o preset pode ser gerenciado para mais desempenho ou para menos qualidade; o recomendável é rodar alguns testes. 

A performance da transmissão de vídeo pode ser determinada pelo preset do codificador.

Para aqueles que se preocupam com a estética da transmissão, tem como escolher temas personalizados da comunidade para deixá-lo com a sua cara. Mas não, infelizmente, sem custo.

Temas personalizadas podem ser obtidos na loja, animados ou estáticos.
Como transmitir seu gameplay no YouTube

É necessário ter uma conta Prime para ter acesso a esses benefícios e outros, como widgets personalizados para controle de doações e inscrições. Se você não tem cartão internacional, não tem problema, já que é possível fazer a transição utilizando o PayPal.

No mais, seria isso. Transmitir gameplay no YouTube nunca foi tão fácil! Para uma versão gratuita, o programa oferece recursos robustos para navegar pelo mundo das lives de games, diferente de títulos similares que são pagos e não possuem tantas customizações.  

O Streamlabs OBS possui versão para o Windows e também está disponível para Android e iOs.

É possível obter dinheiro fazendo streaming, mas não sem comprometimento

Liberar conquistas e troféus é legal, mas já pensou em ganhar dinheiro? Pode ser divertido jogar em live, mas para engajar o público e fazer uns trocados, será necessário ter muito mais do que um canto personalizado dentro de um site de streaming — a começar pela própria política de monetização do YouTube.

É necessário, no mínimo, ter 1.000 inscritos e 4.000 horas de conteúdo visto nos últimos 12 meses para ter acesso ao Programa de Parcerias da plataforma. Criar uma conta no Google AdSense e vinculá-la ao canal será imprescindível para que as transmissões de gameplay no YouTube gerem lucro, seja pela quantidade de cliques ou visualizações.

Após atingir os requisitos e passar pela avaliação do Google, o usuário poderá adicionar anúncios à transmissão e, com isso, gerar receita.

Um bom olho para games que podem trazer visualizações, interação com o público e visão para agregar à comunidade gamer presente no YouTube podem fazer com que aquele tempo, antes dedicado somente para lazer, seja útil para o seu bolso.

Fonte: PC Mag, The Verge

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
49
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados