Conecte-se conosco

Aplicativos

Trinus VR leva realidade virtual para qualquer jogo de PC

O Trinus VR é um app que transforma qualquer smartphone Android em uma tela para usar com um headset como o Cardboard e jogar qualquer jogo.

Skyrim

Quem nunca quis estar dentro de algum jogo? Os aparelhos de realidade virtual como o Oculus Rift são um desejo dos viciados há muito tempo. Mas a espera para o lançamento junto com o preço elevado fazem dos VRs um sonho distante. Até agora. O Trinus VR é uma solução acessível que transforma qualquer smartphone Android em uma tela para usar com um headset como o Google Cardboard e jogar – quase – qualquer jogo, mesmo aqueles que não desenvolvidos com funcionalidades de realidade virtual.

trinusSlider

Anteriormente chamado Trinus Gyre, o aplicativo completo custa em torno de 5 dólares, ou menos de 15 reais na Play Store, muito mais barato que um Samsung Gear VR que parte de US$ 199. Para saber se o sistema funciona com o seu hardware antes de gastar um centavo, uma versão gratuita de testes está disponível. Além do app, é preciso também fazer o download gratuito do programa em um computador. Nenhum headset caro é necessário para usar o Trinus. Ele funciona com alguns modelos pagos como Homido ou Durovis Dive, mas vocês pode utilizar a versão feita em casa do Cardboard. Veja aqui as instruções de como fazer o seu.

Como funciona o Trinus VR?

Para começar a transmissão, o PC e o smartphone devem estar conectados de alguma forma. A recomendação é utilizar uma conexão USB, mas é possível fazer o pareamento também via Wi-Fi.

fake3dMode-1024x337

Programas já preparados para uso com aparelhos de realidade virtual funcionam nativamente. Jogos que não foram preparados para serem vistos em 3D, exigem softwares para criar o efeito tridimensional, como o Vireio. Na falta desses, o Trinus também tem um modo de Fake3D. O jogo precisa ser rodado no modo janela, e na proporção 4:3, ao contrário da mais utilizada 16:9. Entre os jogos já testados estão o Arma 2, GTR2, Skyrim, Dirt 3, entre outros, incluindo jogos mais antigos como Doom.

O sistema foi criado por Xavier Selva, um programador espanhol que vive na Inglaterra. Xavier continua a desenvolver o app, e novas soluções continuam sendo desenvolvidas. Acesse este link para fazer o download do software, e para saber melhor, consulte o guia completo do Trinus VR, e depois de testar, conte para nós o que achou!

Continue lendo
Advertisement

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários
Subir