Truque simples permite ouvir áudio no WhatsApp sem denunciar ao remetente

d386b92bd71e7f5dcf235a4c56e668f11512144487 PostAudioWtp - Truque simples permite ouvir áudio no WhatsApp sem denunciar ao remetente
Há uma forma de ouvir um áudio no WhatsApp sem que o remetente saiba e sem precisar desconectar a internet

Uma das atualizações mais controversas para mensagens de texto e áudio no WhatsApp foi a chegada do check azul. Aquele símbolo que, quando marcado uma vez, indica que a mensagem foi enviada, quando marcado duas vezes, indica que foi entregue, e ao ficar azul, indica quando uma pessoa a visualizou.

Atualmente, existe a opção de remover o check azul, porém ao abolir o check azul para seus remetentes, o usuário também perde o acesso à informação sobre quando as pessoas leram sua mensagem ou quando  está online.

Com o passar do tempo, os usuários descobriram algumas formas de burlar o algoritmo. Quando se envia um áudio no WhatsApp, por exemplo, existem duas confirmações: o check azul, que indica que a pessoa viu a mensagem, e a imagem do microfone na mensagem, que só fica azul após o destinatário ouvir o áudio.

msg - Truque simples permite ouvir áudio no WhatsApp sem denunciar ao remetente
Microfone azul avisa que o áudio no WhatsApp foi lido

Como burlar a confirmação do áudio no WhatsApp

Mesmo desativando o “visto por último”, opção que informa aos seus contatos quando você esteve online pela última vez, o WhatsApp ainda mostra ao remetente que o áudio foi escutado.

Existem duas formas de escutar um áudio de um remetente sem que ele saiba que você ouviu. A primeira é colocar no modo avião. Porém com esse truque o usuário fica sem internet para isso. Ou seja, quando voltar a internet, o remetente vai descobrir que a mensagem foi lida.

O segundo método e o mais eficaz: encaminhar a mensagem. Quando ela é encaminhada, o microfone não fica azul, e então o usuário pode ouvir em outra janela. Claro, muitos não gostariam de encaminhar uma mensagem de voz para um terceiro contato sem nem ouvir o que tem nela, afinal pode ser perigoso, ter informações sigilosas ou coisa do tipo.

A solução é encaminhar o áudio para si mesmo. Outro truque que algumas pessoas desconhecem a respeito do WhatsApp é que é possível adicionar a si mesmo como um contato no aplicativo. Dessa forma basta adicionar seu próprio número e ao invés de encaminhar para uma terceira pessoa, encaminha a mensagem para si mesmo.

Como fazer?

O truque funciona tanto para smartphones Android quanto iOS. O primeiro passo é adicionar o seu próprio número nos seus contatos. É preciso abrir o discador, digitar o seu próprio número, escolher a opção “Criar novo contato” e adicionar como se estivesse adicionando um amigo.

Encaminhando a mensagem no iOS

Depois de adicionar seu próprio número como um contato, abra o WhatsApp e vá na conversa onde está o áudio que você quer ouvir em sigilo.

Pressione a mensagem de áudio por alguns segundos até aparecer a opção “Encaminhar” em cima.

Desta forma, a mensagem será selecionada, e você irá visualizar a mensagem “1 Selecionada”, junto a um símbolo de uma seta no canto esquerdo, conforme as imagens abaixo.

Em seguida, clique na seta.

1 2 - Truque simples permite ouvir áudio no WhatsApp sem denunciar ao remetente
Pressione a mensagem até aparecer a opção de encaminhas

Na opção de busca que aparecerá na parte superior da tela, digite o seu nome, conforme você salvou nos seus contatos.

Agora é só selecionar e apertar o encaminhar.

2 2 - Truque simples permite ouvir áudio no WhatsApp sem denunciar ao remetente
Escolha seu contato na busca e encaminhe a mensagem

Encaminhando a mensagem no Android

Na agenda de contatos, vá ate o seu contato e clique em “Conversar com [seu número]”.

Screenshot 20180914 112751 - Truque simples permite ouvir áudio no WhatsApp sem denunciar ao remetente
Clique em “Conversar com” no WhatsApp

Ele vai abrir uma janela de conversa do WhatsApp com você mesmo. Mande uma mensagem qualquer só para gravar a conversa ali logo em cima nas conversas recentes.

Agora vá na conversa com o áudio que você quer ouvir sem que o remetente saiba e clique no símbolo da seta que aparece ao lado dela.

Ele vai te mostrar uma lista de contatos frequentes e se você mandou a mensagem anterior o seu próprio contato já vai estar logo ali no canto. Caso não tenha mandado a mensagem basta ir na ferramenta de busca da lupa e digitar o seu número. Obs: ele não grava com o nome que você salvou no contato, o nome do seu contato será o seu número.

Selecione sua conversa e clique no símbolo da seta no canto inferior direito.

Screenshot 20180914 112906 - Truque simples permite ouvir áudio no WhatsApp sem denunciar ao remetente
Clique em encaminhar e escolha seu contato na lista

A mensagem de áudio vai surgir na conversa com seu próprio contato e basta escutar a partir dali. Dessa forma quem te enviou o áudio original não terá nenhuma confirmação de que você leu, e não há como ele saber que a mensagem foi encaminhada.

Lembrando que o WhatsApp já começou a disponibilizar para seus usuários desde julho um recurso que mostra quando uma mensagem foi encaminhada, mesmo que ainda não tenha chegado para todos. De qualquer forma, esse recurso só avisa para quem está recebendo a mensagem encaminhada e não para quem enviou originalmente. A ideia é informar ao usuário que a mensagem que ele está recebendo pode ter sido originada de uma fonte desconhecida, evitando assim o compartilhamento de notícias falsas ou até mesmo de golpes.

Leia também:

Mensagens do WhatsApp: limite de encaminhamentos entra em vigor

d386b92bd71e7f5dcf235a4c56e668f11512144487 PostAudioWtp - Truque simples permite ouvir áudio no WhatsApp sem denunciar ao remetente

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via