Galaxy Fold 2: tudo o que sabemos sobre o próximo smartphone dobrável da Samsung

naom 5d67b29b3c32b
Rumores indicam que o Galaxy Fold 2 pode ser lançado ainda este ano

Apesar de o mercado de smartphones estar em um momento complicado devido à pandemia de COVID-19, que tem causado queda nas vendas e impedido muitas fábricas de funcionar, os rumores de novos aparelhos continuam a toda, e os mais recentes se referem ao que pode ser o próximo grande lançamento da Samsung: o Galaxy Fold 2.

Mesmo com os problemas encontrados no primeiro modelo – que obrigou a Samsung a relançá-lo com diversas correções – e com o preço bem elevado (R$ 12.999 na época do lançamento), o Galaxy Fold foi bem recebido por aqueles que se tornaram alguns dos primeiros a adotar a tecnologia de smartphones com tela dobrável, e a expectativa é de que o Galaxy Fold 2 traga diversas melhorias em relação ao modelo original.

Por isso, faremos aqui um apanhado de todos os principais rumores sobre o novo smartphone dobrável da Samsung – lembrando apenas que se tratam de rumores, que nenhuma dessas informações foi confirmada oficialmente pela empresa, e que muita coisa ainda pode mudar até o lançamento oficial.

Design do Galaxy Fold 2

galaxy fold 2
Render do Galaxy Fold 2 criada a partir dos vazamentos mais recentes (Imagen: Ben Geskin)

Ainda que alguns rumores mais antigos levantavam a possibilidade de que o Galaxy Fold 2 teria o mecanismo de dobra parecido com o do RAZR (lançado em 2019 pela Motorola), os rumores mais recentes desmentem essa possibilidade, afirmando que o novo Fold deverá ter um funcionamento igual ao do modelo original, com uma dobra na vertical assim como ocorre no Galaxy Fold.

Outros rumores sobre o design do aparelho indicam que a Samsung deverá manter a mesma política de inspiração: como o Galaxy Fold foi bastante inspirado no Galaxy S10 (principalmente no quesito das câmeras), o Fold 2 deverá se inspirar bastante no Galaxy S20. Assim, é esperado que o aparelho apresente uma tela Infinity V (ou seja, sem bordas) sem a presença de notch, apenas com o buraco no local onde a câmera frontal estará instalada.

Especificações do Galaxy Fold 2

Como deverá manter o mesmo padrão que já vimos no original, o Galaxy Fold 2 também deverá ter duas telas distintas: uma externa, que é onde poderá ser efetuada todas as tarefas mais simples de um celular (como efetuar chamadas ou responder mensagens), e uma interna (a que deve ser desdobrada) onde o usuário poderá executar as tarefas mais complexas com qualidade máxima (como assistir vídeos ou utilizar mais de um app ao mesmo tempo).

De acordo com informações divulgadas por Ross Young, fundador e CEO da Display Supply Chain Consultants (empresa especializada em soluções para cadeias de suprimento para produtos que utilizam telas), a tela maior terá uma uma taxa de atualização de 120 Hz (igual à do Galaxy S20), enquanto a tela menor terá uma atualização máxima de 60 Hz. A tela maior também deverá ter 7,59” (quase 20 cm) e resolução de 2213 x 1689 pixels. Enquanto isso, a tela menor deverá ter 6,23” (bem maior do que a do Fold original, que tinha apenas 4,6”) e resolução de 2267 x 819 pixels.

Quanto às câmeras, o Galaxy Fold 2 deverá trazer a mesma configuração do Galaxy S20, isso de acordo com Max Weinbach (conhecido leaker do Twitter e que escreve para o site XDA Developers). Assim, podemos esperar que o aparelho tenha uma câmera frontal de 10 MP e quatro lentes na parte de trás, sendo uma grande-angular de 12 MP, uma teleobjetiva de 64 MP, uma ultra-grande-angular de 12 MP e um sensor ToF (usado para garantir maior qualidade em aplicações de realidade aumentada). Já para a tela menor ainda não há nenhuma informação, mas especialistas acreditam que a Samsung deverá abandonar o modelo de duas câmeras do Fold original e diminuir a quantidade de câmeras da tela menor no Galaxy Fold 2 para apenas uma.

Além de revelar alguns detalhes sobre as telas, Ross Young também divulgou outras informações sobre o hardware do aparelho, afirmando que o Galaxy Fold 2 deverá utilizar o Snapdragon 865 ou o Snapdragon 865+ da Qualcomm como processador. Também poderemos esperar que o Fold 2 seja lançado no mercado com variações no espaço de armazenamento (256 GB ou 512 GB) e em variantes que darão suporte às novas redes 5G ou que funcionam apenas com as tecnologias até 4G. O aparelho também estaria disponível em cinco cores diferentes (azul, prata, ouro, rosa e preto) e viria com o Android 10 como sistema operacional de fábrica.

snapdragon 865 qualcomm
Processador Snapdragon 865 da Qualcomm deverá ser usado no próximo Galaxy Fold (Imagem: Qualcomm)

Já sobre o quesito bateria (algo extremamente importante para um smartphone que possui uma tela tão grande) fontes revelaram ao site XDA Developers que o Galaxy Fold 2 deverá ter uma bateria de 4500 mAh ou 5000 mAh – ambas maiores do que a de 4380 mAh presente no Galaxy Fold. Também é esperado que a Samsung mantenha no aparelho o carregamento sem fio, e os rumores falam de um carregador sem fio de 25W. Essa tecnologia não proporcionaria um carregamento tão rápido quanto o de 45W do Galaxy S20 Ultra, mas um dos motivos levantados para a não adoção deste carregador de maior potência é o fato de que, supostamente, o Galaxy Fold 2 não suportaria as altas temperaturas geradas por um carregador tão forte.

Outra possibilidade bem interessante é de que o Galaxy Fold 2 viria de fábrica com a S Pen – a “caneta” que costuma acompanhar os aparelhos da linha Galaxy Note. Apesar de ser um acessório bastante pedido pelos usuários, o Fold original não o utilizou por conta da tela extremamente sensível à pressão, fazendo com que o uso de uma stylus pudesse causar riscos e amassados irreversíveis ao aparelho. Mas, como a Samsung estaria apostando em uma tela mais resistente para a segunda versão do modelo, há uma possibilidade de que ele já venha acompanhado da S Pen.

Preço e lançamento do Galaxy Fold 2

De acordo com os rumores, a Samsung estaria pensando em anunciar o Galaxy Fold 2 ao mesmo tempo que o Galaxy Note 20, seguindo a mesma tendência de oficializar um smartphone dobrável com uma de suas linhas premium (como já aconteceu com o Fold e o Galaxy S10, e o Z Flip e o Galaxy S20).

Assim, teoricamente, poderíamos esperar a revelação deste aparelho para meados de agosto (já que costuma ser nesta época que a Samsung sempre revela os novos modelos da linha Note) mas é possível que, devido a pandemia de COVID-19, a empresa resolva adiar essa data, já que tudo indica que as medidas de isolamento social deverão continuar sendo necessárias ainda em agosto.

Com relação ao preço, não há ainda um consenso entre os rumores de quanto o aparelho deverá custar, e os únicos pontos que todos os vazamentos convergem é de que a versão que dá suporte à redes 5G deverá ser mais cara do que a que não possui essa tecnologia, e de que mesmo o valor do modelo mais barato não deverá ser menor do que os US$ 1.980 pedidos pela Samsung no Galaxy Fold original.

Mesmo com a pandemia afetando diretamente o mercado de smartphones e aumentando a procura por aparelhos mais baratos, todos os rumores acham difícil que a Samsung pratique uma queda de preço para tentar emplacar o aparelho no mercado, e a maior possibilidade é de que a empresa pratique a venda com brindes (como, por exemplo, comprar o aparelho e levar também um par de Galaxy Buds).

Fonte: CNet, SAM Mobile

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter