Tudo o que você gostaria de saber sobre o ChromeCast do Google

chromecast
Reunimos neste post as dúvidas mais comuns dos consumidores interessados no ChromeCast, novo gadget apresentado ontem (24) pelo Google, que pretende transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma SmartTV conectada à internet. Veja...

chromecast-black-dongle-640x353

Reunimos neste post as dúvidas mais comuns dos consumidores interessados no ChromeCast, novo gadget apresentado ontem (24) pelo Google, que pretende transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma SmartTV conectada à internet. Veja:

1. Quanto custa? Ele será vendido no Brasil?

O ChromeCast é vendido nos Estados Unidos por US$ 35,00. Ainda não existem informações sobre a sua disponibilização para outros mercados. Lojas como o Google Play, BestBuy e Amazon também não vendem o gadget para endereços localizados no Brasil.

2. Ele precisa de alimentação externa?

51471-chromecast

O ChromeCast é vendido com um cabo de energia que deve ser conectado à tomada. Porém, se a entrada HDMI da sua TV já segue o padrão 1.4, não será necessário utilizá-lo. Neste novo padrão, a energia fornecida pela própria entrada HDMI da TV é suficiente para manter o ChromeCast funcionando.

Também é possível usar uma entrada USB da TV para carregar o ChromeCast.

3. Que aplicativos são suportados?

Neste primeiro momento, ele tem suporte ao Netflix, YouTube, Pandora e conteúdo do Google Play (músicas, filmes, etc), além de contar com uma API que dará suporte a mais apps. Também é possível enviar abas do navegador Google Chrome para abrir na TV.

4. O ChromeCast roda arquivos de legenda?

O ChromeCast depende do suporte aos aplicativos e suas bibliotecas (online), de forma que não lerá um arquivo de legenda salvo no seu smartphone ou computador.

5. Como o ChromeCast se conecta ao tablet e smartphone?

Este gadget possui uma antena WiFi, responsável por conectá-lo à rede doméstica. É possível, inclusive, conectar vários ChromeCasts à mesma rede doméstica, garantindo o acesso às várias TVs da casa.

6. Do que é composto este gadget?

chromecast-fcc-1-640x306

Há um chip Marvell DE3005 para o processamento, e um chip AzurWare para cuidar do Wi-Fi (apenas em 2GHz). A placa de circuito tem chips nos dois lados, aproveitando ao máximo o espaço do pequeno dongle.

7. Quais devices são suportados?

O ChromeCast pode ser controlado através de smartphones (Android/iOS), Tablets (Android/iOS), Notebooks e Computadores.

8. O conteúdo é transmitido diretamente deste aparelhos?

Não. O ChromeCast age através de uma conexão indireta: ele roda apps de forma independente, e baixa tudo direto da internet – não do seu smartphone ou laptop.

9. Qual é a qualidade do vídeo e áudio compartilhado:

Dependendo do aplicativo usado, o ChromeCast reproduz vídeos em Full HD (1080p) e áudio 5.1.

10. Como o ChromeCast é instalado em Androids?

É necessário fazer o download do app do ChromeCast na Google Play. Em seguida, você o cadastra no seu tablet ou smartphone, dá um nome ao aparelho, configura a rede WiFi e ele estará pronto pra uso.

1.1. É possível rodar vídeos e outros arquivos salvos no computador?

Sim. Em testes, o site DroidLife mostrou que você pode rodar vídeos do computador, digitando o endereço da pasta em que eles sem encontram na barra do navegador Google Chrome. No entanto, não é um procedimento muito prático. Veja:

O Google montou um vídeo introdutório do ChromeCast. Veja:

E você? Tem outras dúvidas?

Pergunte pra gente no campo de comentários abaixo.

39 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

  • Eu tenho uma tv que não tem acesso a internet. Pelo que eu entendi.. o Chrome possui acesso independente. Isso será otimo para acessar o netflix.

    • Estou com o mesmo problema Daniel, comprei o dispositivo nos EUA e ao tentar instalar o app não pode ser instalado por estar no Brasil … que coisa ridícula da parte da Google isso …

  • Estou tendo problemas para configurar o Chromecast em minha rede. Instalei o aplicativo, ele reconheceu o dispositivo conectado na minha tv mas na hora de conectar na rede Wi-fi tanto o app quanto a interface mostrada na TV reportam um erro e mandam eu verificar minhas configurações de rede. Meu roteador (fornecido pela GVT) é um D-Link DSL-2730R. Procurei ajuda no suporte do Google, mas nenhuma das soluções propostas funcionaram. Notei que eles estão tendo problemas com dezenas de roteadores e vários estão “em análise”. Alguém tem uma dica para eu resolver esse problema?

  • já fiz o setup do chromecast, mas agora queria alterar para conectar em outra rede wifi e não estou conseguindo descobrir como fazer isto.Alguém pode me ajudar?

    • Penei mas descobri. No Próprio equipamento tem um botãozinho de reset. Deve segurar ele uns 20 segundos e daí bastará configurar como se fosse novo. (obs: o mesmo deve estar plugado no pc ou na TV para fazer isso pois deve ter energia no mesmo)

  • Fiz tudo certo, vejo o chromecast no hdmi conectado ao dispositivo. Instalei o Chomecast App, tenho na aba do Chome o ícone google cast e simplesmente clico e não transmite. O que fazer?

  • Instalei o meu Chromecast Hoje. Está funcionando bem. Os filmes do crackle estão transmitindo, mas a legenda na está indo para a TV. Alguém pode me ajudar? Como faço para aparecer Legenda?

  • Minhas dúvidas são sobre segurança. Gostaria de saber se preciso desconectar o Chromecast da rede elétrica quando não estiver em uso? Seria mais seguro alimentá-lo através da USB ou da HDMI ? Caso esqueça o Chromecast ligado, haverá risco de incêndio ? Agradeço antecipadamente pelos esclarecimentos. É lamentável que o fabricante não disponibilize um canal de acesso para esclarecimentos tão básicos e importantes.

    • Bom dia, Amigo estou nesse exato momento com esse mesmo problema, conecta a minha rede mas nao acessar a internet. O que vc fez para funcionar?

  • Não consigo instalar meu chromecast. Quando inicia a configuração aparece uma mensagem dizendo que o wi-fi está desligado. Meu roteador é o fornecido pela GVT. Alguém teve o mesmo problema e conseguiu resolver? obrigado.

  • Dispositivo muito ridículo, assim como o aparelho da apple iTV sei lá o nome daquilo. Estas porcarias só servem para os americanos e europeus que possuem internet com média de 25 mbps de velocidade, aqui no Brasil, mesmo são raros as pessoas que podem pagar por 10 mbps, e mesmo assim netflix fica uma porcaria nesta velocidade. Baixar filmes antigos então, esquece, eles não leem arquivos de legendas.

    • bom dia, Amigo estou nesse exato momento com esse mesmo problema, conecta a minha rede mas nao acessar a internet. O que vc fez para funcionar?

  • Amigo me ajuda comprei o chromecast mas não consigo usar eu faço td direito mas não reconhec mu wifi.. e queria saber se o chromecast pega sinal só do modem wifi ou precisa ter o roteador? Me ajuda por favor alguém sou grato

  • Ola, meu chromecast quando executo o NETFLIX esta todos os filmes e desenhos com o audio e legenda em ingles(Unicas opções no audio e legenda). Alguem sabe como passar o audio para portugues?

  • Bom dia, Amigo estou nesse exato momento com esse mesmo problema, conecta a minha rede mas nao acessar a internet. O que vc fez para funcionar? me ajude gente pf

  • Conectei o chromecast no HDMI e no UBS, não utilizando fonte externa de alimentação, ou seja, o chrome esta sendo alimentado pela própria televisão. Ocorre que três dias após, minha TV, LG 3D FULLHD, pifou, não ligando mais,(controle remoto comanda, o standby inicia aciona e volta pro standby) o que acredito tenha tido problema na fonte. Há possibilidade de superaquecimento em função da alimentação pelo USB: Também li que não deve ser conectado no plug, service, como minha tv esta num local de dificil acesso,(meio de escada mezanino) posso ter ligado no “service”, isso traria problemas?

  • O chromecast esta instalado, reconhece a rede, o controle da tv imput acha o dispositivo, as telas aparecem na tv, porem o icone nao aparece na tela do meu lap top portanto nao consigo mandar os videos para tv