Conecte-se conosco
1 8yJQjDd47s vO9K6DTW4 w - Tutorial: Altere as configurações de DNS e acelere sua conexão

Ciência e Tecnologia

Tutorial: Altere as configurações de DNS e acelere sua conexão

Descubrar quais são os melhores servidores DNS disponíveis e como configurar sua conexão com eles.

Seja qual for o plano de acesso à internet que você possua, ninguém gosta quando a conexão fica mais lenta do que o tolerável, não é mesmo? Se ocorre de vez em quando com você, as chances são grandes de que o problema esteja relacionado com o estado dos servidores DNS da sua conexão.

Basicamente, o DNS (Domain Name System) funciona como o “carteiro” da Internet, traduzindo os endereços dos sites e serviços em endereços IP que podem ser localizados na rede por diferentes máquinas. Porém, às vezes esse carteiro pode se atrapalhar, tornando a navegação lenta e instável. Nesse artigo, vamos te ensinar como encontrar outros “carteiros” na Internet.

Leia também

Internet sem neutralidade em Portugal pode ameaçar o mundo todo

Os servidores certos para você

Por padrão, os servidores de DNS do seu provedor de internet é que são consultados quando o nome de um site precisar ser resolvido. Mas, como mencionado anteriormente, o “carteiro” virtual pode apresentar problemas de desempenho e deixar a sua conexão lenta. Tudo isso porque seu computador ou dispositivo móvel acaba levando mais tempo para obter respostas para as requisições de DNS. Você precisa, portanto, de um servidor de DNS mais rápido.

Cada conexão possui um servidor DNS que oferece a qualidade de serviço e velocidade adequadas para o usuário. Felizmente, há várias ferramentas que te ajudam a encontrar qual o melhor servidor de DNS. Uma delas é o Namebench, que iremos te ensinar a utilizar.

Utilizando o Namebench

A forma mais de fácil de encontrar o serviço de DNS mais rápido para a sua conexão é utilizando uma ferramenta que testa vários servidores e, no final, indica quais obtiveram os melhores resultados e desempenho. Para isso, podemos usar um pequeno e gratuito utilitário que o Google desenvolveu para esse fim, o Namebench.

namebench page 700x447 - Tutorial: Altere as configurações de DNS e acelere sua conexão

Primeiramente, baixe o Namebench através do site oficial. Após a realização do download e instalação da ferramenta (tanto as versões de Windows, Mac e Linux possuem o mesmo modo de funcionamento), você irá visualizar a seguinte interface ao iniciar o programa:

namebench test - Tutorial: Altere as configurações de DNS e acelere sua conexão

  • Deixe opção Include Global DNS providers marcada, pois ela realiza testes com servidores de DNS globais;
  • Também deixe a opção Include best available regional DNS services marcada,  pois ela analisa servidores regionais.
  • Não marque as opções Include censorship checks e Upload and share your anonymized results;
  • Certifique-se apenas de deixar a opção Fast ativada em Health Check Performance (deixe Slow marcada só se a sua conexão for lenta ou muito instável);
  • Por fim, clique em Start Benchmark. Os testes começarão. Tenha paciência: o procedimento pode levar vários minutos.

namebench results 700x364 - Tutorial: Altere as configurações de DNS e acelere sua conexão

Configurando o DNS

Ao final do teste, o Namebench exibirá os resultados em uma página HTML. Com as informações exibidas, tudo o que você precisa fazer agora é configurar o seu computador ou dispositivo móvel para usar os endereços dos servidores de DNS que apareceram nas primeiras posições.

  • Primeiro, no Windows, vá em Painel de Controle » Centro de Rede e Compartilhamento » Alterar as configurações do adaptador.
  • Lá, clique com o botão direito do mouse no ícone da sua conexão e em Propriedades.
  • Escolha Protocolo IP versão 4 e clique em Propriedades.

redes config windows 700x489 - Tutorial: Altere as configurações de DNS e acelere sua conexão

  • Agora, marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor de DNS.
  • No primeiro, coloque o endereço primário indicado no teste;
  • No campo abaixo, o segundo melhor servidor;
  • Finalmente, clique em Ok para finalizar.

redes config windows 2 - Tutorial: Altere as configurações de DNS e acelere sua conexão

Fique atento, pois essa configuração funcionará apenas em seu computador. Se você quiser que a mudança seja propagada em toda sua rede doméstica ou profissional você deverá alterar informar os mesmos servidores de DNS em seu roteador Wi-Fi. Para isso, consulte o manual de instruções do seu roteador.

É preciso lembrar que alterar os servidores DNS de sua conexão não é uma garantia de melhora em desempenho ou velocidade de navegação, porém, caso você perceba uma melhora, é porque de fato os servidores usados anteriormente estavam prejudicando a conexão. Caso contrário, consulte seu provedor de Internet para mais informações.

Continue lendo
Advertisement

Sou um amante de ciência, livros e games desde que ganhei meu primeiro videogame e pude ler meu primeiro livro completo. Também sou graduando em Ciência da Computação pela UFRGS e programador inveterado nas horas vagas.

Comentários
Subir